Publicado em 31/12/2013
Análise de Valor Agregado com Foco em Custos na Construção Civil
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as principais vantagens e desvantagens da aplicação da Análise de Valor Agregado como ferramenta de gerenciamento de performance e controle de custos e prazos em projetos de construção civil no Brasil.
Artigo completo: Análise de Valor Agregado na Construção Civil
Sobre a Autora: Gabriela Pizarro Crespo, Engenheira de Produção Civil graduada pela Universidade Fumec em 2009, Pós Graduada em Engenharia de Custos e Orçamentos pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC. Atuação na área de construção civil desde 2006, trabalhando com orçamento, planejamento, controle e acompanhamento de obras. Atualmente trabalhando com gerenciamento de obras na Construtora Caparaó e inscrita no MBA em Gestão Avançada de Projetos no Instituto de Educação Tecnológica – IETEC .
E-mail de contato: gabrielapco@gmail.com
Sobre a Autora: Grazielle Barbosa Alvares, Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2010, Pós Graduada em Engenharia de Custos e Orçamentos pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC e Técnica em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Atuação na área de construção civil e mineração, com orçamento, planejamento, suprimentos, controle e acompanhamento de obras. Atualmente trabalhando com planejamento e gestão de obras pela Infraero e inscrita no MBA em Gestão Avançada de Projetos no Instituto de Educação Tecnológica – IETEC.
E-mail de contato: grazielle.civil@gmail.com
Contexto: Alunos do curso de Pós-graduação: Engenharia de Custos e Orçamentos do IETEC, Turma 2 – Instituto de Educação Tecnológica – IETEC, sob a orientação e coordenação do Professor Ítalo Coutinho.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Análise de Valor Agregado com foco em custos na Construção Civil.
Creio que o artigo produzido pelas Engenheiras Gabriela e Grazielle, abordou de forma sucinta a necessidade de se conhecer o tema “Valor Agregado dentro da Industria da Construção Civil”, ambas vêem a necessidade de quebrar uma cultura de gerenciamento artesanal e sendo necessário a implantação de rastreamento e gerenciamento de todas as etapas do meio de produção, porém para implantar este sistema é necessário uma equipe comprometida com os objetivos propostos. Quando isto não acontece, coloca-se todo trabalho realizado em risco, porque cada empreendimento tem a suas peculiaridades, não sendo possível a utilização exata de uma obra para outra. Sendo assim, termino a minha análise e somente ressalvo a necessidade de uma bordagem especifica das vantagens e desvantagens do Valor Agregado com foco em custos na Construção Civil.
O tema abordado pelas autoras é de muita importância em viabilizar ou não um projeto, o estudo das autoras é foi necessário para se ater as dificuldades e facilidades de uma obra, em minha analise SPARROW (2000) demostra com clareza o que a autora abord
Prezadas Gabriela e Grazielle,
De uma geral entendo que o artigo esclarece o que é uma análise de valor agregado mas, não enfatiza sua utilização para projetos de construção civil, sem informar vantagens e possíveis desvantagens, considerando que a análise por valor agregado tem a limitação de não levar em consideração em sua medição a qualidade do produto final.
Gostaria também de sugerir uma revisão geral do artigo, visto que foram identificados erros no texto que em algumas vezes não deixam claras as idéias a serem transmitidas, Ex.: Parágrafo 7 do item 2.3. e verificar informações como “PMBOOK” e “EAC”.
Att.
Ivaldo, bom dia !
Somente hoje vi seu comentário.
Toda sugestão será excelente. Favor enviar sugestão através do e-mail.
Prezada Gabriela,
Penso que o artigo deva passar por uma revisão
se tiver interesse, posso fazer comentários offline.
ivaldo