Publicado em 15/08/2016
Este artigo tem como principal objetivo mostrar aplicações para combinar ferramentas de planejamento com ferramenta de visualização para obter visualização em 4D, ou seja, quatro dimensões, sendo a quarta dimensão o tempo.
INTRODUÇÃO
Um dos grandes problemas que as empresas vêm enfrentando ultimamente é a dificuldade de visualizar corretamente o planejamento de uma obra no espaço. Esta dificuldade é mais acentuada quando se trata de obras de porte como uma usina elétrica, conjunto de blocos de edifícios etc. Sendo assim, seria possível realizar o planejamento e acompanhar uma simulação virtual da obra planejada. A Visualização de uma obra em 4D apresenta uma visão mais real da sequência de construção. Permitindo uma interação com o canteiro em todos os estágios da construção.
Ultimamente, um dos problemas enfrentados pelas empresas é a dificuldade de visualizar corretamente o planejamento de uma obra no espaço, em especial, em obras de grande porte. Quando se faz somente o planejamento, como por exemplo, o diagrama de Gantt, não é possível visualizar o real desenvolvimento da obra a nível espacial. A Modelagem 4D, permite a visualização do andamento da obra, num programa de visualização gráfica, segundo um cronograma. Apresentando uma visão mais real da sequência de construção, permitindo interação com o canteiro em todos estágios da construção.
DESENVOLVIMENTO
Na busca por oferecer melhores soluções para a gestão das empresas e empreendimentos de engenharia e arquitetura buscou-se incrementar o planejamento e controle de obras através do Planejamento 4D. A ferramenta faz a ligação de objetos tridimensionais a cronogramas de softwares como Project ou Primavera, que vêm sendo utilizados com sucesso pela indústria da engenharia e construção no mundo inteiro. A integração de tecnologias, resultando no Planejamento 4D de obras, aumenta a visão de toda a equipe envolvida na construção sobre as etapas a serem executadas.
A solução permite criar planos de ação e ter uma visão integral do andamento do empreendimento em cada momento da obra, inclusive, por meio de filmes. Isso facilita a visualização do empreendimento pelo cliente final.
Para exemplificar, segue abaixo esquema de figuras com o desenvolvimento de um projeto 4D:
Este artigo pretende mostrar a evolução da metodologia 4D e, juntamente com uma análise de viabilidade financeira, mostrar suas aplicações, tais como:
- Melhorar a visualização de projetos – Ao combinar um modelo 3D com sua evolução ao longo do tempo, o BIM 4D apresenta a sequência executiva de forma mais eficiente do que com um diagrama de Gantt tradicional;
- Contribuição de partes interessadas – Por ser visualmente mais acessível, o modelo 4D facilita a troca de informações e de contribuições de agentes menos familiarizados com a engenharia e o planejamento;
- Logística do canteiro – O modelo permite prever as melhores áreas de armazenamento de materiais, acessos ao canteiro, posicionamento de grandes equipamentos etc;
- Coordenação da mão de obra – O modelo 4D facilita dimensionar e coordenar o fluxo de trabalho das equipes de mão de obra, inclusive em espaços pequenos;
- Plano de ataque – O modelo 4D permite avaliar e comparar os diferentes cenários de planos de ataque e programações de serviço. Durante a execução, permite controlar melhor se o projeto está em dia ou atrasado.
APLICAÇÕES PRÁTICAS EM ENGENHARIA DE PLANEJAMENTO:
– Construtibilidade: Avaliação de estratégias construtivas através de simulações, facilitando o processo de decisão pela opção mais adequada;
– Logística de canteiro: Apoio a decisões sobre movimentação de máquinas, equipamentos e materiais pelo canteiro, a fim de evitar interferências e aumentar produtividade dos recursos;
– Orçamentos e propostas: Uso de simulações para apresentações e aprovação de orçamentos e propostas;
– Gestão do Conhecimento: Composição de acervo com metodologias construtivas utilizadas e soluções aplicadas em diferentes empreendimentos;
RELAÇÃO COM A ENGENHARIA DE PLANEJAMENTO:
Com o intuito de desenvolver e aprimorar a gestão dos projetos de engenharia, foram desenvolvidas ferramentas 4D para facilitar a visualização dos processos, possibilitando antever e corrigir inevitáveis interferências. A adoção de ferramentas 4D reflete em melhorias de produtividade, eficiência e qualidade dos projetos, gerando ganhos em competitividade.
CONCLUSÃO
Para agilizar as informações em gestão de projetos, o sistema 4D apresenta-se como uma resposta pela implantação de apenas um software que integra os demais utilizados nos setores de projeto e planejamento de um empreendimento. Assim, o sistema 4D pode auxiliar o Gerente de Projetos, dando uma melhor visão para inúmeras decisões. Visa também a economia de materiais e a eficácia dos processos, minimizando custos.
Ainda existe pouco bibliografia sobre o tema em questão e existem poucos pesquisadores que realizaram estudos para verificar a real eficácia deste tipo de sistema.
Contudo, alguns ganhos da utilização dos sistemas 4D são identificados logo no início de uso, tais como: melhorar a visualização do planejamento e compreensão das relações entre as atividades; confiabilidade das informações do modelo; maior assertividade no acompanhamento e no replanejamento.
Assim, mesmo com o alto custo para implantação, a metodologia 4D mostra-se de grande ajuda na elaboração e controle do planejamento.
REFERÊNCIAS
- http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/213/construtoras-apostam-no-bim-4d-para-melhorar-assertividade-do-planejamento-335226-1.aspx
- http://www.coordenar.com.br/bim/bim-4d-cronograma/
- http://technique.eng.br/novosite/conteudo.php?id=9
- http://verano.com.br/produtos/synchro
- http://cursosandre.blogspot.com.br/2015/10/competencias-comportamentais-alinhadas.html
- https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/47289/Poster_12636.pdf?sequence=2
- CRESPO, Cláudia; RUSCHEL, R. C. Ferramentas BIM: um desafio para a melhoria no ciclo de vida do projeto. Porto Alegre, ANTAC, 2007.
Sobre os Autores:
Lúcio Costa Júnior , Engenheiro Agrimensor. E-mail para contato: lcj.tst@hotmail.com
Hugo Ayupp Vieira, Engenheiro de Produção. E-mail para contato: hugoayupp@yahoo.com.br
Contexto: Artigo apresentado como trabalho na pós graduação Engenharia de Planejamento em ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho da turma 11 do IETEC.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta