Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Aplicação do Método da Análise de Valor Agregado para Identificação de Desvios

Publicado em 25/08/2016

Aplicação do Método da Análise de Valor Agregado para Identificação de Desvios em Prazos e Custos de Projetos de Engenharia

Desvios de prazos e orçamentos acima do previsto são recorrentes, porém inaceitáveis no gerenciamento de projetos. Assim, torna-se cada vez mais relevante a aplicação de técnicas e ferramentas para controle e aferição da performance do projeto em relação a evolução dos custos e do prazo do mesmo conforme sua linha de base. O
presente artigo tem como foco apresentar de forma teórica o método da análise de valor agregado no gerenciamento de serviços de engenharia e consultoria em projetos para a área de mineração.

Leia o artigo completo: Aplicação do Método da Análise de Valor Agregado

Artigos_pmkb

Autora:

Jordânia Santana da Silva – E-mail para contato: jordania.engmec@gmail.com

Sylvio Mauro de CastroRenato Ribeiro Franco Coordenação de curso de Engenharia Mecânica – UNA.

Contexto: ATCC (Artigo Técnico de Conclusão de Curso) apresentado como trabalho graduação curso de engenharia mecânica da Faculdade UNA, turma 2016/1 Campus Barreiro.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. albertloura disse:

    O uso da ferramenta AVA no diagnóstico de desvios em um projeto se mostra eficaz quando se trata de escopo, tempo e custo, mas para isso é preciso integração e capacitação de toda equipe para que possa ser utilizada a ferramenta de forma correta afim de buscar os resultados esperados.

  2. welerson elias disse:

    Aplicação do Método de Análise de Valor Agregado para identificação de Desvios

    Concordo com as informações do artigo em complemento com os seguintes pontos abaixo:
    Para se obter sucesso em um orçamento, se faz necessário a utilização de ferramentas de analise, uma delas é a analise pelo valor agregado, como citado no artigo em questão.
    Entendo que em orçamentos estimativos, necessitam de analises aprofundadas, sempre baseadas em orçamentos similares, em que o mesmo pode ser analisado pelo valor agregado de uma obra comparado com a obra a ser estimada, sempre considerando margem de erro maior do que se fosse uma obra com quantitativos reais.
    Os desvios de orçamentos no que tange ao cronograma de serviços, podem variar de acordo com o andamento da obra, entendo que se houve alteração cronológica por parte dos stakeholders, estes custos devem ser repassados aos mesmos de forma a não estourar o custo previsto ou então no processo licitatório estimar mão de obra adicional para suprir os possíveis atrasos. Como por exemplo, o fornecimento dos materiais é por parte do cliente, e a empresa foi contratada somente para mão de obra , a empresa contratada deve prever em seu orçamento mão de obra parada, justamente para absorver este tempo ocioso dependendo da entrega dos materiais por parte do contratante.
    Determinados desvios de orçamentos, precisão ser analisados com maior critério de forma para definir se são aceitáveis ou não. No processo de concorrência entendo que é necessário incluir uma margem de segurança justamente para conter estes possíveis desvios, em que esta margem seja discriminada na proposta a ser enviada ao cliente final.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×