Publicado em 08/10/2014
Resumo:
A expressão “Time Sheet”, ou folha de tempo (ponto) é comumente usada com o intuito de poder avaliar a Produtividade em relação a um determinado Tempo de execução, sendo que este tempo medido pode ser diário, semanal ou mensal. Seus dados têm de ser fiéis a fim de podermos ter confiabilidade nos resultados obtidos durante este processo.
O que é:
- É uma forma de apontar a quantidade de tempo que um trabalhador gasta para executar determinada atividade e ou Projeto.
- Administrar projetos é monitorar o tempo.
Imagem de um programa para cálculo de Time Sheet de uma locadora de automóveis:
Fonte: Bethesda Car Rental
Como se aplica:
O monitoramento do desempenho pode ser realizado através de gráficos de acompanhamento bem como de um relatório que contenha as informações de maneira clara e precisa, de tal maneira que seja possível, através deste e com algumas confirmações, se tomar uma decisão, por exemplo, sobre alocação adicional de recurso seja ele financeiro e/ou humano/material.
A área de gerenciamento do tempo do projeto é preocupada em criar e controlar o cronograma do projeto, concentrando-se nas atividades, seus recursos necessários para a execução das atividades e também além de realizar o seu sequenciamento para a sua execução. A gestão do tempo em projetos dentro das organizações é um indicador que cada vez mais se busca menores erros em seu planejamento.
Os cartões de ponto ou ponto digital podem servir como marcador de tempo para a execução da tarefa.
Para que consigamos apurar o trabalho em um projeto da forma mais eficiente temos que contabilizar todos os trabalhos executados e principalmente o tempo gasto em cada trabalho executado.
O método Time Sheet costuma apresentar ótimos resultados na empresa. É necessária muita atenção nesta implantação, pois os coordenadores precisam ter certeza que seus funcionários estão de acordo para que eles não se sintam intimidados com esta forma de apontar sua produtividade x tempo de execução.
“Um controle interno não pode ser encarado como uma forma de pressão por resultados, pois isso, além de desmotivar a equipe, pode implicar em uma ação por assédio moral”, explica o advogado trabalhista Fábio Christófaro.
Quando precisamos enxugar custo ou supervisionar os subordinados uma das formas que podemos utilizar é a implantação do Time Sheet.
Este controle de Produtividade x Tempo não pode de forma alguma causar abusos de autoridade ou ferir a integridade do trabalhador. A empresa não pode, por exemplo, registrar o tempo o qual o funcionário se ausenta de sua mesa para utilizar o sanitário ou por qualquer outra razão.
Um item importante no Time Sheet é confiabilidade das informações ali descritas, pois os dados podem ser manipulados e com isso comprometer todo o trabalho. Por exemplo, se um Time Sheet estiver com muita diferença dos demais apurados é sinal de alerta. Por isso sua análise tem de ser feita pelo profissional com bastante conhecimento dos trabalhos, cautela e atenção.
Sua máxima está em maior produtividade sem perder a qualidade pelo menor tempo de execução.
Tendo compromisso e confiabilidade o Time Sheet se apresenta com bons resultados, principalmente ofertando transparência à empresa que contrata por hora trabalhada.
Exemplo:
Existem várias formas de se aplicar o Time Sheet, desde programas específicos ou apenas uma folha de papel com a planilha certa para cada tipo dos serviços a serem executados. O tempo pode variar por dia, semana ou meses.
Construtora Ágata
Obra: Ed. Valence – Rua Aimorés, 1983 Lourdes – Belo Horizonte/MG
Serviços apontados:
Assentamento de Porcelanato na Sala, cerâmica piso da cozinha e todos os banhos do Apartamento Final 01.
Após supervisão dos engenheiros designados os serviços dos 03(três) funcionários apresentaram a mesma qualidade na execução de 85m2 de Porcelanato.
Lembramos que cada funcionário executou a mesma quantidade de serviços, sendo que os 03 (três) apartamentos estão localizados no mesmo andar, fazendo com que todos os parâmetros comparativos fossem os mesmos.
Analisando a Planilha resumo temos que os 3 (três) funcionários concluíram os serviços em 02 (dois) dias (08/09/2014 e 09/09/2014).
O funcionário João Emanuel Carvalho foi o funcionário que executou os serviços descritos no menor tempo (13,5 horas).
Com este Time Sheet podemos observar que precisamos melhorar a produtividade dos funcionários José Carlos da Silva e Marco Aurélio dos Santos.
Temos abaixo alguns itens que devem ser checados para descobrirmos as diferenças no Time Sheet dos 03 (três):
- Uma das opções seria um melhor treinamento dos funcionários visando um melhor aproveitamento do tempo na execução dos serviços;
- Verificação se houve algum atraso na disponibilidade dos materiais;
- Verificar se houve algum empecilho para que justificasse um tempo maior para execução dos mesmos serviços.
NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Time Sheet.
Referências:
Sobre os Autores:
Autor: Célio Adriano Daldegan Fernandes, Formado em Engenharia Civil (CREA MG 82490/D) pela Universidade FUMEC (1997). Prestação de serviços em grandes construtoras e obras particulares. Especialista em Dry Wall. E-mail: adrianodaldegan@yahoo.com.br
Autor: Cleiton Frederico Loura, Formado em Engenharia de Produção/Civil em 2006 pela Universidade FUMEC. Atuo na área rodoviária com pavimento rígido, inspeção, diagnóstico das anomalias e projeto de recuperação, prospecção comercial, orçamento, negociação de preço, prazo e escopo de serviço juntamente com os clientes, planejamento, supervisão e execução das obras de recuperação do pavimento. E-mail:cleitonfloura@gmail.com
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 9a Turma de Engenharia de Planejamento com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta