Publicado em 21/07/2015
Como já disse em um post anterior, ser um líder e desenvolver habilidades de liderança requer muita aprendizagem. Estar na posição de líder não significa necessariamente que você deverá dizer aos outros o que fazer. Conduzir a si mesmo é talvez o maior dos desafios.
Sinceramente entendo que a liderança deve ser estimulada desde muito cedo. Desde a época da escola podemos perceber que algumas crianças tomam a frente da situação e influenciam as demais com facilidade, empatia e bastante naturalidade.
Neste momento te pergunto: Você quer que seu filho seja um líder? Se a resposta for sim, este é o momento ideal para iniciar a ajuda-lo a desenvolver habilidades sociais e emocionais para que ele consiga aperfeiçoar tomadas de decisões coerentes, analisar melhor as situações que o rodeiam e planejar o seu futuro.
A liderança na juventude tem o poder de promover nas pessoas qualidades como a confiança, autoestima e independência, não apenas a longo prazo mas também no agora e isso nos leva a melhor desempenho nas tarefas escolares, persistência nos esportes, motivação na aprendizagem, espírito de equipe, vantagem competitiva no futuro, responsabilidades e etc.
Más aí vem a pergunta: Quem seria a pessoa responsável por fornecer ferramentas para que o jovem se torne um líder justo, ético, proativo e responsável? Você! Isso mesmo, com a sua orientação ele deve aprender as questões básicas da liderança tais como:
- Desenvolvimento da habilidade da comunicação eficaz- Influencie-o a boa literatura, escrita e retórica.
- Desenvolvimento do censo estratégico- jogue Xadrez! Isso mesmo, a prática do xadrez potencializa a percepção estratégica.
- Desenvolvimento da habilidade financeira- Creio que uma boa maneira de ensinar seu filho é compartilhando informações do seu orçamento doméstico, planejamento mensal, e outros que o façam da valor ao dinheiro e ajude-o a aprender administrar os recursos.
Creio que estes três tópicos citados acima serão um bom início para o processo de desenvolvimento da habilidade de liderança com seu filho, e como pais que somos, sabemos muito bem que criar filhos não é uma ciência exata, então dedique-se a este assunto o máximo que puder e espero ter contribuído ao menos um pouco neste processo.
Boa sorte e pense nisso!
Fabio Gatti Cavalcante, Técnico Mecatrônico pela Escola Técnica Rezende Rammel e Engenheiro de Produção pela faculdade Cenecista, Iniciou no mercado offshore em março de 2001 onde teve a oportunidade de planejar, acompanhar e apoiar diretamente no resultado de projetos voltados a atividades de inspeção e manutenção submarina em diversas plataformas na bacia de campos. Focando no aperfeiçoamento, participou de diversos cursos, dentre eles: Gerenciamento de projetos para certificação PMI (VV Consulting), Qualidade em serviços e Gestão da Produção (FGV), Técnicas de Negociação (Grupo Iped), auditor interno das Normas ISO 9001/ 14001/ 18001 (Gestão MKT), está em fase de conclusão da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela faculdade Redentor e do curso a distância de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela USP. Com o desenvolvimento de habilidades e competências, ocupa o cargo de gerente de contratos e coordenador de planejamento da Oceânica Engenharia Submarina e também é o criador e idealizador do site Desafios da Gestão: www.desafiosdagestao.com.br – E-mail: fabio@desafiosdagestao.com.br.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta