Publicado em 15/04/2015
O gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste das pessoas com papéis e responsabilidades designadas para completar o projeto. Os membros da equipe do projeto podem ter vários conjuntos de habilidades, atuar em regime de tempo integral ou parcial, e podem ser acrescentados ou removidos da equipe à medida que o projeto progride. Os membros da equipe do projeto também podem ser referidos como pessoal do projeto.
Dicas do professor Boyadjian sobre as melhores práticas para um eficaz Gerenciamento dos Recursos Humanos dos seus Projetos:
1) Não se esqueça de premiar o time quando ocorrem soluções criativas e que realmente levam o projeto para o sucesso. Servem, presentes, premiação em dinheiro, um certificado, viagens, um jantar em um bom restaurante… ou churrascada….
2) A prática do uso de matriz de responsabilidades é fundamental para que pessoas não digam a nós ao longo do caminho de um projeto que não sabiam das suas responsabilidades para com a execução de cada pacote de trabalho.
3) Para fazer um bom plano de recursos humanos e de tempo, utilize uma RBS (Resource Breakdown Structure) que contempla o organograma do projeto com os devidos recursos humanos associados aos departamentos da organização. A RBS é uma importante fonte de informação para se efetuar uma associação com a EAP (Estrutura Analítica do Projeto ou WBS-Work Breakdown Structure) e por consequência com as atividades definidas. Esta associação com o tempo de cada atividade, permitirá ao gerente do projeto planejar o quantitativo de recursos e homens horas de cada atividade. Utilizando o conceito de estimativa na hierarquia, “bottom up”, permitirá assim uma visão das necessidades de hh na hierarquia do projeto e da organização.
4) Ao contratar a equipe de gerenciamento e técnica, é importante a participação da área de RH da empresa contratante desde o início do projeto e siga a política da empresa em relação às PRÁTICAS DE PESSOAL. Isso pode ajudar sua empresa e você a ter menos PROBLEMAS TABALHISTAS.
5) Ao montar o time ou contratar novos integrantes, lembre-se que a equipe leva um tempo para começar a produzir e adquirir a performance desejável. Elas tem o seu próprio ciclo de vida (formação, aprendizado prático, normatização e performance). Muitos planejadores esquecem deste ciclo de vida para que a produção ocorra no tempo planejado.
6) Cabe ao gerente de projeto, delegar trabalho, onde aplicável. Há muito trabalho de gabinete para fazer bem como efetuar os controles do projeto. Deixe que os outros da equipe técnica façam a parte de desenvolvimento do produto que certamente eles farão melhor, bem como trabalhos mais processuais de gestão, tipo processamento dos relatórios de progresso à equipe de planejamento.
Sobre o Colunista: João Carlos Boyadjian, MSC, PMP, MBA, Graduado em Administração e Mestre em Engenharia Naval da 1ª turma de Gerenciamento de Projetos da POLI_USP. CEO e Fundador da CPLAN®, em 1987, Fundador do PMI®-SP (1998) e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Atualmente é Conselheiro do PMI®-SP, gestão 2014-2015. Foi mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013). Professor das seguintes instituições acadêmicas: FIA-USP, UFSCAR, IETEC, FGV, FATEC, e INPG. Administrador de Empresas USJT. Especialista em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV e Especialista em ensino a distancia (EAD) – UFSCAR. Palestrante profissional tendo realizado palestras nacionais e internacionais nos seminários e congressos do PMI® e outras entidades desde 1987. É Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos do IETEC de MG desde 1997, INPG e FATEC SP.
E-mail de contato: jcboyadjian@gmail.com – Blog: http://jcboyadjian.com
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