Publicado em 12/06/2015
Se você tem dúvida disso experimente trabalhar sem processos definidos. A qualidade de qualquer tarefa jamais poderá ser garantida. Mapeamento de processos é como construir o “mapa da mina”. Fica bem mais fácil de chegar ao resultado. É a primeira coisa que toda organização deveria fazer.
Quando não há Processos Mapeados
Um grande problema de muitas organizações brasileiras é exatamente não ter processos mapeados.
Tem outro probleminha um pouco pior; ter os processos mapeados, mas não seguir o mapa.
Digamos que é a face humana da “coisa”.
Tudo passa pelas pessoas no final das contas.
Por isso toda organização tem o desafio de criar uma grande equipe.
Você pode ter o melhor mapeamento de processos, a melhor estratégia, o melhor script de vendas, os melhores softwares.
Se as pessoas não quiserem fazer a coisa acontecer não dá certo mesmo.
Os Benefícios do Mapeamento de Processos
Quando os processos estão definidos, escritos e organizados os benefícios aparecem claramente.
Dentre eles podemos destacar:
- Os erros desaparecem ou diminuem muito;
- As pessoas param de esquecer-se de detalhes importantes do fluxo de trabalho;
- O nível de controle da organização aumenta exponencialmente;
- A comunicação entre pessoas de todos os níveis organizacionais fica muito mais fácil e objetiva;
- O desperdício é zerado ou diminuído;
- A aprendizagem das pessoas sobre a organização se torna muito mais eficiente;
- O tempo investido no mapeamento de processos se transformará em muito tempo economizado no futuro;
- Fica mais fácil gerenciar a qualidade e os prazos;
- O resultado que interessa aparece.
Cultura de Resultado e os Processos
É importante saber que processo é uma sequência de procedimentos para realizar algo.
Toda ação humana consciente e que precisa acontecer repetidas vezes é um processo.
Nesse contexto é muito importante que as pessoas compreendam que a alma do mapeamento de processos é a cultura de organização e eficiência.
Falo disso no meu artigo “O Código da Cultura Organizacional”.
Mapeamos processos para tornar a repetição confiável, segura e eficiente.
Então as pessoas precisam saber que o processo é amigo do resultado.
Se há mapeamento de processos e uso desta poderosa ferramenta, nossos resultados terão cada vez mais qualidade
Certamente terão também mais confiança de quem espera o resultado do que você e sua organização fazem diariamente.
Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.
E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizon: http://www.danielbizon.com.br.
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