Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

object(WP_Term)#13882 (16) {
  ["term_id"]=>
  int(3341)
  ["name"]=>
  string(7) "Artigos"
  ["slug"]=>
  string(7) "artigos"
  ["term_group"]=>
  int(0)
  ["term_taxonomy_id"]=>
  int(3341)
  ["taxonomy"]=>
  string(8) "category"
  ["description"]=>
  string(0) ""
  ["parent"]=>
  int(0)
  ["count"]=>
  int(1625)
  ["filter"]=>
  string(3) "raw"
  ["cat_ID"]=>
  int(3341)
  ["category_count"]=>
  int(1625)
  ["category_description"]=>
  string(0) ""
  ["cat_name"]=>
  string(7) "Artigos"
  ["category_nicename"]=>
  string(7) "artigos"
  ["category_parent"]=>
  int(0)
}

Artigos

Como gerenciar o seu tempo em seus projetos

Você já teve a impressão de que, por mais que você corra, não consegue sair do lugar nas suas atividades diárias? Possivelmente isso não se deve a quantidade de trabalho que você tem diariamente gerenciando os seus projetos, mas a qualidade desse trabalho que está sendo feito. Dez em cada dez Gerentes de Projetos que […]

Por: Editor - 21 out 2019

SCRUM Master – Um Pouco Mais sobre esta Certificação

Para ser um Scrum Master você precisa de uma certificação: uma forma de comprovação técnica do conhecimento e habilidades. Em um mundo cada vez mais competitivo, há obrigação de se destacar e comprovar o domínio de técnicas e métodos. No setor de gestão de projetos não é diferente e as certificações são uma forma de selecionar melhor os candidatos […]

Por: Editor - 14 out 2019

CPM ou Método do Caminho Crítico: a Estratégia do Projeto

Uma das ferramentas essenciais para o gerenciamento de um projeto é o método CPM ou Método do Caminho Crítico de programação de um projeto, ou seja, um diagrama de rede representa a estratégia do projeto. Atividades onde o trabalho irá ser realizado estão ligadas através de relações (por exemplo, término-início, início-início, término-término), mostrando como o trabalho foi […]

Por: Editor - 10 out 2019

5 Atributos Essenciais dos Gerentes de Projetos: Bom Relacionamento Interpessoal

Chego hoje ao terceiro artigo sobre os 5 Atributos Essenciais dos Gerentes de Projetos falando agora de um dos mais importantes. Primeiramente temos que entender que as organizações estão passando por um processo irreversível, porém muito lento, de horizontalização da sua estrutura hierárquica. Principalmente empresas de tecnologia, que trabalham diretamente com inovação. Não sabemos ao […]

Por: Editor - 08 out 2019

Dicas Valiosas para Economizar Tempo das Equipes de Projetos

Poucas pessoas conseguem liderar equipes com facilidade e extrema competência. Obviamente porque é (realmente) uma tarefa muito difícil. Ocupar um cargo de liderança requer muitas habilidades: dedicação, dinamicidade, pró-atividade, espírito de liderança, pulso firme, jogo de cintura e, principalmente, respeito por toda equipe. O profissional que traz consigo todas essas habilidades e características (e algumas […]

Por: Editor - 04 out 2019

Conquiste Mantenha Fidelize e Torne Seus Clientes Leais

O Que é Fidelidade? Satisfação, Fidelidade e Lealdade É A Mesma Coisa? Como se Conquista a Fidelidade de Um Consumidor? É Melhor Ter Um Cliente Fiel ou Um Cliente Leal? Nos últimos tempos o Marketing vem sendo definido por alguns especialistas como sendo a arte de conquistar e manter clientes e, no Brasil, a época […]

Por: Editor - 30 set 2019

A Importância do Reconhecimento da Equipe

Como o Líder Deve Reconhecer o Trabalho do Seu Colaborador? Qual a Importância de Um Elogio? Desde a hora de seu nascimento o ser humano procura o reconhecimento e conforme a Teoria das Necessidades Humanas – Abraham Maslow – dentro de cada um de nós existe a necessidade de sabermos que, de alguma forma, nós […]

Por: Editor - 25 set 2019

Gestão eficiente de Projetos para o 1º setor

O planejamento estratégico se refere ao processo de identificação de metas, e a escolha de meios e ações para alcançar essas metas. Fazer bom planejamento estratégico e utilizar metodologias específicas de gerenciamento de projetos é essencial para avaliar e apoiar os projetos e organizações complexas do 1º setor. São muitas as  maneiras de fazer um planejamento estratégico para a gestão […]

Por: Editor - 23 set 2019

9 Boas Práticas para Adotar Durante o Gerenciamento de Obras

Em tempos de crise, buscar eficiência na execução de projetos é um diferencial competitivo para o profissional responsável pelo gerenciamento de obras. Como gestor ou empreiteiro, é preciso saber um conjunto de atividades, que vão desde o planejamento até um controle de qualidade. Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a […]

Por: Editor - 19 set 2019

5 Atributos Essenciais dos Gerentes de Projetos: Inteligência Emocional

Na semana passada dei início a uma série de 5 artigos sobre os atributos essenciais dos gerentes de projetos. Falei sobre a Ética e suas implicações no trabalho diário dos profissionais em gerenciamento de projetos. Hoje irei falar sobre outro importante atributo, tão essencial quanto a ética -a Inteligência Emocional. Se antes de começarmos essa série […]

Por: Editor - 17 set 2019

Sistema de Apontamento de Horas na Gestão de Projetos

Para que um plano seja bem-sucedido, é muito importante mensurar todas as informações do processo. Por isso, o sistema de apontamento de horas é muito utilizado pelas empresas que trabalham com gestão de projetos. Você deve estar se perguntando do que se trata o apontamento de horas. É simples: trata-se do controle e registro do […]

Por: Editor - 11 set 2019

Estabelecendo um Painel de Controle: Parte II – Consolidação de Informações

Uma das maiores dificuldades dos gestores de empreendimentos imobiliários é consolidar, em um único relatório, informações de produção e projeção de receita, de modo a analisar estrategicamente o desempenho do projeto e antecipar possíveis cenários de desvio de custo e prazo. Estes desvios, quando não corrigidos, ameaçam a lucratividade prevista nos estudos de viabilidade e […]

Por: Editor - 09 set 2019

As Principais Competências de um Time de Desenvolvimento Scrum

Time de Desenvolvimento é um grupo multidisciplinar de pessoas, responsável por realizar o trabalho de desenvolvimento do produto. A partir das prioridades definidas pelo Product Owner, o Time de Desenvolvimento gera, em cada Sprint, um Incremento do Produto pronto, de acordo com a Definição de Pronto, e que significa valor visível para os clientes do […]

Por: Editor - 05 set 2019

5 Atributos Essenciais dos Gerentes de Projetos: Ética

Em artigos anteriores abordei, por muitas vezes, questões relacionadas às habilidades humanas no trabalho do profissional em gerenciamento de projetos. Mostrei de várias formas o quanto esse tipo de habilidade é tão importante quanto o conhecimento técnico e as certificações. Porém quero ir um pouco mais a fundo nessa discussão e provocar você no sentido […]

Por: Editor - 03 set 2019

Gerente Desenvolva Equipes Eficazes

Especialistas em Gestão Empresarial vêm afirmando que o Gerente moderno deve aprender a desenvolver sua equipe, encarando essa tarefa como um verdadeiro “modo de vida”. Para eles, as equipes aumentam a unidade e o sentimento de luta pelo objetivo organizacional comum. E o trabalho em equipe acaba oferecendo maior censo de identidade entre os colaboradores […]

Por: Editor - 28 ago 2019

Estabelecendo um Painel de Controle: Parte I – Indicadores de Desempenho

No longínquo século XIX, William Thomson sentenciou que “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, foi categórico ao afirmar que “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Obviamente, controle, melhoria contínua e gerenciamento estão intimamente ligados. No artigo anterior, fomos apresentados à base […]

Por: Editor - 26 ago 2019

Como Utilizar a Tabela de Produtividade na Construção Civil

Produtividade, com economia (em tempo e custos) e qualidade: aí está um verdadeiro desafio para empresas de qualquer setor produtivo. Ainda que existam diversos sistemas de gestão capazes de oferecer mais agilidade na produção de tarefas e garantir mais assertividade no cruzamento de informações. Por isso, quando falamos na qualidade de sua mão de obra, é importante […]

Por: Editor - 22 ago 2019

Como estruturar um PMO – Project Management Office?

PMO é a sigla de Project Management Office cuja tradução é Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) ou Escritório de Projetos (EP). De acordo com o PMBOK Sexta Edição (guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, elaborado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos, PMI), o PMO é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionadas com […]

Por: Editor - 20 ago 2019

Definição de Preparado: Garantindo a Integridade da Sprint Planning

A Definição de Preparado é um artefato utilizado para garantir que os itens a serem considerados na reunião de Sprint Planning estejam preparados segundo um critério bem definido. O principal resultado esperado das sessões de Refinamento do Backlog do Produto, realizadas pelo Product Owner em conjunto om o Time de Desenvolvimento, é que um número suficiente de itens […]

Por: Editor - 16 ago 2019

A Padronização e a Melhoria na Gestão da Qualidade

Como Ocorreu a Passagem da Produção Artesanal Para a Produção em Série? Por Que se Fez Necessário a Filosofia de Melhoramento Contínuo? Quais os primeiros Caminhos Para a Padronização de Peças e Componentes? Quais São os Três Processos Gerenciais Conhecidos Como a Trilogia Juran? Um dos maiores sucessos da produção em série – caracterizada pelo […]

Por: Editor - 14 ago 2019

Gerente de Projetos: Um Agente de Transformação

Se você gerenciou algum projeto na vida que não tenha passado sequer por um momento de crise (independente do grau), você nunca gerenciou projetos. E nem adianta fazer bico, mentir é feio e Deus tá vendo! Existem muitos mitos no universo da gestão que normalmente são revisitados com alguma regularidade no ambiente de trabalho, no […]

Por: Editor - 12 ago 2019

Como ser Competitivo com Strategic Sourcing

  Strategic Sourcing é uma metodologia que é aplicada à área de suprimentos. O seu objetivo é analisar de forma concisa e aprofundada o Custo Total de Aquisição e Utilização (TCO – Total Cost of Ownership), sendo observado para cada categoria de produtos ou serviços, assim como o entendimento do mercado fornecedor, avaliação e entendimento das especificações […]

Por: Editor - 08 ago 2019

Quais Indicadores Utilizar para Acompanhar meu Projeto?

Projetos têm prazos, metas e objetivos claros. E quando estão em andamento, devem ser avaliados por indicadores. Esses servem para entender se um projeto está caminhando bem ou mal. São por essas ferramentas de controle que o gestor ou os encarregados do projeto acompanham o alcance das metas que foram definidas no planejamento. Os indicadores ajudam a […]

Por: Editor - 02 ago 2019

A Cadeia de Valor e os Sistemas de Atividades

Qual a Relação Entre o Sistema de Atividades e a Cadeia de Valor? Em Termos Estratégicos Quais São os Grandes Desafios Gerenciais Desse Novo Ambiente de Negócios? Quais São os Três Posicionamentos dos Sistemas de Atividades? Por Que a Southwest Airlines é um Bom Exemplo da Visão de Porter? No início dos anos 90, o professor […]

Por: Editor - 31 jul 2019

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs