Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Conhecendo e Aplicando o VIP Value Improving Practices (Praticas que Agregam Valor)

Publicado em 03/08/2015

Resumo:

O VIP é um processo estruturado e organizado que busca as efetivas praticas dos melhores resultados dos Projetos como (custo, prazo, segurança, confiabilidade, operabilidade) e pensando na sua aplicação em construção e montagem a construtibilidade será gerada uma VIP visando melhorar a performance  do projeto.

projeto

Introdução: 

Este artigo visa agregar ao seminário de Gestao de Projetos de Construção e Montagem promovido pelo IETEC no dia 11/04/2015, uma abordagem simplificada e abrangente a respeito das VIP em projetos.

 

Material e Métodos (ou Desenvolvimento):

VIP e a abreviação de Value Improving Practices ou em português praticas que agregam valor. VIP são práticas formais e documentadas aplicadas ao gerenciamento de um projeto e que seguem um processo (DINSMORE et al. 2006). 12 práticas foram destacadas pelo Independent Project Analisys (IPA), que e a principal referência internacional em gestão de projetos.

Estas práticas podem ser utilizadas nos projetos de capital e estão associadas aos objetivos do negócio, custo de capital, eficiência de execução e custo operacional (CARVALHO 2013).

O que distingue as VIPs das outras Melhores Práticas é o fato de que cada VIP tem um efeito mensurável e estatisticamente demonstrado sobre custo, prazo e/ou confiabilidade da instalação construída (IPA).

O que e valor em projetos?

Primeiro deve-se entender que valor e relativo. O que e valor para um indivíduo não necessariamente e valor para outro. Uma boa premissa para se definir qual e o valor e conhecer os objetivos de um empreendimento. Por exemplo: não há valor em uma engenharia excessivamente desenvolvida quando o objetivo principal de um projeto e o atendimento de um prazo reduzido. O objetivo deve ser claro e priorizado e somente assim os valores serão identificados e agregados com as práticas que serão aqui relacionadas.

Como surgiram as VIPs?

Tudo começou com o conceito de “análise do valor”, que é uma metodologia utilizada para identificar e eliminar custos desnecessários, a qual, consiste na análise das funções de um produto, projeto, processo ou serviço visando mensurar o valor de cada função com a finalidade de desenvolver alternativas para otimizar a relação benefício x custo. Foi originalmente criada por Lawrence D. Miles em 1942 na GE americana.

No início da década de 90, o IPA (Independent Project Analisys) realizou uma pesquisa sobre as diversas aplicações e as diferentes práticas da indústria que tinham efeito estatisticamente mensurável e significativo sobre o resultado de um projeto. A resultante dessa pesquisa foi a identificação de 12 práticas que foram conceituadas e denominadas como VIP (Value Improving Practices).

Quais são as VIPs?

  1. CAD 3D
  2. Classes de Qualidade da Instalação
  3. Revisões de Construtibilidade
  4. Customização de Padrões e Especificações
  5. Projeto Orientado para Capacidade
  6. Otimização de Energia
  7. Manutenção Preditiva
  8. Simplificação de Processos
  9. Modelagem da Confiabilidade de Processos
  10. Seleção de Tecnologia
  11. Engenharia de Valor
  12. Minimização de Resíduos

Desenvolvimento das VIPs no projeto

Um projeto não necessariamente deve ser dotado da aplicação de todas as VIPs. O próprio guia do IPA salienta que existe um “ponto de diminuição de retorno” quando da utilização de VIPs. Um maior valor é alcançado quando as equipes de projeto utilizam de 40 a 60% das 12 VIPS aplicáveis ao projeto que está sendo desenvolvido. Ou seja, quanto a seleção das VIPs cabe ao gestor do projeto identificar são aplicáveis de acordo com o objetivo, a fase e o tipo do projeto.

Após a seleção da VIPs deve-se planejar a sua aplicação considerando os recursos humanos, orçamento e os prazos definidos de acordo com o cronograma. O exercício das VIPs leva-se principalmente em conta a representatividade e a abrangência.

A etapa de verificação da efetividade da VIP resulta na análise dos ganhos tangíveis e intangíveis. Analise comparativa e registro dos resultados ira fomentar as lições aprendidas para as futuras equipes de projetos.

 

FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:  VIP Value Improving Practices (Praticas que Agregam Valor)

 

Referências:

  • DINSMORE, P. C., NETO, F. H. S., Gerenciamento de projetos: como gerenciar seu projeto com qualidade, dentro do prazo e custos previsíveis.1ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
  •  CARVALHO, RODRIGO 2013, Seleção de Tecnologia em projetos de capital – Aplicação da Prática de Melhoria de Valor de Seleção de Tecnologia em projetos de Capital.
  •  IPA 2005, Guia de Práticas de Melhoria de Valor (VIPs) https://pmkb.com.br/artigo/aplicacao-da-pratica-de-melhoria-de-valor.
  • Artigos_pmkb

Autores: 

Bernardo Diniz

Celso Souza

Thercio Alves

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×