Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Avaliação de desempenho: diretrizes a serem observadas e trabalhadas – Parte 2

Publicado em 16/05/2018

Continuando a postagem anterior, duas diretrizes devem ser observadas e trabalhadas na avaliação de desempenho: a implantação e o entorno (ver Parte 1, Requisito 6.2).

Na implantação os projetos de arquitetura, estrutural, das fundações, contenções e outras obras geotécnicas devem ser dimensionados tendo por base as características topográficas, geológicas, e outras, considerando os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações oriundas de vias férreas, as características do solo, contaminações do solo, e todas as condições que possam por em risco a segurança e a funcionalidade da obra.

No entorno os projetos devem prever as interações entre as construções próximas, como a sobreposição de bulbos de pressão, rebaixamento de lençol freático e outros.

Em resumo, conhecer profundamente o terreno e seu entorno. Recomendamos que os projetistas e construtoras elaborem uma lista de verificações (check-list), para ser utilizada a cada novo projeto, facilitando e evitando erros nesta primeira abordagem.

No Requisito 6.3 – Métodos de Avaliação de Desempenho recomenda várias formas destas verificações: ensaios laboratoriais, ensaios de campo, simulações computacionais, análise de projetos, validação de protótipos, entre outros.

Gostaria de deixar um alerta para os colegas que consideram os ensaios como custos: repense sua posição!

Ensaios podem reduzir custos da obra!

Ensaios podem evitar retrabalho!

Ensaios permitem você ganhar uma demanda judicial!

Em outras palavras, os ensaios permitem que você ponha a cabeça no travesseiro e durma o sono dos justos.

Sobre o Colunista:

Roberto Guidugli, Engenheiro Civil, Especializado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e mestre pela UFMG. É consultor de várias empresas privadas e estatais. Consultor associado a Luis Borges Assessoria em Gestão. Como professor, ministra cursos in company e em vários cursos de pós-graduações (lato sensu): UFMG, Cefet-MG e Fumec, entre outros. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior.

E-mail de contato: meta@consultoresmeta.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs