Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Comunicação na Gestão de Projetos – Luciana Seluque

Publicado em 21/03/2019

Nessa entrevista a Luciana Seluque (Gerente de Projetos,  Engenheira de Produto,  Conselheira de Carreira,  Professora),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp, fala sobre Comunicação, ou a falta dela, na gestão de projetos.

———————————————————————————————————————————————–

1) Por que desenvolver Inteligência Emocional e Competências Comportamentais?

Luciana: De acordo com estudos realizados pelo psicólogo americano, Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, 90% das diferenças entre as pessoas que têm alta performance profissional se deve a fatores relacionados ao Coeficiente Emocional (QE), a competências comportamentais e socioemocionais. Vale lembrar que o “fator humano na gestão” está cada vez mais valorizado dentro das organizações e que o profissional que tem essas competências é altamente valorizado. É uma tendência!

 

2)Comunicação é uma competência comportamental?

Luciana: Sim! O PMBOK® V.6, página 61, comenta que a Comunicação é uma das habilidades de um líder e como qualquer competência comportamental a Comunicação pode ser desenvolvida e fortalecida através da Inteligência Emocional que é a base, a estrutura, das Soft Skills.

 

3) Como traduzir a Comunicação Eficaz dentro da Gestão?

Luciana: Conforme fala o PMBOK® V.6 na página 361, a Comunicação Eficaz é importante, porque cria uma ponte entre as partes interessadas que podem ter diferenças culturais e organizacionais, diferentes níveis de expertise, perspectivas e interesses.

 

4) Fale mais sobre a proposta da sua palestra!

Luciana: Desejo fazer algo diferente! Minha proposta NÃO está relacionada aos processos ou elementos da comunicação como feedback, comunicação verbal, não verbal, etc; meu objetivo é ir além no trivial e abordar os aspectos humanos da comunicação. Irei abordar temas como: Escuta Ativa, Comunicação Não Violenta e Assertividade direcionando e relacionando esses assuntos com a Inteligência Emocional.

Aproveito a oportunidade e deixo o link de um texto que fala sobre Assertividade  https://goo.gl/TH9dT5  e o link de um e-book gratuito sobre Comunicação https://is.gd/TKFCfM

 

Sobre a palestrante:

Luciana Seluque – Engenheira mecânica, gerente de projetos, conselheira de carreira, professora de MBA e voluntária do PMI SP. 23 anos de carreira construída na área técnica com foco em engenharia, gestão de produto e no desenvolvimento de projetos globais de alta complexidade em empresas multinacionais como General Motors e Ford. Atualmente fala sobre o fator humano na gestão, liderança, comportamento, habilidades interpessoais, socioemocionais e gestão das emoções. Email:  luciana@lucianaseluque.com  Linkedin: http://bit.ly/lseluque

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

  1. Wladimir R. Aldemir disse:

    Luciana é batalhadora. Focada, inteligente, simples. É um prazer vê-la se destacando na área que conhece tão bem.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs