Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Sustentabilidade em Projetos – Paulo Mei

Publicado em 15/03/2019

Hoje a entrevista é com o Paulo Mei (Consultor Sênior e Instrutor em Gerenciamento de Projetos, Portfólios e Negócios),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp. O tema é Sustentabilidade Econômica Vs. Sustentabilidade Ecológica em projetos.

———————————————————————————————————————————————–

1) O que os últimos tristes acontecimentos nos alertam para sustentabilidade nos projetos?

Paulo: O viés estritamente econômico que sempre pautou as decisões sobre projetos e portfólios provocou estragos provavelmente irreversíveis no planeta. Mais recentemente, critérios relativos ao equilíbrio ecológico e social passaram a ser incluídos nas decisões sobre quais projetos fazer ou deixar de fazer, delineando o desenvolvimento sustentável. Veja em minha palestra quais são esses critérios e por que se tornaram tão importantes da gestão de portfólios estratégicos.

2) Quais os riscos que poderiam ser evitados?

Paulo: Mesmo que a sustentabilidade econômica continue sendo a principal preocupação das organizações, é necessário que as matérias primas continuem disponíveis, que a população tenha renda disponível para o consumo e que se interessem pelos seus produtos. O pensamento global de sustentabilidade que envolve essas importantes questões pode evitar o risco desnecessário do lucro imediato e a falência e médio prazo.

3) O que as empresas têm feito?

Paulo: O desequilíbrio ecológico não causa estrago apenas na paisagem do planeta, mas também na vida das pessoas, que no final das contas são também os clientes e consumidores. Qual a pergunta que as empresas devem se fazer sobre o lançamento de um novo produto?

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Paulo: Graças à nova consciência global, o desenvolvimento sustentável vem sendo pensado em todos os níveis. Embora ainda muito longe do ideal, já podemos observar caminhos para o crescimento econômico, mesmo através de projetos não relacionados à era digital. Quer saber como? Assista minha palestra no 2º ConaGP. Vejo você lá.

 

Sobre o entrevistado:

Paulo Mei – Especialista em Gerenciamento de Projetos, trabalhando por mais de 20 anos em departamentos técnicos e administrativos nas áreas de Telecom, TI e Saúde. Proficiente na metodologia PMI para gestão de projetos. Utilização de MS Project e outras ferramentas para gestão de projetos. E-mail: paulomei@paulomei.com.br LinkdIn: http://bit.ly/paulomei

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs