Publicado em 22/01/2015
Você sabe a diferença entre estes produtos da Oracle?
São dois produtos “parecidos, mas diferentes”. Porém o preço é de pouca diferença.
A Oracle comercializa ambos, por atenderem necessidades específicas:
Primavera P6 Professional Project Management – PPM
Primavera P6 Enterprise Project Portfolio Management- EPPM
(Veja descrições completas de cada produto clicando nos links oficiais da Oracle).
O que é igual:
- Ambos podem ser instalados e conectados em rede.
- Mesmo conceito e maneira de trabalhar
O que é diferente:
- No P6 Professional só possui interface Client Server (CS)
- No P6 Professional se poderá trabalhar offline, stand alone, sem estar conectado em rede. Boa opção para quem estiver num projeto no meio do mato, onde não tenha internet.
- No P6 Enterprise possui interface Web principalmente e também o Professional (Client Server), como opcional.
- No P6 Professional todos visualizam o menu Admin (mas só altera quem tiver perfil de administrador do P6).
- No P6 Enterprise, quando se está na interface Client Server, não se visualiza o menu Admin, pois no Enterprise, todo o controle administrativo da ferramenta está na interface Web da solução. Além do menu Admin, algumas funcionalidades que eram do menu Enterprise, que afetam globalmente também foram exclusivamente para a interface Web, como EPS, OBS, Project Code…
Compare também as diferenças entre o menu Enterprise que vem no Professional do Enterprise e o P6 Professional de fato:
- Isto quer dizer que você poderá ter seu perfil habilitado para utilizar com a mesma licença as interfaces client server e web, dependendo dos anseios de cada organização.
- O P6 Professional é mais operacional.
- O P6 Enterprise é mais gerencial.
- Na escolha de quem tem perfil, é que se escolherá inclusive, quais usuários poderão utilizar qual interface.
- Na prática, geralmente nas organizações que temos implantado a solução, escolhem o P6 Enterprise por conter recursos mais gerenciais. Porém habilitam para utilizar geralmente a interface Client Server da solução (Professional) os planejadores, que trabalham mais operacionalmente, no planejamento e controle das atividades. Os usuários mais gerenciais (PMO, administrador do Primavera, Diretoria) ficam habilitados também com a interface web, por ter mais funcionalidades que auxiliam no controle gerencial, como a visibilidade do portfolio de projetos da organização, vários Dashboards (painéis de controle gerenciais).
- Geralmente, as organizações que optam pelo P6 Professional, ainda que em ambiente de rede, trabalham com informações mais operacionais.
Solicite uma avaliação se precisar de ajuda para escolher qual ferramenta Primavera P6 (Professional ou Web) melhor atenderá o seu negócio.
Sobre a Colunista: Joyce Gomes Silveira de Morais, PMP é formada em Administração e Especialista em Gestão de Projetos. Experiência de 14 anos na área de Gerência de Projetos e planejamento estratégico. Consultora em ferramentas de gerenciamento de projetos como o Primavera Enterprise (P6 v7 e P6 8.3) e o MS-EPM (MS Project 2003).Trabalha na Simplificar de Consultoria e Treinamento em Gestão de Projetos e Primavera. Autora do livro: Gerenciando Projetos com Primavera Enterprise 6, o qual já está na 6ª tiragem.
E-mail de contato: joyce@sosimplificar.com.br – Blog: http://sosimplificar.blogspot.com.br/
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Parabéns Joyce pelo o artigo bem esclarecedor.
Felippe Santana.