Publicado em 15/10/2015
Você percebe as mudanças ocorridas no ambiente em que atua?
Você percebe a velocidade com que ocorrem essas mudanças?
Há algum tempo muitos empresários vêm dedicando boa parte das suas reflexões às mudanças que o mundo corporativo vem presenciando, embora esse fenômeno não venha sendo percebido pela maioria das pessoas em função da velocidade em que essas mudanças ocorrem.
Para descrever esse fenômeno recorremos a uma metáfora a fim de tentar explicar porque a maioria dos seres humanos não se dá conta dessas mudanças, as quais ocorrem no ambiente em que as empresas atuam, criando novos modelos de negócios e extinguindo outros .
_Se você colocar um sapo vivo dentro de uma panela com água fervendo imediatamente ele saltará em fuga, pois ele percebe a ameaça imediatamente na sua própria pele.
Porém, se você colocar esse mesmo sapo em uma panela com água fria e for esquentando-a gradativamente, certamente ele morrerá cozido porque, assim como nós, o sapo não percebe as mudanças ocorridas no seu ambiente.
Essas mudanças acontecem muito rapidamente e, mesmo os profissionais mais atentos às tendências do mercado, algumas vezes também não se dão conta da velocidade em que ocorrem tais fenômenos.
Vejam o exemplo das vídeo-locadoras que, após a popularização da Internet, simplesmente deixaram de existir “da noite para o dia”. Outro ótimo exemplo é a multifuncionalidade dos smartphones que, atualmente, é um dos principais meios de acesso ao mundo virtual – substituindo em alguns casos o antigo PC’s.
Dessa forma, todos nós profissionais do mercado – ou não – precisamos estar atentos às transformações de hábitos e costumes da nossa sociedade e, em função disso, transcrevei a seguir a minha própria experiência na pele de um “sapo”:
Por força de um acidente ocorrido comigo há alguns anos, de repente me senti obrigado a uma inatividade forçada de seis (6) meses e, ao final desse período, o ortopedista praticamente me obrigou a caminhar de muletas – a fim de exercitar os tendões e músculos.
Na minha primeira saída a pé – pelos arredores – dirigi-me à padaria do bairro onde, meses antes, havia comprado gêneros para o café da manhã. Fui gentilmente atendido pelo balconista – o qual já me conhecia desde muito – e após adquirir café, pães e manteiga o questionei sobre a ausência do freezer contendo os sacos de leite.
Qual foi a minha surpresa quando o simpático atendente perguntou-me em tom de brincadeira se eu estive realmente doente ou estive preso? “Não existem mais freezers para leite…………o leite agora é em caixinhas” – disse-me ele.
Essa mudança – prezado leitor – ocorreu “da noite para o dia” e assim como eu muitos profissionais talvez não a tenham percebido. Na semana seguinte tive a minha segunda experiência sobre as mudanças ocorridas no ambiente de negócios:
_ Já podendo dirigir, minha esposa me encarregou de fazer as compras da semana e, por isso mesmo, encaminhei-me ao supermercado do bairro – que fica acerca de 2 km. Na minha lista de compras, além dos tradicionais gêneros alimentícios, também constavam refrigerantes, águas e outros.
Como sempre fizera eu parei o automóvel no estacionamento bem perto do local de troca de “vasilhames”. Abri a mala do carro a fim de retirar as garrafas e trocá-las por uma senha, a qual seria entregue à caixa na hora de pagar pelas compras. Porém, não consegui visualizar o local da troca de vasilhames e perguntei a um segurança pelo local.
Novamente me surpreendi, pois o referido funcionário sorriu educadamente e perguntou-me se eu “era dali”, pois “agora os supermercados não vendiam mais refrigerantes com garrafa retornável”. Em vão tentei explicar-lhe que meses antes eu mesmo fizera essa troca ali naquele local e novamente eu ouvi a sugestão de que eu estivera fora por muito tempo.
Diante disso convido você – leitor desatento – a refletir sobre essas mudanças que ocorrem rapidamente no ambiente de negócios, pois não gostaria que você fosse cozido numa panela assim como eu, o “sapo” da nossa história.
Sobre o Colunista: Julio Cesar S. Santos, Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” e “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil); “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Liderança, Atitude e Comportamento Gerencial (Ed. Clube de Autores); “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” e “Planejamento de Vendas” (AGBook Editora) e Co-Autor de “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).Por mais de 25 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos presenciais e à distância nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.Graduado em Administração de Empresas, Especialista (MBA) em Marketing e Mestre em Gestão Empresarial.
E-mail de contato: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br – Site: www.profigestaoblog.blogspot.com
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