Publicado em 16/03/2020
Business Agility é a capacidade de uma empresa se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, independentemente de as mudanças serem internas ou externas. Se a organização puder navegar por essas mudanças de maneira produtiva e econômica, sem comprometer a qualidade, poderá atravessar qualquer tempestade competitiva.
Introdução
As empresas amam nada mais do que a estabilidade. Sim, eles desfrutam de lucros que surgem quando os mercados são consistentes e através dos quais os gerentes podem planejar com precisão um futuro claramente definido diante deles.
Porém o mundo não funciona assim e o mercado, mais do que nunca, está em constante evolução. Se a viabilidade de sua empresa depende do mercado – e a maioria delas depende – então você deve conhecer os riscos inerentes à tentativa de permanecer no caminho certo em um cenário em movimento.
As empresas que sobrevivem e prosperam têm uma coisa em comum: a capacidade de ser ágil. Como o ditado sábio sobre a folha de grama que se curva ao vento, uma empresa de sucesso sabe quando dobrar, girar e mudar para acomodar forças mais poderosas que ela mesma. Fazer isso requer conhecimentos sobre Business Agility, sendo que ele pode ser usado para se ajustar às mudanças no mercado, mas também muda internamente no próprio negócio.
O que é Business Agility
Business Agility é exatamente o que diz:
Existem tendências e sistemas que podem calcular e estimar a probabilidade do que está por vir, mas a realidade é que existem muitas variáveis para tornar infalível essa equação. Depois, há o elemento humano. Lembre-se, o mercado é uma construção feita pelo homem, e o homem é uma criatura infame e irracional. A mistura dos dois cria o que é comumente chamado de volatilidade do mercado.
Portanto, o que podemos sempre ter certeza é que qualquer plano estratégico de negócios irá mudar. O plano deve ser flexível para sobreviver a essas interrupções.
Business Agility também é um método organizacional que ajuda as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado. Isso significa mudanças externas, mas também mudanças internas. E se, desta forma, sua empresa está configurada para responder rapidamente e com flexibilidade às demandas do mercado e dos clientes, é bem mais provável que ela consiga sobreviver para continuar atendendo esses clientes.
Se a empresa puder se adaptar e liderar as mudanças de maneira produtiva e econômica, não comprometendo a qualidade de seu produto ou serviço, essa empresa resistirá a qualquer tempestade. Isso não apenas ajuda os negócios quando os mercados mudam, mas também oferece uma vantagem competitiva sobre as demais empresas que são mais lentas agir mediante a necessidade.
Origens do Business Agility
A história do Business Agility, como conceito, começa com o desenvolvimento de software, fazendo parte da estrutura ágil que foi um meio de abordar os problemas de mudança de requisitos e resultados incertos devido à complexidade do projeto tecnológico e também as incertezas existentes em um ambiente de mudanças rápidas.
Algumas das ideias que se encontram no Business Agility vieram do estudo da ciência da complexidade e da noção de sistemas adaptativos complexos, onde um entendimento perfeito de partes do processo não se traduz em um entendimento perfeito do comportamento de todo o sistema.
Os resultados das equipes de software nesses sistemas adaptativos complexos são imprevisíveis, mas acabam por formar um padrão reconhecível; e a estrutura ágil foi desenvolvida para aproveitar os ambientes de projeto em constante mudança.
Estrutura do Business Agility
A aplicação do Business Agility dentro do contexto corporativo cria ferramentas que podem atender a organizações de todos os tamanhos e tipos, seja com fins lucrativos, sem fins lucrativos, governamentais ou o que quer que seja.
Isso tornará as empresas mais responsivas às necessidades dos clientes e do mercado. É exatamente o que as empresas precisam no mundo cada vez mais dinâmico, exigente e com poucos recursos.
Quer saber um pouco mais sobre agilidade? Não deixe de ler nosso artigo: Mindset Ágil – Descobrindo os segredos que ninguém lhe contou
A mudança geralmente parece que vem do alto, como o raio de Zeus e dentro desse contexto Business Agility desmistifica as mudanças nos negócios e fornece uma estrutura simples e eficaz para responder a elas, ajudando as organizações a lidar com:
- Mudanças do mercado;
- Adaptar produtos ou serviços;
- Mapear uma rota bem-sucedida para lançar algo novo com sucesso.
Como ser ágil nos negócios
No centro de qualquer estrutura de Business Agility está a inovação. Pessoas, não processos, são o que faz a mudança acontecer. Portanto, você deve envolver as pessoas certas no momento certo e da maneira certa, oferecendo objetivos claros, concisos e totalmente centrados no cliente, promovendo uma comunicação auto-organizada e a colaboração entre sua equipe.
O primeiro passo após a mudança é ter a visão e os objetivos para conduzir a resposta. Isso inclui estabelecer uma justificativa de visão futura e liderá-la. Em seguida deve-se estabelecer uma lista do que a empresa precisa elaborar:
- Como a visão futura será executada;
- Qual a organização e governança adequadas para estruturar;
- Supervisionar o processo definido.
Tudo isso leva ao seu centro de inovação, que são as pessoas que executam o plano e são responsáveis por seu sucesso. Eles devem trabalhar dentro de uma estrutura ágil iterativa, incremental e colaborativa.
Framework Business Agility
Como observado anteriormente, Business Agility também pode oferecer aos negócios uma vantagem competitiva. Usando essa estrutura, uma empresa pode superar sua concorrência e, ao mesmo tempo, atrai pessoas apaixonadas que se destacam no ambiente fortalecido pelo Business Agility.
Business Agility pode também oferecer uma ótima experiência ao cliente, organizando-se e aprendendo rapidamente. Isso se baseia em uma execução enxuta que responde imediatamente ao feedback sem sacrificar a qualidade.
Business Agility cria inovação e é perturbadora; portanto, em um clima de aquisições corporativas e retornos declinantes de investimentos, as empresas podem produzir retornos mais altos e manter a consistência. Isso é feito através da:
- Compreensão das mudanças;
- Adaptação rápida;
- Otimização das variáveis para gerar sucesso.
O mundo dos negócios está ficando cada vez mais volátil, incerto e complexo. Business Agility é uma maneira de superar com êxito parte dessa ambiguidade. As ideias de que uma empresa pode permanecer estática e sobreviver nunca foram verdadeiras e são ainda mais hoje. Desta forma, Business Agility fornece as ferramentas necessárias para dinamizar a iteração com os clientes e enfrentar as mudanças nas necessidades do mercado.
As empresas mais bem-sucedidas aplicam isso também às suas funções de liderança. Os gerentes mais adequados para Business Agility são aqueles que podem criar espaços colaborativos, onde as equipes são auto-organizadas e colaborativas, para que possam se adaptar mais rapidamente às mudanças , sob a supervisão de seus líderes.
Passos para o Business Agility
Abaixo apresentamos 5 pontos para as organizações obterem agilidade nos negócios:
1 – Pense como uma startup
Adote o conceito de “empreendedores estão em toda parte”, desde startups enxutas até grandes organizações. Quando combinamos isso com o estilo de gerenciamento tradicional, poderemos dividir os planos de desenvolvimento de produtos a curto prazo.
Os MVPs podem ser criados, experimentados e, com base nos resultados, alterações podem ser feitas para que o o produto completo possa ser construído por partes. Isso ajudará a manter-se relevante no mercado e a receber feedback dos clientes em um estágio muito inicial.
2 – Business Agility é para processos de negócios na organização
Cada organização deve revisar seus próprios processos de negócios, e os legados devem ser estudados para verificar se são relevantes hoje e se são necessárias alterações. Se houver várias transferências e falta de transparência com a responsabilidade compartilhada, será muito difícil obter Business Agility.
Precisamos ver através das lentes pensantes do sistema e tentar eliminar o desperdício em todas as etapas do processo.
3 – A agilidade comercial é para as pessoas na organização
A organização é formada por pessoas; portanto, para se tornar ágil, precisamos nos concentrar em como melhorar as formas de envolvimento com nossos funcionários. Como sugestão:
- A abordagem tradicional de comando e controle deve mudar para facilitar a colaboração e o compartilhamento de idéias sem limitação de hierarquia;
- Cada membro da equipe deve sentir que é respeitado e que pode confiar em sua organização;
- Os líderes devem fornecer orientação para lidar com a incerteza e as situações em mudança;
- A comunicação deve fluir livremente dentro da organização e deve ser mais transparente e espontânea;
- Recompensas e elogios devem ser imediatos e reconhecidos no momento certo;
- O estilo de trabalho do silo departamental não deve ser incentivado, e todos os envolvidos devem entender o valor do fluxo e como eles devem contribuir;
- Os canais de feedback são mais importantes e cada membro da equipe deve sentir que sua voz é ouvida;
- Os funcionários devem ter permissão para adotar empirismo, para que sintam que o ambiente é seguro para inovar.;
- Metas centradas no cliente devem ser esclarecidas e conhecidas por todos os envolvidos;
- De acordo com a pirâmide de engajamento dos funcionários (fonte – HBR.org), cada organização deve se concentrar em mudar os funcionários de satisfeitos para engajados e depois inspirados. Funcionários inspirados serão os mais produtivos.
4 – Business Agility é para a TI na organização
Para acompanhar o ritmo do mercado, a organização deve considerar investir nas tecnologias mais recentes e continuar explorando como manter o envolvimento do cliente com seus produtos.
Hoje, vemos que muitas organizações estão começando a adotar Inteligência Artificial, automação robótica etc., o que as ajuda a serem mais avançadas tecnologicamente e é um exemplo muito bom de adoção de agilidade.
5 – A agilidade nos negócios é um atendimento e um prazer excepcionais
Nesse mundo competitivo, só podemos reter clientes, fornecendo a eles um atendimento excepcional e inovando nossos produtos. Nos últimos dias, os clientes estão mais conscientes e estão usando a Internet para coletar informações com facilidade para tomar suas decisões de compra.
Portanto, para mantê-los, precisamos mantê-los engajados, ser mais colaborativos, pedir feedback em todas as etapas da liberação de um recurso. Precisamos nos comunicar com frequência e estar prontos para adotar a mentalidade do cliente em tudo o que fazemos.
Master em Business Agility
Agilidade é a capacidade que uma empresa tem de perceber mudanças internas ou externas e atuar rapidamente para criar e entregar valor aos clientes.
O ambiente corporativo é altamente competitivo, especialmente na área de tecnologia, em que as empresas se esforçam para serem as primeiras a lançar produtos e serviços inovadores. Mas muitas vezes, a qualidade não acompanha essa velocidade, interferindo no desempenho e confiabilidade.
O que fazer para melhorar isso? Estimular o desenvolvimento de soluções ágeis que aumentem a vantagem competitiva das empresas. Os métodos ágeis têm, hoje, um papel fundamental na reinvenção das organizações, estimulando a mudança de mindset e criando um amplo ambiente colaborativo com foco na excelência do atendimento ao cliente.
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Referência
SOBRE O AUTOR:
Jefferson Duarte – Gerente de Programas e Projetos na empresa Claro Brasil. Certificaçação PMP®, ITIL® e MCTS® em Microsoft Project. MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Projetos de T.I. pelo IBTA. Pós-Graduado em Tecnologia WEB para Sistemas de Gestão Empresarial. Graduado em Ciências da Computação. Atuação profissional na área de T.I. com Processos e Projetos por mais de 15 anos. E-mail: contato@gp4us.com.br e site: https://www.gp4us.com.br
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