Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Carta aos gerentes de projetos para enfrentar a crise de 2016

Publicado em 28/03/2016

Caro amigo gerente de projetos, o Brasil não anda bem. As perspectivas econômicas para o ano de 2016 não são boas. O 2º semestre de 2015 foi de “vacas magras” e sinais apontam que a crise econômica poderá ser ainda mais intensa no novo ano, uma vez que o governo federal está fazendo cortes no orçamento e nos investimentos, impactando negativamente milhares de empresas, consequentemente, diminuindo o fluxo de dinheiro no mercado.

gestao_pmkb

Muitos projetos que estavam previstos ou em andamento foram cancelados, parados ou diminuíram de forma significativa seu escopo e custo. Isso indica que nós gerentes de projetos estaremos suscetíveis a perder nossos empregos com certa facilidade. As perdas salariais já são sentidas, cenário pior, implica em menos profissionais de projetos trabalhando no ano de 2016.

Uma coisa é certa, não adianta se desesperar! Apesar das previsões ruins, manter a calma e inteligência emocional são importantes para lidar com a crise. Acredito que nós somos os profissionais mais bem preparados para lidar com essa situação. Até mesmo por que, trabalhar com recursos limitados é uma prática comum da nossa profissão. Por acaso, você conhece algum gerente que nunca teve restrições severas de recursos nos seus projetos? Desde que me tornei GP, esse fator foi constante. Sempre somos exigidos a fazer mais com menos. A natureza nos fez assim!

Gerenciar projetos em tempos de crise exigirá uma postura diferente da gente. Precisamos ter inteligência, precisão gerencial, criatividade e muita habilidade para lidar com as adversidades.

Saiba que, em tempos normais, já não há espaço para planos ingênuos ou próximo do impossível, em tempos de crise planos inexequíveis ou projetos descabidos custará seu emprego. Então, trace objetivos claros e elabore boas estratégias na busca dos melhores resultados. Na prática: Faça mais com menos. Essa é a sua natureza!

Não se perca ao longo do caminho. Você deve garantir que os planejamentos estejam coerentes e seguros. Pois não basta só medir a produtividade dos trabalhos concluídos. É muito importante estabelecer medições que mostre as perdas de efetividade a fim de evitá-las duramente, tais como: entregas recusadas, retrabalhos realizados, requisitos desconformes, horas desperdiçadas e outros.

Além disso, não deixe que os ladrões de tempo do projeto, a saber: longas reuniões, excesso de burocracia ou preciosismos que dificultam o andamento dos trabalhos prevaleçam. Pela minha experiência, posso afirmar que a atuação direta nos três itens mencionados, levarão seu projeto, a economizar de 1h a 2h por dia, que podem ser melhor empregadas.

Esteja determinado no seu propósito e recrute entusiastas à execução do projeto orientado à eficiência. Canalize o empenho do seu time naquilo que é necessário fazer para alcançar os objetivos e metas do projeto. Uma vez planejado siga em frente.

Apesar dos tempos difíceis, contagie sua equipe com otimismo, não deixe de acreditar que é possível alcançar os objetivos no tempo proposto. Elimine as crenças limitantes dos pessimistas, e não dê ouvidos a eles nem a chance deles contaminarem o resto do grupo. Tenha cuidado com as pessoas negativas, não raro possuem o comportamento de sabotadores, quando houver qualquer sinal de sabotagem, não pense duas vezes, nem dê chances, desligue-as do projeto. Há momentos que temos que ser impiedosos.

Não se esqueça de você. Lembre-se que no peito de um gerente de projetos também bate um coração.  Você é o comandante dessa empreitada e sabe que irá enfrentar fortes tempestades durante o ano de 2016.

A parte financeira, espiritual e familiar não pode ficar de lado, ela te sustentará nos momentos de solidão e incompreensão mútua. Ser incompreendido sem grana, sem espiritualidade e apoio familiar geralmente te levará facilmente ao fundo do poço.  Não deixe o lazer e os exercícios físicos em último plano, esses são ingredientes importantes para se manter equilibrado e com uma vida saudável.

Sabe, situações difíceis e arriscadas faz a vida se parecer um jogo, onde, a cada missão cumprida, mudamos para uma fase mais difícil. Não existe uma receita de bolo para superar a crise, é fundamental ter coragem, inteligência e força de vontade para superar o medo e vencer os desafios impostos pelas situações adversas.

A única certeza é que sairemos mais experientes dessa crise, neste caso, com mais experiência de vida.

mauricio_abe

Sobre o Colunista:  Maurício Abe, Msc, PMP, Prince Foundation. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), engenheiro de software pela UCB e graduado em Sistemas de Informação (UCB). Com 11 anos de experiência na área de gestão de projetos de tecnologia da informação com larga atuação em desenvolvimento de software. Possui certificações PMP e Prince2 Foundation. Atua como Especialista em Gerenciamento de Projetos no Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Projeto do Exército Brasileiro. É Docente no MBA de gerenciamento de projetos da UCB e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Evangélica de Brasília. Eleito o voluntário no ano de 2014 pelo PMI-DF. Foi diretor de Comunicação e Marketing do PMI-DF, mantenedor do blog de gerenciamento de projetos: À Procura do Projeto Perfeito. Com oito anos de experiência internacional no Japão.

E-mail para contato: mauricio@tecnologiaprime.com – Blog: http://blog.tecnologiaprime.com/blog

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×