Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Complexidade x Construtibilidade: Qual a relação ?

Publicado em 19/10/2015

Este artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a Complexidade e a Construtibilidade dentro do sistema de Gerenciamento de Projetos. Através destes estudos é possível notar as principais necessidades para o desenvolvimento de um empreendimento ou projeto, sejam eles de alto ou baixo grau de complexidade. Os principais pontos a serem analisados são o prazo, evolução física, custos e efetivo de mão-de-obra envolvidos em cada etapa do projeto (mobilização, execução e desmobilização). Estas etapas são essenciais para podermos julgar o grau de complexidade de um projeto e consequentemente chegar ao grau de maturidade do Gerente de Projetos e sua equipe.

Introdução

A busca pela excelência no gerenciamento de projetos tem motivado gerentes de projetos das mais diversas áreas a aperfeiçoarem técnicas e ferramentas para a solução dos desafios enfrentados diariamente. Métodos estes que abrangem desde a experiência profissional da equipe, formação, maturidade em gestão de projetos, capacidade de inovação, capacidade de cumprir prazo, requisitos de segurança e meio ambiente, atender as necessidades do cliente, racionalização no uso dos insumos, logística de construção e outros não menos importantes. Todas estas técnicas tem um objetivo comum de conceber um empreendimento com o menor custo possível, atendendo aos prazos e excelência na qualidade.

A equação destas práticas, auxiliam na eficiência no gerenciamento e pode garantir o sucesso do projeto.

Os empreendimentos têm se destacado pelo alto grau de complexidade, incertezas, grande quantidade de interfaces, interferência com operação, conformidade legal, altos custos de implantação, situação econômica do país, fatores políticos e socioculturais, acompanhados pela imprevisibilidade e riscos. São os chamados Mega Projetos. Nestas condições a figura do gerente de projetos deve se sobressair diante das adversidades e estabelecer a melhor estratégia para o gerenciamento do empreendimento”. (Site PMKB)

Desenvolvimento

A complexidade está relacionada com a incerteza no conhecimento e se dá em função da existência de diversos fatores e componentes de um projeto que necessitam ser integrados e tratados como um todo, sem perder o foco no produto final, através de um gerenciamento sólido.

Em megaprojetos, o grau de complexidade é latente e um gerenciamento bem feito é essencial para maximizar as chances de sucesso. É possível então perceber que o amadurecimento da gestão de projetos ganha força a partir do aumento da complexidade.

Como destacado por Grilo e Melhado (2003), o gerenciamento da construção vem se difundindo devido a fatores como: aumento da complexidade dos empreendimentos; relação adversária entre projetistas e construtores; carência de habilidades gerenciais dos arquitetos e desconfiança dos clientes em relação aos construtores. As vantagens atribuídas ao gerenciamento incluem: imparcialidade na tomada de decisão, aumento do profissionalismo, formalização do relacionamento, comunicação dos requisitos do cliente e provisão de uma interface técnica com o cliente.”

Para conduzir de forma eficiente essa gestão da construção em função da complexidade dos empreendimentos, temos um conjunto de ações capazes de guiar aos gestores de projetos: a construtibilidade.

De acordo com Rodriguez e Heineck (2002), a contrutibilidade é o emprego adequado do conhecimento e da experiência técnica em vários níveis. Racionaliza a execução dos empreendimentos. Inter-relação as etapas de projeto e execução.

Essa racionalidade construtiva é bastante recomenda, dada a influência exercida por ela na melhoria da qualidade da construção, proporcionando redução de custo “a partir da implantação de ações de padronização de componentes, simplificação de operações e aumento de produtividade que podem trazer grandes reduções de custo”. Melhado (1994, site PMKB)

Constructabily (Construtibilidade), é ainda definida pela Construction Industry Institute (CII), como “uso ótimo do conhecimento construtivo e da experiência no planejamento, engenharia, suprimentos e execução para atingir os objetivos globais do empreendimento”.

Através dos conceitos apresentados é possível identificar a tamanha importância e aplicabilidade das ações de construtibilidade em projetos de grande porte e com alto grau de complexidade, onde quanto mais isso for potencializado, mais será necessário saber como executá-lo (know-how). Além disso, a maturidade de Gerente de Projetos deverá ser mais apurada, os insumos terão custos mais elevados e maior tempo de mercado deverá ter a empresa inserida neste ambiente.

Estas empresas devem manter bases de dados ricas em registros, para que a capacidade de aplicação da construtibilidade seja facilitada e em nível elevado, onde os passos devem ser claramente especificados, bem como os procedimentos da construção para o desenvolvimento de projetos futuros, devendo ser assegurado o fácil acesso à estes registros, sua permanente atualização e a qualidade dos conteúdos.

O gráfico a seguir ilustra um exemplo de Complexidade em relação ao tempo e evolução de um projeto. Na fase inicial o quadro de efetivo é geralmente mais baixo, e o custo também, o que se repete na fase final com a desmobilização das equipes. Por outro lado, temos a fase intermediária, que geralmente é mais longa e depende de mais investimentos do empreendedor.

imagem

Figura 1 – (PMBOK)

Conclusão

A partir dos conceitos apresentados de Construtibilidade e Complexidade podemos verificar o papel cada vez mais importante destes aspectos na rotina do Gerenciamento de Projetos. Os problemas advindos da complexidade dos projetos, associadas muitas vezes as incertezas do contexto no qual o projeto esta inserido são grandes desafios das organizações.

Dentro do ambiente de projeto, os aspectos de Construtibilidade e Complexidade são relacionados através dos desafios e a busca de técnicas cada vez mais avançadas que tragam resultados objetivos para os projetos. As ferramentas de Construtibilidade são um dos pontos paras auxiliar o Gerente de Projetos à enfrentar os desafios impostos pela realidade do projeto.

As práticas e/ou processos de Construtibilidade adquiridos pelas organizações com a evolução da maturidade do próprio negócio devem ser ferramentas primordiais para lidar com a complexidade dos projetos.

No contexto dos grandes projetos, as práticas de Construtibilidade são ainda mais efetivas quando aplicadas em ambientes onde as práticas do gerenciamento de projetos são consolidadas e aplicadas por uma equipe tecnicamente madura, além de multidisciplinar e integrada.

Referências

  • OLIVEIRA, Cheldon Davis. Avaliação de Complexidade em Gerenciamento. 2014. Disponível em <https://pmkb.com.br/?dlm_download=avaliacao-de-complexidade-em-gerenciamento|> Acesso dia 22/06/2015.
  • OLIVEIRA, Anelise Moraes de. Gestão de Projetos: Complexidade de projetos no Brasil. 2014. Disponível em: <https://pmkb.com.br/artigo/gestao-de-projetos-complexidade-de-projetos-no-brasil/> Acesso dia 22/06/2015.
  • CARVALHO, Fernando Souza Cota. Análise de Construtibilidade no desenvolvimento de projetos. 2012. Disponível em: <https://pmkb.com.br/artigo/analise-de-construtibilidade/> Acesso dia 22/06/2015.
  • OLIVEIRA, Cheldon Davis de; WINTER, André Ribeiro; ALVIM, Thiago Sales de Rezende; CORRÊA, Dilson. Gerenciamento de Obras vs. Construtibilidade vs. Complexidade. 2014. Disponível em: https://pmkb.com.br/artigo/gerenciamento-de-obras-vs-construtibilidade-vs-complexidade/
  • IETEC – Instituto de Educação Tecnológica, Apostila MBA Módulo II Gestão de Projetos, II Gestão Operacional de Projetos, 2.1 Complexidade x Construtibilidade de Projetos.
  • SILVA, Carlos Eduardo Sanches da; Guimarães Susane Mauro. A Importância da Construtibilidade na Gestão de Projeto da Construção Civil. 2006. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/886.pdf

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Daniel Miranda Kilimnik: Engenheiro de Produção Civil – CEFET – MG. Vasta experiência em Obras prediais de Alvenaria Estrutural (2 anos na Empresa MRV Engenharia), e também grandes Obras de Infraestrutura, coordenando serviços de Terraplanagem, Drenagem e Contenção de Taludes com concreto Projeto (4 anos na Empresa ARG Engenharia). Atualmente trabalha com reformas de fachadas e áreas externas em geral, como Profissional Autônomo. E-mail de contato: dmkilim@gmail.com

Gilberto de Oliveira Souza: Engenheiro de Produção Civil e Técnico de Edificações pelo CEFET-MG, Cursando MBA em Gestão de Projetos no IETEC, atua na área de projetos industrias desde de 2004. Atualmente trabalha na Área de Gestão de Investimentos do Setor de Mineração da Gerdau Mining Américas. E-mail de contato: gilbertosouza2009@gmail.com

Juzelma Marinques Soares: Cursando MBA em Gestão de Projetos no IETEC, Pós-graduada em Engenharia de Planejamento pelo IETEC, Engenheira de Produção graduada pelo UNILESTE-MG. Trabalha com planejamento, acompanhamento e controle de empreendimentos desde 2007, tendo atuado em diversos setores como siderurgia, construção civil, mineração entre outros. Atualmente presta serviço para a gerência de engenharia de uma empresa de soluções globais para refratários. E-mail de contato: juzelma@gmail.com

Saulo Alves: Engenheiro eletricista, graduado pela PUC-MINAS em dezembro de 2006. Pós-graduado em Administração de Projetos. Cursando MBA em Gestão de Projetos pelo IETEC. Conhecimentos nas áreas de orçamento, planejamento, execução e gestão de obras com foco em instalações prediais e industriais. Atualmente trabalha como Gerente de Contratos na DIGICOMP Engenharia e Tecnologia na área de instalações prediais na construção civil. E-mail de contato: saulocvo@gmail.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre Complexidade x Construtibilidade de Projetos nos alunos da 21a Turma de MBA Gestão de Projetos com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Rafael Nascimento Marinho disse:

    O texto esclarece claramente que, de acordo com a grandeza e a complexidade do projeto, os gerentes de projetos tem que serem mais capacitados nas áreas de experiencia profissional, conhecimento técnico, equipes qualificadas e capacidade de cordeação e controle, para que a construibilidade não seja comprometida. Então conclui-se que a relação entre a complexidade versus construtibilidade o objetivo a ser seguido é que controlando a complexidade se mantem uma boa construtibilidade.

  2. Daniel Melo disse:

    Conforme mencionado no artigo, a construtibilidade é o emprego do conhecimento e da experiencia técnica em vários níveis e a complexidade esta relacionada com a incerteza do conhecimento, logo podemos concluir que quanto maior a experiencia da equipe de projeto ou quanto maior for as lições aprendidas menor a incerteza durante a realização do Projeto.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×