Publicado em 26/03/2018
Comportamento e governança de projetos: a percepção de alunos de pós-graduação em gerenciamento de projetos de instituição de Ensino Superior
Este trabalho objetivou identificar como fatores comportamentais influenciam a governança de projetos, sob a perspectiva de pós-graduandos do MBA em gerenciamento de projetos de Instituição de Ensino Superior. Para analisar a incidência da contribuição humana nessa nova área de conhecimento da gestão de projetos, foram elaborados construtos teóricos de fatores comportamentais e de governança de projetos, para entender a relação existente entre eles. As abordagens do estudo foram de ordem qualitativa e quantitativa, utilizando-se do tipo de pesquisa descritiva e de procedimento survey. A coleta de dados deu-se por meio de instrumento desenvolvido pelos próprios autores, com base no Modelo Conceitual de Análise elaborado. Por meio da análise dos resultados obtidos na pesquisa, identificou-se a relevância do fator comportamental na governança de projetos, vez que é imprescindível para o alcance dos objetivos e estratégias em relação às partes interessadas (stakeholders). Foi ainda possível identificar que o principal fator que influencia a governança de projetos é a Comunicação.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre a Autores:
Romário Rocha do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins – UFT. Email de contato: admrocha13@gmail.com
Julio Eduardo da Silva Menezes, Universidade Federal do Tocantins – UFT. Email de contato: julioesm@gmail.com
Contexto: Artigo apresentado no V SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade de 2016.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta