Publicado em 12/03/2014
Comunicação envolve a transmissão efetiva de informações e a interação entre os agentes transmissor e receptor. Ela é utilizada na criação de pré-condições adequadas para a motivação, o trabalho e as decisões do receptor.
A comunicação pode ocorrer de diversas formas (oral, escrita, gráfica, estática ou dinâmica etc.) e por diversos meios (papel, meios eletrônicos, verbais ou não verbais etc.).
A comunicação acontece em conversas, reuniões, encontros, seminários e conferências, bem como no intercâmbio de mensagens, opiniões e relatórios.
Uma função importante do Gerenciamento de Projetos é a comunicação entre o projeto e seu ambiente do projeto (contexto).
A comunicação por ser muitas das vezes ambígua se torna necessária a interpretação das informações com base no emissor. Nos projetos, os problemas de comunicação têm de ser detectados, analisados e resolvidos de imediato.
A capacidade de comunicação e a competência em técnicas de comunicação são habilidades importantes no Gerenciamento de Projetos.
“O gerenciamento das comunicações do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto fornecem as ligações críticas entre pessoas e informações que são necessárias para comunicações bem-sucedidas.” (PMBOK).
A Comunicação com o time de profissionais do projeto envolve as seguintes técnicas:
- Quatro necessidades básicas de comunicação: Responsabilidade, Coordenação, Status, Autorização;
- Tornar as tarefas designadas claras;
- Reunião de Status Individual;
- Coloque as reuniões no calendário;
- Reunião de revisão de Status;
- Relatório de tarefas em aberto;
- Relatório de Problemas.
A Comunicação com os gerentes e clientes:
- A melhor maneira de comunicar dificuldades é simplesmente apresentar os fatos, quanto mais cedo possível, mais fácil;
- Relatórios de Status;
- Crie um “template” (quadro demonstrativo);
- Conteúdo: Cronograma atualização, itens em aberto, etc.
- Frequência: Semanal.
Figura: Tipos de reuniões – Fonte Imagens Google www.google.com.br
Referências Bibliográficas:
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Sobre o Colunista: Luiz Cláudio de Faria Pimenta, especialista em Gestão de Projetos de Engenharia pelo IEC-PUC-MG, Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela PUC-MG, Proficiência em Língua Inglesa – Universidade de Michigan – USA, Técnico em Eletrônica pelo COLTEC-UFMG. Professor de Pós Graduação em Gestão de Projetos na Faculdade Pitágoras BH, Betim, e Contagem. Grande experiência na implantação, manutenção e melhoria contínua da norma ISO 9001, desde as definições preliminares, elaboração de todos os procedimentos da qualidade, manual da qualidade, comitê de gestão, comprometimento da alta direção e todos os processos e técnicas eficazes na implantação e melhoria contínua. Atuação em consultoria, gestão, coordenação, implantação de projetos e obras de telecomunicações, bilhetagem eletrônica, e empreendimentos técnicos.
E-mail de contato: pimenta-luiz@ig.com.br.
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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