Publicado em 07/02/2014
A história começa assim: empresa prestadora de serviços de gerenciamento ganha contrato valioso para mineradora de renome. Com o passar do tempo e desenvolvimento do escopo de serviços, falhas pontuais começam a comprometer a rentabilidade do empreendimento e a marca da empresa fica sob júdice. Mais diretamente: em alguns casos, funcionários utilizando carro com a logomarca da empresa estavam cometendo pequenos (mas graves) incidentes de trânsito dentro e fora das dependências da empresa contratante (complexo minerário).
Diante do caso exposto, real e mais comum do que imaginamos, vem uma breve e complexa análise: quais os impactos que maculam a marca e prejudicam os resultados financeiros do contrato?
Sob o ponto de vista da marca, podemos analisar 3 facetas principais: sua exposição a um fato negativo, a associação do nome a incompetência e inabilidade, por fim, desacreditação da marca para futuros trabalhos. Todo o esforço dispensado pelo setor de marketing e em seguida pelo comercial da empresa prestadora de serviços, irá ruir e ficar comprometido ou perdido, após uma sucessão de eventos pejorativos ou a um único e grave acontecimento.
Avaliando o comprometimento do contrato, temos a avaliar que: multas poderão ser aplicadas, minoração no ranking mensal da empresa prestadora de serviços, novos contratos em outras localidades podem ser comprometidos (ou até mesmo nem o convite para o processo licitatório será enviado), expulsão de membros da equipe (levando consigo o histórico do contrato), enfim, uma série de ações previstas contratualmente ou de praxe da contratante, poderão ser tomadas onde a marca e a rentabilidade do negócio sofrerão sérias perdas (talvez até irreversíveis).
Assim, ao estabelecer um contrato faça com que a comunicação interna aconteça de maneira efetiva entre todos os envolvidos da empresa. Reforce os principais pontos do contrato e as regras de funcionamento do cliente, as condições de segurança do trabalho, boas práticas e conduta profissional. Cada item levantado deve ser cuidadosamente estudado e entendido por cada membro do contrato e posto em prática. Crie indicadores semanais de acompanhamento, não deixe para tomar ação depois que algo ocorreu, o dia-a-dia dos acontecimentos demonstrará o caminho para onde a comunicação empresarial possa atuar eficientemente e eficazmente e direcionar seus esforços. Enfim, esteja presente, sua imagem e sua marca vale muito.
Pense nisso e bons projetos!
Sobre o Colunista: Ítalo Coutinho é formado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos.
E-mail de contato: contato@italonaweb.com.br / facebook.com/italonaweb
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Artigo a princípio óbvio, porém muitas vezes gestores falham por “subestimar” estes princípios “óbvios”.