Publicado em 26/03/2014
Consequências da falta de interação e qualificação de profissionais na Engenharia de Qualidade
Resumo
Uma das causas que geram problemas para uma engenharia de qualidade é a falta de comunicação entre os profissionais, pois é ela quem faz a integração das informações, aspecto muito importante no gerenciamento de projetos. A baixa qualificação dos profissionais também geram ameaças que comprometem o andamento e a elaboração dos projetos.
Introdução
Os desafios para o desenvolvimento e crescimento das empresas são pela busca de profissionais qualificados, que buscam constantes atualizações e técnicas para desenvolvimento pessoal e empresarial. As constantes inovações e tecnologias que avançam todos os anos caracterizam novos cenários e um grande desafio ao mundo da educação, ao mesmo tempo em que se revela como uma grande oportunidade para catalisar a construção de mudanças educacionais. Caracteriza-se como oportunidade quando observamos o potencial que as novas tecnologias da informação e da comunicação estão oferecendo no sentido de possibilitar um grande salto nas formas de organização, de armazenamento e de busca de informações necessárias ao processo de construção de conhecimento. Os novos mecanismos, desenvolvimentos, experiências e processos tecnológicos provocam uma revolução tecnológica em favor de uma base mais ampla de conhecimento científico e cultural e mostram a cada dia a importância de uma educação continuada e objetiva. As transformações tecnológicas criam a necessidade pela busca da educação e conhecimento na formação dos profissionais com um novo perfil de engenharia.
A comunicação é um desafio das organizações para o funcionamento e desenvolvimento das atividades empresariais. A interação e comunicação entre os profissionais da mesma equipe parecem estar a uma eternidade de Km de distância e muitas das vezes esta distância se resume a sala ao lado.
A fluidez das informações está exclusivamente aliada com a comunicação e interface da equipe, as ferramentas computacionais estão alterando nossa maneira de ser, de viver e de aprender. Isto porque as novas ferramentas e os novos instrumentos alteram a cultura ao oferecer novas formas de fazer e de pensar este fazer. A sinergia entre as equipes não pode deixar de ser uma importante ferramenta dentre as outras para o sucesso e transformação dos projetos e empresa.
A qualificação de profissionais tornou-se essencial para que os projetos atinjam seus objetivos de prazos, custos, escopo, qualidade e satisfação das partes interessadas. Assim surgiram os diversos profissionais com diversos níveis de especialização e experiência que através da aplicação de habilidades, conhecimento, ferramentas, foca suas atividades diárias nos processos de gerenciamento dos projetos a que estão vinculados.
Como interação e capacitação afetam a Engenharia de Qualidade
A comunicação eficaz permite tornar as tarefas designadas claras, identificar pendências e problemas em potencial, identificar as dificuldades, apresentação dos fatos, dar sugestões que permitem melhorar o desempenho do projeto, evitar surpresas, dentre outros.
O responsável imediato por gerir a comunicação é o gerente de projetos, ele precisa coordenar todos os recursos e esforços do projeto no sentido de entregar os resultados desejados.
O grande problema é que se a equipe de projetos não possuir um canal de comunicação aberto e informal com o gerente de projetos, provavelmente ele não será avisado quando surgir problemas ou não terá informação de status com facilidade. A falta de comunicação entre os diversos setores também torna o processo suscetível a falhas em envio/recebimento de documentos e informações diversas entre as partes envolvidas.
No que tange a qualidade do produto e à eficácia do processo, sabe-se que um produto com remendos, retalhos ou arremates jamais será o mesmo do que um novo produto, por isso a comunicação é tão importante, pois muitas vezes previne retrabalhos. O processo também irá perder sua eficácia, pois o próprio retrabalho em si tem de ser mais cuidadoso que o trabalho, em virtude de já se encontrar num ambiente diferente do trabalho e de quebrar a continuidade do mesmo, gastando mais tempo na sua execução.
A organização é o feito de trabalho de cada pessoa, órgão ou departamento, e para que a mesma cresça e alcance os objetivos desejados, é necessário interação e envolvimento de todos os colaboradores, pois, de que adianta uma equipe se esforçar enquanto outra fica na mesmice, sem colaborar, sem tomar decisões etc. À contra ponto é essencial que todas as pessoas participem, realizem as suas atividades, demarquem suas funções como um autêntico colaborador a de ser e façam em conjunto o que tem de ser feito. Assim, o gestor faz com que a empresa torne-se mais eficiente nas tomadas de decisões, por que quando há a participação de todos, fica mais interessante para a mesma integrar o desempenho a produtividade acarretando no sucesso e bem estar social. Através da participação a comunicação deliberadamente vira fator chave na organização e percebendo isso, o gestor dar um passo enorme para a busca dos objetivos.
Figura 1 – Engenharia é o todo das partes, porém compatibilizado
A necessidade de integração por parte dos colaboradores na organização é de suma importância, pois a responsabilidade de realização de determinada atividade ou serviço, faz com que o colaborador sinta-se que é útil para a empresa, e com isso o desprazer e a desmotivação tornam-se fatores supérfluos dentro da mesma, parece simples interagir de forma correta e de acordo com as vontades da organização e do colaborador, porém, o líder necessita de muito jogo de cintura para conduzir e controlar as situações.
Um problema freqüente decorrente a falta de interação é a falta de compatibilização de projetos. Esta pode induzir a erros e a custos adicionais, podendo-se levar a decisões que sejam tomadas indevidamente durante a obra, em detrimento da qualidade do produto e da eficácia do processo. Isso por que quando se tomam decisões nas etapas executivas, tais decisões sempre custam mais caro, pois na fase de execução existem a mão de obra e os materiais, que não estavam presentes na etapa de projeto. Para se colocar essas decisões em prática, geralmente há o retrabalho, que desperdiça o material já aplicado, consome mais material e gera um acréscimo de tempo de mão de obra para fazê-lo.
Já a qualificação de profissionais tornou-se essencial para que os projetos atinjam seus objetivos de prazos, custos, escopo, qualidade e satisfação das partes interessadas. Assim surgiram os diversos profissionais com diversos níveis de especialização e experiência que através da aplicação de habilidades, conhecimento, ferramentas, foca suas atividades diárias nos processos de gerenciamento dos projetos a que estão vinculados.
A necessidade de mão de obra qualificada é uma demanda de diferentes segmentos, já que o país tem crescido em ritmo acelerado.
Quem acompanha a movimentação do mercado de trabalho sabe que é preciso qualificação para conquistar as melhores vagas. Diversos setores carecem de mão de obra treinada, e para suprir essas demandas escolas especializadas oferecem cursos com diferentes opções de formação.
Em outras palavras, completa o economista Gabriel de Andrade Ivo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), “o empresário vive um dilema: é difícil encontrar mão de obra qualificada e, quando consegue, é preciso pagar um alto salário”.
Conclusão
É de grande importância que as equipes de projeto se reúnam e conversem entre si durante a elaboração de cada projeto específico, para que as interferências sejam eliminadas ou atenuadas. É por causa dessa necessidade que deve existir o coordenador de projetos, que tem como função ajudar e orientar.
A interação entre os profissionais da equipe na empresa é uma grande ferramenta para o desenvolvimento de projetos e dos processos de cada setor. Nota-se essa deficiência quando vemos tomadas de decisões erradas, projetos mal elaborados, equipe descentralizada e resultados negativos da empresa. A comunicação entre as interfaces produzem o resultado satisfatório e esperado que se deseja quando se inicia algum projeto ou etapa de construção, são simples atitudes e formas de trabalho que, alinhadas vão desencadear o produto esperado e que foi proposto. As inovações tecnológicas alavancam a produtividade e as novas formas de trabalho, mas a sinergia e a comunicação entre os grupos de trabalho não podem deixar de ser umas das etapas de um processo produtivo da empresa.
Referências
- IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS DECORRENTES DA FALTA DE COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS: FOCO EM OBRAS DE EDIFICAÇÕES. Disponível em: <http://www.getec.eng.ufba.br/Publicacoes/Teses,Dissertacoes%20e%20TCC2/TCC_Welder.pdf> Acesso em: 17 mar. 2014.
- INTEGRAÇÃO DE SOLUÇÕES. Fernando Franzini Java Blog. Disponível em: http://fernandofranzini.wordpress.com/2013/01/18/integracao-de-solucoes/> Acesso em: 10 mar. 2014.
- O uso do Planejamento Estratégico aliado ao Balanced Scorecard. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos900/planejamento-estrategico-scorecard/planejamento-estrategico-scorecard2.shtml> Acesso em: 17 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. Comunicação em Gerenciamento de Projetos é fundamental. Disponível em: <https://pmkb.com.br/comunicacao-em-gerenciamento-de-projetos-e-fundamental/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. Gestão do Conhecimento e o Gerenciamento de Projetos. Disponível em: <https://pmkb.com.br/gestao-do-conhecimento-e-o-gerenciamento-de-projetos/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. Investimento na Qualificação Profissional. Disponível em: <https://pmkb.com.br/investimento-na-qualificacao-profissional-saida-para-fazer-boas-obras/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. O Gerente de projetos e a comunicação assertiva. Disponível em: <https://pmkb.com.br/o-gerente-de-projetos-e-a-comunicacao-assertiva/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. O novo perfil dos gerentes de projetos. Disponível em: <https://pmkb.com.br/o-novo-perfil-dos-gerentes-de-projetos/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. Por onde começar? – Gerenciando Projetos. Disponível em: <https://pmkb.com.br/por-onde-comecar-gerenciando-projetos/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- PMKB – Project Management Knowledge Base. Ser ou não ser um especialista técnico? Eis a questão. Disponível em: <https://pmkb.com.br/ser-ou-nao-ser-um-especialista-tecnico-eis-a-questao/> Acesso em: 18 mar. 2014.
- Sobra falta de qualificação profissional no mercado de trabalho. Disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/10/26/internas_economia,325693/sobra-falta-de-qualificacao-profissional-no-mercado-de-trabalho.shtml> Acesso em: 17 mar. 2014.
Sobre os Autores:
Autora: Aline Inácio Monteiro é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão de Negócios pelo IETEC. Atua há 19 anos no mercado de Engenharia nas áreas de orçamento, planejamento e controle de obras. Professora no IMEC/MG nos cursos de Planejamento e controle de obras na engenharia civil. E-mail de contato: avaliarconsultoria@gmail.com
Autora: Lívia Franco Mazega é formada em Engenharia Civil pela universidade FUMEC. Atua a 4 anos no mercado de Engenharia nas áreas de orçamento, planejamento e controle de obras na empresa Tratenge Engenharia. E-mail de contato: liviamazega@yahoo.com.br
Autor: Thiago dos Santos Felisberto é formado em Engenharia de Produção/Civil pela FUMEC. Atua há 8 anos no planejamento e controle da manutenção industrial na empresa Vale. Email de contato: thiago.felisberto@yahoo.com.br
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 8a Turma de Engenharia de Planejamento do IETEC.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta