Publicado em 03/11/2014
Resumo:
Um Histograma de Recursos ilustra a distribuição do esforço de um recurso no tempo. Em gestão de projetos é uma ferramenta que contribui na análise da eficiência da distribuição dos recursos, pois através da visualização do histograma, podem-se nivelar os recursos utilizados no projeto, resolvendo os problemas de super-alocações e otimizar a utilização dos recursos.
O Que é:
Recurso são os trabalhadores, as ferramentas, os materiais e os equipamentos necessários para realizar uma atividade, bem como quaisquer facilitadores que contribuam para a realização de uma tarefa. Geralmente são classificados como mão de obra, equipamentos, material permanente, material de consumo e serviços de terceiros.
Já o histograma é uma representação gráfica da distribuição de recursos de uma massa de medições, normalmente um gráfico de barras verticais. É uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de frequência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.
Geralmente são gráficos compostos por duas linhas perpendiculares onde a altura representa o valor da grandeza, e as grandezas são colocadas na linha horizontal. Sobre cada uma levanta-se uma barra que termina na altura relativa ao valor de sua grandeza. Conhecido também como gráfico de barras.
Figura 1 – Representação do Histograma de Mão de Obra Direta empregado em um determinado Projeto
Como Se Aplica:
Para grandes projetos, uma boa prática é utilizar um histograma e uma estrutura analítica de recursos.
Histograma de recursos em projetos é utilizado para a identificação da distribuição de recursos humanos e equipamentos durante a realização do projeto. É simples de ser criado utilizando softwares consagrados como o MS-Project ou Primavera, ou até editores de planilhas com diversos templates disponíveis na internet. Analisar o histograma possibilita o nivelamento dos recursos, anulando as superlotações e otimizando os recursos. Um bom planejamento dos recursos pode muitas vezes viabilizar projetos onde a escassez dos mesmos é elevada.
Figura 2 – Histograma de recursos humanos do projeto
Figura 3 – Distribuição dos recursos conforme EAP
Mesmo sem ser um gráfico, a tabela acima é normalmente chamada de histograma de obra em de projetos em todo o país.
O verdadeiro histograma de um projeto é absolutamente dinâmico, afinal o que é verdade em um dia pode ser completamente diferente em outro devido a eventuais restrições que por ventura podem ocorrer.
NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Histograma.
Referências:
- PROJECT MANAGEMENT KNOWLEDGE <http://project-management-knowledge.com/definitions/p/project-management-body-of-knowledge-pmbok/>
- THE SPIDER TEAM Performance em projetos<http://www.thespiderteam.com/performance/index_arquivos/Page1651.htm>
- E-FÍSICA Ensino de Física On-Line<http://efisica.if.usp.br/mecanica/basico/graficos/histogramas>
- Portal Action<http://www.portalaction.com.br/content/16-histograma>
- GESTÃO DA QUALIDADE – Blog por Gianfabio<http://gestaodaqualidade-gianfabio.blogspot.com.br/>
- Blog MUNDO PROJECT – Revista Management<http://blog.mundopm.com.br/2014/04/09/plano-de-gerenciamento-de-recursos-humanos/>
Sobre os Autores:
Autor: Rafael Castro, Engenheiro Eletricista graduado pela PUC Minas, hoje trabalho como Engenheiro de Orçamentos. Sequencialmente tive acessos a documentação de clientes para elaboração de propostas técnicas, comerciais e planejamento de projetos para elaboração de metodologias de execução e planos de montagem de obras de montagem eletromecânicas. Após a conclusão da graduação e a efetivação na MILPLAN Engenharia obtive a oportunidade de elaborar orçamentos, propostas técnicas, propostas comerciais, matriz de responsabilidades e premissas básicas para a execução de obras de montagem eletromecânicas. Possuo Iniciação Científica na PUC Minas sobre Análise qual quantitativas das águas do Rio São Francisco, objetivando analisar o ph da água e a interferência e dano que poderia ocasionar no ecossistema. Fui estagiário na área financeira da Pró reitoria de Pesquisa e Pós graduação da PUC Minas, controlando gastos setoriais e controles de bolsas de Mestrado e Doutorado. Cursos realizados de Aprendizado em Elétrica Industrial e Predial no SENAI MG, MS PROJECT na Infoshot, Excel Avançado na Ambiente Office, Curso de Plano de Rigging (Levantamento de Cargas) no Instituto Opus/Sobratema. E-mail: rafael.diniz.castro@gmail.com
Autor: Bernardo Diniz, Engenheiro Industrial Mecânico graduado pelo CEFET-MG, trabalho com projetos de mineração da Vale desde 2012. Experiente na elaboração de orçamentos e estimativas de investimentos de projetos de capital em desenvolvimento pela metodologia FEL, e orçamento detalhado para processos de contratação e compra para projetos em fase de detalhamento e implantação. Também fui responsável pela gestão econômica, atuando no controle de orçamento dos projetos. Atualmente trabalho na gestão de contratos de fornecimento de equipamentos e materiais, o qual sou responsável por garantir a satisfação de todas as partes perante as obrigações acordadas em contrato. E-mail: diniz.bernardo@gmail.com
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Bem explicativo
que bom!
Excelente
Muito bom excelente aprendizado.
MARAVILHOSO MATERIAL!