Publicado em 10/10/2014
Resumo
Alcançar o sucesso em um projeto é um grande desafio para todos os gestores. Mesmo com um intenso planejamento e acompanhamento são muitos os riscos envolvidos que podem comprometer o êxito deste projeto. Muitas vezes, ao realizar o planejamento do projeto, o tempo inicial é muito otimista para a realidade do cenário. Para isso é necessário recorrermos a ferramentas e técnicas que solucione ou diminua o prazo final do projeto.
Conceito
Quando dizemos que um serviço levará certo número de horas ou dias para ser executado, significa que pela nossa experiência esta atividade normalmente gastará estas horas ou dias. Diminuir a duração de uma atividade para que ela seja finalizada em menos tempo é chamado “CRASHING”.
Aplicação
Na fase de concepção do projeto o prazo estipulado pode estar em um estado crítico de entrega. Os motivos podem ser vários, como mudança no prazo do cliente, atrasos da obra, pressão para atingir produção, aquecimento do mercado, bônus (PL – Participação Lucros) por conclusão antecipada entre outros. Esse tipo de exigência obriga a organização a acelerar o projeto, a fim de cumprir as expectativas do cliente.
Alcançar esta meta não consiste em nenhuma mágica, será preciso alocação de mais recursos (exemplo, aumento no efetivo ou estender a jornada de trabalho) o que acarretará em aumento nos custos do projeto. Em suma, “CRASHING” significa realizar gastos extras para fazer algo mais rapidamente e atingir o objetivo do projeto.
Atingir este feito pode comprometer a qualidade, os custos e até o escopo do projeto. O desafio é buscar uma redução maior possível no prazo do cronograma alocando o mínimo de custo.
O principio básico para o surgimento de um projeto é a necessidade de se obter lucros e não há maneira melhor que reduzindo os custos no projeto. Neste raciocínio podemos constatar que o momento de parar de fazer CRASHING será quando os custos se tornarem injustificáveis.
Estudando ainda mais podemos refletir “Quando não realizar CRASHING”.
- Aplicar “CRASHING” apenas nas atividades que são essenciais.
- Aplicar “CRASHING” da atividade menos custosa para a mais cara.
- Aplicar “CRASHING” numa atividade até que:
- Ela atingir sua redução máxima de tempo.
- Crie um outro caminho crítico.
- Torna-se mais custoso realizar o “crash” do que não realizar.
Figura 01 – ilustração da redução da duração
Figura 02 – ilustração CRASHING no cronograma
Exemplo:
Na figura é possível identificar o caminho critico do projeto, caminho mais longo onde a folga é igual a zero, devido a necessidade de reduzir o prazo foi decidido pela aplicação de CRASHING. Podemos constatar a redução na duração das atividades, porém, em contrapartida o custo do projeto foi comprometido. Esta empresa precisará gastar mais com incremento no efetivo.
NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Crashing.
Referências:
- BARBOSA, Marcelo S. Site Projeto Gerenciado. Disponível em: <http://projetogerenciado.com.br/crashing-em-projetos/>. Acesso em 16 de setembro de 2014.
- Equipe Project Builderem Blog Gestão de Projetos. Disponível em: <http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/categories/listings/blog-gestao-de-projetos. Acesso em 15 de setembro de 2014.
Sobre as Autores:
Autora: Ana Luisa Tarôco: Arquiteta e Urbanista graduada pela UFV no ano de 2011. Trabalha com análise de projetos e revisão de legislação desde 2011, tendo atuado na coordenação do setor responsável pela análise de projetos arquitetônicos, regularização de imóveis, loteamentos, desmembramentos e fusões de lotes. Liberação de Alvarás de Construção e Habite-se. Coordenação dos fiscais de obras. Atualmente, busca especialização na Pós Graduação em Engenharia de Planejamento – IETEC – em Belo Horizonte-MG. E-mail contato: analuisataroco@hotmail.com
Autora: Juzelma Marinques Soares: Engenheira de Produção graduada pelo UNILESTE-MG no ano de 2011. Trabalha com Planejamento de Empreendimentos desde 2007, tendo atuado na implantação de projetos na área de planejamento, acompanhamento e controle nos diversos setores como siderurgia, construção civil, mineração entre outros. Atualmente, busca especialização na Pós Graduação em Engenharia de Planejamento – IETEC – em Belo Horizonte-MG. E-mail contato: juzelma@gmail.com
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 9a Turma de Engenharia de Planejamento com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.
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