Publicado em 25/11/2014
Havia um tempo em que o chefe era alguém intocável e sobre tudo inquestionável. Ele agia de maneira incisiva, como uma chave de fenda nas organizações. Atuava sempre ajustando, reparando e a todo instante fazendo com que a máquina empresarial, jamais parasse de atuar por motivos simplórios. Hoje está metáfora sobre o chefe não se aplica mais. Atualmente o chefe precisa ser parte integrante da empresa. Se aplicarmos esta metáfora hoje, o chefe de ontem se tornou o líder de hoje que funciona como uma engrenagem máquina empresarial que é a organização. Suas características evoluíram e sua maior contribuição é a participação ativa no crescimento da empresa. Em suma expressão, o chefe de ontem precisa ser o líder de hoje.
Muito se fala sobre liderança. E saber exatamente o que significa esta palavra ajudará muitos chefes a se tornarem líderes muito promissores. Vamos ao conceito básico:
“Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.” Fonte: http://www.significados.com.br
Observe que liderança é considerada uma arte. E sabemos que toda arte de alguma forma nos fascina e encanta ao ponto de nos atrair e prender nossa atenção. Se analisarmos compreenderemos que o líder demonstra habilidades como as de um artesão que consegue fazer um tronco de madeira um bela peça de escultura. Observe um ator, que consegue representar um personagem com tanta veracidade que desperta os mais incríveis sentimentos dentro das pessoas que o assiste.
Um chefe pode se tornar líder, mas um líder não conseguirá agir como um chefe. E vou dizer a você algo que pode não ter percebido, ainda. Existe uma singular capacidade do chefe e do líder. E, o mais curioso é que esta mesma os distinguem. Você sabe qual é esta capacidade? A capacidade de relacionar se com as pessoas. Mesmo o chefe mais autocrata se relaciona, manda e alcança o que deseja. Mas esta capacidade se torna a melhor característica de um líder. Pois, é exatamente na maneira como ele valoriza o relacionamento com qualquer pessoa que o líder desperta uma reação como de um artista. E através disto consegue muito mais do que solicita. Um líder inspira seus colaboradores ao ponto deles se sentirem reconhecidos, até mesmo pelas mais simples contribuições que realizam.
O maior desafio das organizações modernas está na mudança de visão gerencial. Muitas empresas têm processos fabulosos, equipamentos de ultima geração, pessoas muito qualificadas na prestação de serviços, mas infelizmente, em alguns casos pecam por não terem líderes em suas equipes. O maior patrimônio de um empresa, sem dúvida são as pessoas. E para estas o sentimento de valorização, reconhecimento e utilidade pesa muito naquele exato momento em que ser relaciona com seus superiores. Investir em capacitação é muito importante para conscientizar os gerentes, supervisores, encarregados e cargos de confiança de que o chefe de ontem perdeu seus espaço para líder do futuro.
Pense nisto, vamos pensar juntos.
Sobre o Colunista: Rogério Mendes é formado pelo CNSD em processamento de Dados. Bacharel em Administração pela FUNCESI com MBA em Gestão de projetos pelo PITÁGORAS-BH. Atua na área de planejamento na Concremat Engenharia.
E-mail de contato: rogerio@valenet.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Muito bom! Gostei do artigo.