Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

De onde vêm os resultados? – Parte 1

Publicado em 12/07/2016

Esta pergunta tem várias respostas e todas muito precisas. Nada de acaso (exceto em casos fortuitos). Dar a conhecer algumas destas respostas e o objetivo desta nova série de artigos do Prof. Lúcio Fonseca.

______________________________________________________________________________

BARCELONA FC

  • 26 campeonatos em 10 anos
  • Maior torcida no continente europeu (58 milhões de adeptos)
  • Clube mais popular no Facebook
  • 170 mil sócios pagantes
  • Valor da marca: 3,1 bi de dólares
  • 112,7 milhões de euros em negociações de atletas formados na base (em 11 anos)
  • 2013/2014: faturamento de € 530 milhões – Lucro: € 41 milhões

COMENTÁRIO:

Muito mais que um clube de futebol, o Barcelona é uma máquina de geração de resultados que apenas “incluem” os esportivos.

De onde virão tão fantásticos resultados? Apenas do fato de possuir um elenco estrelar de jogadores? Hmmm… o Real Madrid, no período de 2001 a 2007, gastou 1 bilhão de libras para montar o time dos “galácticos” (Ronaldo, Zidane, Beckham e cia) e… ficou longe dos resultados desejados. Craques em cada posição são uma condição necessária, mas nem de longe suficiente.

O segredo do Barcelona começa a ser revelado quando tomamos conhecimento de suas Diretrizes Estratégicas, tão simples e tão poderosas quanto as que orientam as empresas mais eficazes, mundo a fora. Algumas:

(VISÃO)

  • “Temos por objetivo posicionar o clube mundialmente como sinônimo de paixão”

(MISSÃO)

  • “ Ter um time competitivo e que ainda encante a torcida”
  • ESTRATÉGIAS:
    • “Não basta ganhar, é preciso dar espetáculo”
    • “Contratação de jogadores espanhóis, brasileiros, argentinos e holandeses” (mais adequados para a estratégia de “dar espetáculo”).
  • VALORES:
    • “Formar um time competente e engajado com os nossos valores”
      (Ausência quase total de escândalos – Neymar anda testando os limites, mas ainda não conseguiu ultrapassá-los – e de exposição negativa na mídia – as últimas fotos, em festa na mansão de Justin Bieber, “jogam contra”, mas parecem ainda não ter abalado a imagem do craque, nem do seu clube).

resultado

O que vemos aqui é o velho – e imprescindível – Planejamento Estratégico, como norteador das ações necessárias para o alcance dos resultados. Vemos também em ação um dos princípios fundamentais da Gestão da Qualidade: o Cliente em primeiro lugar (tudo voltado para trazer-lhe a maior satisfação possível). E ainda o próprio Modelo de Excelência da Gestão, em que a Liderança, levando em conta os interesses do Cliente ( e da Sociedade), define Estratégias e Planos para alcançar os Resultados desejados, utilizando Pessoas capacitadas e Processos muito bem definidos. Em torno de tudo isto, antenas ligadas para captar Informações sobre o mercado e transformá-las rapidamente em Conhecimento.

Profissionalização da gestão, com uso inteligente das melhores (e mais tradicionais) ferramentas, com uma boa pitada de inovação e ousadia: estes são alguns dos segredos para a geração consistente de resultados que o Barcelona nos dá, referendando o ditado: “Quer? Então, faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva.”

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×