Publicado em 06/10/2014
O combinado não sai caro. Com certeza já ouvimos esse provérbio inúmeras vezes e está diretamente relacionado aos deveres do gerente de projetos. Definir as regras do jogo no desenvolvimento do plano de projeto e compartilhar com todos os envolvidos é importantíssimo para evitar conflitos e direcionar a equipe de gerenciamento do projeto.
Tomando como referência o conjunto de boas práticas do PMI, em quase todas as áreas de conhecimento (exceto Integração), existe o processo de Planejar o Gerenciamento daquela área de conhecimento. Parece redundante, mas planejar como o planejamento do projeto será feito é uma importante etapa que não deve ser negligenciada. Na fase de planejamento as definições de tais regras irão nortear o monitoramento e controle do projeto. Vamos citar alguns exemplos comuns para evidenciar a importância desse procedimento.
Um bom exemplo é a definição do critério de medição de avanço físico do cronograma. Definir e documentar a periodicidade das medições, como estas serão feitas e qual o critério usado na ponderação do cronograma são práticas simples que evitam conflitos durante o projeto. É comum ocorrerem discussões sobre qual o percentual de avanço físico quando uma pessoa está levando em conta peso financeiro e a outra considera a quantidade de homem-hora da atividade.
Outro exemplo, este mais comum, são as definições das métricas de qualidade. O plano de gerenciamento da qualidade descreve como os requisitos serão cumpridos e estabelece matematicamente o valor aceitável e a tolerância na medição do produto ou serviço. Esse processo precisa estar bem definido e os responsáveis devem ser rígidos na análise e medição pois qualquer valor fora dos limites aceitáveis afetarão os requisitos do produto ou do projeto.
Definir as regras, como será gerenciado, quem serão os responsáveis… Estas são atitudes simples que podem ser resolvidas com um bom fluxo de comunicação. Porém, quando não realizadas no tempo certo, podem causar sérios problemas ao projeto, com impacto direto no gerenciamento e engajamento das partes interessadas.
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, profissional pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela FUMEC com formação técnica em Edificações pelo CEFET/MG. Possui nove anos de experiência na construção civil, onde atuou em obras de infraestrutura, industrial, predial e ferroviária. Atualmente engenheiro de planejamento da PHV Engenharia, onde é responsável pelo planejamento e controle de obras comerciais e residenciais de alto padrão.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
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