Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Desperte o Gerente de Projetos que há dentro de você!

Publicado em 25/01/2016

Em 1999 o guru da gestão administrativa Tom Peters, escreveu um artigo muito interessante sobre gerenciamento de projetos: Você é Igual a Seus Projetos. Ele inicia o artigo com uma frase bastante reflexiva sobre a carreira do gerente de projetos:“Eis a equação que vale ouro para a sua carreira. Hoje é fundamental que você crie, defenda e implante projetos que sejam capazes de transformá-los numa estrela.”

gestao_projetos

Gosto muito da abordagem do Peters, ele consegue demonstrar nas entrelinhas do artigo a paixão de quem está imerso no contexto do gerenciamento de projetos. Além disso, ele ressalta a importância do gerente de projetos vender seu projeto, não no sentido financeiro, mas no sentido estratégico, para convencer as pessoas a acreditarem que ele tem um grande potencial e será um sucesso.

Acredite que existe um gerente de projetos dentro de você! Afinal a vida é um projeto e você é o gerente dela, lembre-se: Você é Igual a Seus Projetos! Então, quando você se tornar um profissional de projetos, e sua mãe perguntar o quê um gerente de projetos faz? Diga em linhas gerais, que você planeja e controla a execução de projetos, simples assim! Mas na prática, o gerente de projetos é um grande integrador, negociador, responsável pela condução e desenvolvimento do projeto por meio de estratégias, tomador de decisões, garantidor das métricas estabelecidas, mobilizador dos recursos, além de manter o foco nas metas e objetivos definidos. É conhecido como o principal responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto. Não tem como fugir, sua missão é: entregar o produto ou serviço resultante do planejamento conforme os requisitos acordados com o cliente final.

Geralmente é um profissional que tem uma boa remuneração, mas nem tudo são flores. Estar no papel de gerente de projetos não é uma tarefa fácil, a criticidade e o ambiente político que os projetos estão inseridos são fatores preponderantes para elevação da complexidade e risco, variáveis que impactam diretamente na taxa de sucesso da iniciativa.

Nas empresas que passei, presenciei inúmeros casos de profissionais com pouca habilidade e experiência em gestão de projetos, que recebiam o desafio de gerenciar um projeto, quase sempre num cenário de atrasos e inúmeras turbulências da gestão anterior. Projetos complexos somado à inexperiência do gerente parecem ser a fórmula ideal para o fracasso. Apesar da situação desfavorável, na maioria dos casos presenciei resultados satisfatórios. Provavelmente o Sr. Miagy do filme Karatê Kid diria que foi sorte de principiante, por outro lado, atribuo que o bom resultado é oriundo do típico jeitinho brasileiro de sempre acreditar que vai dar certo no final, associado ao trabalho árduo e muita dedicação da equipe. Mas cabe salientar que a certeza de que no final sempre vai dar certo, nem sempre funciona!

Saiba que quando você se tornar um gerente de projetos, seu dia de trabalho não será mais o mesmo! Boa parte do tempo você estará em busca de soluções para os problemas multidisciplinares dos projetos, pode acreditar que elas (soluções) existem! E, na maior parte das vezes, só você (gerente de projetos) será capaz de conduzir esforços para encontrá-las. Quando isso acontecer, nunca perca a oportunidade de aprender com as dificuldades, registrando o aprendizado no banco de lições aprendidas.

Para finalizar este artigo, coloco uma mensagem do Tom Peters para você: “Seu Grande Projeto, neste exato momento, está lá fora, esperando por você. Tudo o que você precisa fazer é encontrá-lo, identificá-lo e, então, criá-lo. É bastante simples… e também bastante difícil. Afinal, como reconhecer seu Grande Projeto quando você se deparar com ele? E, após reconhecê-lo, o que fazer para dar forma a esse projeto, desenvolvê-lo e transformá-lo em um Grande Projeto?”.

mauricio_abe

Sobre o Colunista: Maurício Abe, Msc, PMP, Prince Foundation. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), engenheiro de software pela UCB e graduado em Sistemas de Informação (UCB). Com 11 anos de experiência na área de gestão de projetos de tecnologia da informação com larga atuação em desenvolvimento de software. Possui certificações PMP e Prince2 Foundation. Atua como Especialista em Gerenciamento de Projetos no Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) – Projeto do Exército Brasileiro. É Docente no MBA de gerenciamento de projetos da UCB e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Evangélica de Brasília. Eleito o voluntário no ano de 2014 pelo PMI-DF. Foi diretor de Comunicação e Marketing do PMI-DF, mantenedor do blog de gerenciamento de projetos: À Procura do Projeto Perfeito. Com oito anos de experiência internacional no Japão.

E-mail para contato: mauricio@tecnologiaprime.com – Blog: http://blog.tecnologiaprime.com/blog

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×