Publicado em 02/06/2020
A determinação da linha de base se faz necessária, pois ela representa o nosso planejamento.
E como já sabemos, dificilmente a execução da obra acontece como planejado. Mas, como papel do planejador ele deve sempre estar atento do porquê as atividades não estão de acordo.
E como saber se algo está fora do planejado se não temos uma referência? O projeto está atrasado? Ta em dia? Ou está adiantado?
Para saber estas informações o planejador precisa de um referencial. Lembra que na faculdade ou na escola nosso professor sempre fazia alguma piada perguntando se algo era o que era ou estava onde estava e no fim dizia que depende? Pois é! No canteiro de obras não é diferente.
Para você afirmar algo sobre o andamento de um projeto você precisa de uma referência. Não por acaso o MS Project te possibilita criar até onze linhas de bases.
Assim, com o trabalho acumulado na linha de base posso desenvolver a Curva S do meu planejamento e compará-la com a Curva S do trabalho real acumulado, isto é, o que foi executado.
Além disso, como já dito aqui, a curva S sozinha não traz muitas informações, mas quando comparada com outras nos ajuda a gerenciar de forma mais assertiva as nossas obras ou nossos projetos.
Sobre a Autora:
Larissa Soares – Graduada em Engenharia Civil, atuou em empresas de variados portes, mas cujo foco sempre esteve na otimização dos processos e qualidade dos resultados. Foi eleita coordenado do Crea Jr -MG, um dos principais programas jovens da área tecnológica do país. LinkedIn: https://bit.ly/2zx576K
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta