Publicado em 22/12/2014
O gerenciamento do escopo inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso.
Dicas do professor Boyadjian sobre as melhores práticas para um eficaz Gerenciamento do Escopo dos seus Projetos:
1) Antes de estabelecer o cronograma de um projeto, orçamento e definição das funções da equipe, recomenda-se elaborar uma boa EAP-Estrutura Analítica do Projeto.
2) Para se elaborar uma boa EAP é fundamental termos uma clara definição de todos os requisitos de projetos, bem como uma definição de escopo, organizada com o produto especificado, premissas, exclusões, critérios de avaliação, restrições.
3) A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e o grau de detalhamento imposto no planejamento podem influenciar na composição do quadro de pessoal do projeto, pois o tipo e a quantidade de trabalho a ser realizado pode ditar quais são as competências e as quantidades de recursos necessárias para que as entregas ocorram.
4) Ao iniciar o plano do projeto, é fundamental que você defina todos requisitos necessários para se desenvolver o projeto. O cliente certamente irá cobrá-lo ao final este atendimento. Para elaborar todo o resto do plano de escopo e demais competências, é importante lembrar o time dos requisites de produto e de projeto. Isto o ajudará a ter um plano coerente às necessidades do cliente.
5) Nos processos de execução, gerencie suas restrições e verifique sempre as premissas com que se baseou para desenvolver o projeto. Sabe-se que por vezes elas mudam e geram novos impactos no projeto. Documente as mudanças e revise novamente o plano, mas não perca o foco das restrições pois são elementos de cobrança permanentes do cliente.
6) Pratique o ciclo PDCA. Ao concluir um projeto, guarde o plano na última versão como registro de um plano realizado juntamente com as lições aprendidas. Lembre-se que no futuro você poderá estar necessitando elaborar projetos semelhantes aos que você ou sua empresa tenha feito antes, assim, você poderá utilizar o mesmo modelo da declaração do escopo.
Sobre o Colunista: João Carlos Boyadjian, MSC, PMP, MBA, Graduado em Administração e Mestre em Engenharia Naval da 1ª turma de Gerenciamento de Projetos da POLI_USP. CEO e Fundador da CPLAN® (www.cplan.com.br), em 1987, Fundador do PMI®-SP (1998) e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Atualmente é Conselheiro do PMI®-SP, gestão 2014-2015. Foi mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013). Professor das seguintes instituições acadêmicas: FIA-USP, UFSCAR, IETEC, FGV, FATEC, e INPG. Administrador de Empresas USJT. Especialista em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV e Especialista em ensino a distancia (EAD) – UFSCAR. Palestrante profissional tendo realizado palestras nacionais e internacionais nos seminários e congressos do PMI® e outras entidades desde 1987. É Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos do IETEC de MG desde 1997, INPG e FATEC SP.
E-mail de contato: jcboyadjian@gmail.com – Blog: http://jcboyadjian.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta