Publicado em 23/09/2015
Os riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente.
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.
Dicas do professor Boyadjian sobre as melhores práticas para um eficaz Gerenciamento dos Riscos dos seus projetos:
7) Estabeleça uma reserva de contingência para o prazo e orçamento do projeto. As coisas raramente saem como planejado. Estabeleçam os limites de reserva e utilize a mesma quando necessário.
8) Ao elaborar a EAR-Estrutura Analítica de Riscos, considere o risco de falta de pessoal (quantidade ou conjunto de habilidades) no projeto.
9) Muitos gestores de projetos encontram problemas com falta de pessoal nos seus projetos porque esquecem de considerá-los no plano de riscos.(quantidade ou conjunto de habilidades) sobre o projeto. Nas respostas aos riscos considerem também a mitigação de alocação de um segundo integrante para executar as atividades do projeto para que este substitua o primeiro quando este faltar ou tirar férias.
10) Muitos gestores de projetos encontram problemas com falta de pessoal nos seus projetos porque esquecem de considerá-los no plano de riscos.(quantidade ou conjunto de habilidades) sobre o projeto. Nas respostas aos riscos considerem também a mitigação de alocação de um segundo integrante para executar as atividades do projeto para que este substitua o primeiro quando este faltar ou tirar férias.
11) É muito importante que você tenha certeza que seu plano de gestão de risco esteja alinhado com a estratégia de risco da sua empresa. Isso ajuda a alinhar o projeto a dar um tratamento padronizado aos mesmos tipos de riscos, mas que devem ser próprios ao projeto e por consequência uma melhor gestão dos riscos do programa.
Sobre o Colunista: João Carlos Boyadjian, MSC, PMP, MBA, Graduado em Administração e Mestre em Engenharia Naval da 1ª turma de Gerenciamento de Projetos da POLI_USP. CEO e Fundador da CPLAN® (www.cplan.com.br), em 1987, Fundador do PMI®-SP (1998) e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Atualmente é Conselheiro do PMI®-SP, gestão 2014-2015. Foi mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013). Professor das seguintes instituições acadêmicas: FIA-USP, UFSCAR, IETEC, FGV, FATEC, e INPG. Administrador de Empresas USJT. Especialista em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV e Especialista em ensino a distancia (EAD) – UFSCAR. Palestrante profissional tendo realizado palestras nacionais e internacionais nos seminários e congressos do PMI® e outras entidades desde 1987. É Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos do IETEC de MG desde 1997, INPG e FATEC SP.
E-mail de contato: jcboyadjian@gmail.com – Blog: http://jcboyadjian.com
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