Publicado em 04/08/2014
Neste mês de Agosto, estou completando um ano como colunista do site PMKB. Foi um ano muito proveitoso e produtivo. Com este, são vinte e dois artigos publicados, mais de 43.000 visualizações, com uma média superior a 3.500 visualizações por mês. Quero agradecer a vocês, amigos leitores, que tem me acompanhado nessa jornada. É muito gratificante poder trocar essas experiências com vocês e, de alguma forma, contribuir com o crescimento profissional de muitos. Aproveito para agradecer ao pessoal do site PMKB pelo convite, pela oportunidade e apoio dados durante esse ano. Estou motivado como no primeiro artigo e pronto para mais um ano de trabalho.
Mas vamos deixar essa conversa de lado e partir para o que interessa! Nesse artigo vou tratar de um assunto que é muito importante para o nosso desenvolvimento e sucesso como profissionais e fornecedores de serviços em gerenciamento de projetos – a sua diferenciação através das suas competências principais.
O termo Core Competences, do inglês, cuja minha tradução livre é Competências Principais, é emprestado da área de negócios, sendo uma das ideias que mais influenciam o mundo dos negócios hoje em dia. A Core Competences é a base que sustenta o fenômeno do Outsorcing, onde as empresas se concentram no seu negócio (competência) principal e terceirizam as demais áreas, otimizando a utilização dos seus recursos a realização de resultados.
No mundo dos negócios, a forma mais fácil de entender o conceito de Core Competence é compreender que uma empresa, para gerar resultados, se destacar e se perpetuar no mercado, precisa se diferenciar da sua concorrência fornecendo aos seus clientes uma proposta única de valor. Ficar no mercado fazendo o que todos fazem, leva a empresa a entrar na briga de preço, o que diminui suas margens e seus resultados, colocando em risco sua existência. Mas como a empresa cria essa proposta única de valor e a torna sustentável no mercado?
No seu artigo publicado em 1990 – The Core Competence of the Corporation – C. K. Prahalad e Gary Hamel afirmam que a principal fonte de propostas únicas de valor é a exploração das Core Competences de uma organização. As Core Competences determinam o que a organização pode fazer com exclusividade e excelência, dificultando que outras organizações a copiem, rápido o suficiente, para afetar a concorrência. Vale lembrar que muitos programas e projetos desenvolvidos nas empresas tem o objetivo de maximizar as suas Core Competences, alinhadas com seus objetivos estratégicos.
Agora que entendemos o conceito de Core Competences, como podemos utilizar esse conceito na nossa vida e carreira em gerenciamento de projetos? A proposta é transferir esse conceito para o gerenciamento da sua carreira, desenvolvendo a sua proposta única de valor, que o diferenciará na empresa em que trabalha e no mercado de trabalho, através da exploração das suas Competências Principais. Tudo bem! A ideia parece boa, e é relativamente fácil fazer uma lista das aptidões e coisas que você sabe fazer bem. Mas será que essa lista realmente reflete suas Competências Principais?
Para ajudar a responder essa pergunta, Prahalad e Hamel desenvolveram três temas para testar se essas coisas que você sabe fazer bem são realmente suas Competências Principais:
1- Relevância – sua competência tem que oferecer ao seu cliente algo que o influencie fortemente ao seu favor. Tem que lhe agregar valor e estar alinhada às suas necessidades. Caso contrário, essa não é uma de suas Competências Principais.
2- Dificuldade de imitação – esse tema é mais relevante para os negócios, onde entram fatores como a tecnologia empregada, processos produtivos, etc. Na carreira, você pode pensar em termos de conhecimentos e capacitação, formação específica em alguma área, especialização, alguma aptidão especial ou ainda traços da sua personalidade.
3- Amplitude de aplicação – deve ser uma competência que pode ser aplicada de diversas formas e em várias situações diferentes, abrindo várias possibilidades para o seu cliente.
Faça uma lista das suas características, capacidades, aptidões, coisas que você faz muito bem, etc., que podem ser consideradas suas competências.
Faça outra lista com as necessidades do seu cliente, que podem significar oportunidades para você. Utilize, por exemplo, os fatores e características utilizados pela empresa para fazer contratações, avaliações anuais de desempenho, promoções, etc. Se aprofunde nesta lista e descubra as competências que estão por traz desses fatores. Se for preciso, solicite auxilio a alguém do Recursos Humanos da empresa.
Pegue a primeira lista e avalie, item por item, segundo os três temas apresentados acima. Se você identificou alguma competência que atendeu aos três requisitos, ótimo! Você já identificou suas Competências Principais nas quais você deve investir suas energias para desenvolvê-las.
Se você não identificou nenhuma Competência Principal, procure na segunda lista por competências que você possa desenvolver, e trabalhe no sentido de adquiri-las. Se você não identificou nenhuma competência que já tenha, ou que possa desenvolver, talvez esteja na hora de você começar pensar em atuar em outro ambiente que permita seu desenvolvimento. Vale a pena fazer essa reflexão.
Agora que você já identificou suas Competências Principais, trabalhe para desenvolvê-las e fortalecer cada vez mais sua posição de destaque. Invista seu tempo e energia no aprimoramento das suas características que tornam essas competências fatores de diferenciação.
Para completar, faça uma lista de tudo o que toma muito do seu tempo para ser realizado, e avalie se essas atividades estão relacionadas com as suas Competências Principais. Se não estiverem, verifique se você pode, de alguma maneira, “terceirizar” a execução dessas atividades para alguém. Por exemplo, se você gasta muito tempo do seu dia em tarefas domésticas, pense em contratar uma pessoa para fazê-las no seu lugar. Concentre seu tempo e energia no que estiver relacionado com as suas Competências Principais, o que lhe trará os melhores resultados.
Pronto! Você já pode definir sua proposta única de valor, baseado nas suas Competências Principais, se diferenciando da sua concorrência e agregando valor para o seu cliente.
Diferencie-se e vença!
Uma ótima semana a todos!
Referência Bibliográfica:
C. K. Prahalad, Gary Hamel. Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, 01/05/1990. Pode ser lido no endereço: http://hbr.org/1990/05/the-core-competence-of-the-corporation/ar/1
Sobre o Colunista: Alexandre Zoppa, PMP, SpP, MSP Foundation, com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento, é engenheiro eletrônico formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP e com aperfeiçoamento em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University. É instrutor em Gerenciamento de Projetos e colunista do PMKB. Hoje atua como coordenador de planejamento Arcadis Logos. Já foi PMO na Ambev e Líder de Planejamento na ABB S.A., entre outras.
E-mail de contato: alexandrezoppa@yahoo.com.br;
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta