Publicado em 16/05/2018
Continuando a postagem anterior, duas diretrizes devem ser observadas e trabalhadas na avaliação de desempenho: a implantação e o entorno (ver Parte 1, Requisito 6.2).
Na implantação os projetos de arquitetura, estrutural, das fundações, contenções e outras obras geotécnicas devem ser dimensionados tendo por base as características topográficas, geológicas, e outras, considerando os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações oriundas de vias férreas, as características do solo, contaminações do solo, e todas as condições que possam por em risco a segurança e a funcionalidade da obra.
No entorno os projetos devem prever as interações entre as construções próximas, como a sobreposição de bulbos de pressão, rebaixamento de lençol freático e outros.
Em resumo, conhecer profundamente o terreno e seu entorno. Recomendamos que os projetistas e construtoras elaborem uma lista de verificações (check-list), para ser utilizada a cada novo projeto, facilitando e evitando erros nesta primeira abordagem.
No Requisito 6.3 – Métodos de Avaliação de Desempenho recomenda várias formas destas verificações: ensaios laboratoriais, ensaios de campo, simulações computacionais, análise de projetos, validação de protótipos, entre outros.
Gostaria de deixar um alerta para os colegas que consideram os ensaios como custos: repense sua posição!
Ensaios podem reduzir custos da obra!
Ensaios podem evitar retrabalho!
Ensaios permitem você ganhar uma demanda judicial!
Em outras palavras, os ensaios permitem que você ponha a cabeça no travesseiro e durma o sono dos justos.
Sobre o Colunista:
Roberto Guidugli, Engenheiro Civil, Especializado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e mestre pela UFMG. É consultor de várias empresas privadas e estatais. Consultor associado a Luis Borges Assessoria em Gestão. Como professor, ministra cursos in company e em vários cursos de pós-graduações (lato sensu): UFMG, Cefet-MG e Fumec, entre outros. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior.
E-mail de contato: meta@consultoresmeta.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta