Publicado em 04/01/2017
Resumo:
É importante conhecer a realidade financeira da sua empresa e ter sempre em controle as finanças, principalmente no começo de um empreendimento. Não perca as rédeas do seu negócio quando o objetivo é crescer e ter sucesso a longo prazo.
Dificuldades com finanças não é algo desconhecido, alguma vez na vida passamos por isso (tirando exceções). Uma das dificuldades encontradas é a organização e administração das finanças, que parece mais um “bicho de sete-cabeças”.
No início, as finanças da empresa são cuidadas normalmente pelo fundador junto com suas finanças pessoais. As finanças da empresa incluem: a estrutura funcional, o “budget” mensal, as possibilidades e oportunidades, os projetos, as vendas, etc.
Portanto, manter as finanças da sua empresa organizada significa ter controle. É importante saber, por exemplo:
- Qual a evolução financeira da empresa?
- As receitas e despesas estão balanceadas?
- Qual o fluxo de caixa semanal, mensal ou anual?
Com informações claras e atualizadas é possível tomar melhores decisões para o seu negócio. Manter os registros financeiros em ordem facilita a administração de relatórios, inclusive para a declaração de impostos e pagamentos.
Especificamos aqui algumas dicas simples, porém úteis:
Separe!
Manter as finanças pessoais e empresariais juntas resultarão em confusão. Pode até parecer conveniente carregar tudo num único cartão de crédito ou uma única conta bancária. Mas pelo contrário, fazer o rastreamento de gastos, recebimentos e pagamentos pode ser muito mais complicado, por exemplo. Por isso, separar as finanças é uma tarefa primordial quando se decide abrir uma empresa.
Tenha sempre em mente que para manter o controle das finanças é necessário monitorar todos os pontos relevantes, como: fluxo de caixa, despesas, receita, lucro e assim por diante.
Contabilidade
Quando se trata de software de contabilidade, há diversas soluções. O melhor software dependerá do tipo do seu negócio.
Utilizar um software de contabilidade on-line permite a visualização em tempo real – e a maioria basta estar conectado a Internet e voilà! Isso garante a flexibilidade necessária ao empreendedor.
Mas, se você ainda é daqueles que prefere tudo anotado no seu caderninho, siga em frente com esse método. O importante é manter tudo sob controle!
Contador profissional: considere a contratação de um profissional se você achar que está perdendo o controle das suas finanças, para ter uma visão mais macro ou simplesmente para delegar o trabalho de contabilidade. Mas lembre-se: nunca abdique totalmente da parte financeira da sua empresa.
Tenha um orçamento
Organização e planejamento estratégico pedem um orçamento. Muitos donos de empresas visualizam essa etapa como desnecessária, mas a importância de um orçamento assemelha-se ao valor de um plano de negócios bem feito antes de abrir a empresa.
Um orçamento não é uma ferramenta para o planejamento de “como cada centavo deve ser gasto”. Pelo contrário, você pode utilizar para auxiliar na tomada de decisões e deixá-las mais claras para a sua rotina empresarial. É necessário, por exemplo, na hora de ver se é possível aumentar seus gastos com marketing ou cortar custos de expansão para manter seus lucros seguros.
Faça um orçamento e use-os como um dos seus guias.
Conclusão
A realidade é que muitos empresários não mantém o controle de suas finanças. Alguns não sabem ou acham que entendem, outros simplesmente não gostam. Mas essa é a importância de se informar e saber que largar as rédeas de um bom controle financeiro pode significar a perda de oportunidades ou de desconhecer o fato que poderia minimizar suas despesas e maximizar seus lucros.
Mesmo se você não considera finanças a parte mais importante da sua empresa, racionalizar um processo por completo permitirá o desenvolvimento dos seus negócios e finanças de maneira bem menos complexa. E acredite, com a estabilidade dos negócios e um processo de longo prazo e sustentável valerá o esforço inicial.
Sobre a Colunista:
Diana Morgado, formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empresário a ter sucesso com a organização dos seus negócios e com um planejamento financeiro completo. E-mail de contato: dmorgado@individee.com / Site: http://br.smartbusinessplan.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta