Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Empresas de construção inovam até tijolos para ganhar mercado

Publicado em 23/06/2016

As empresas América do Sul Piso Drenante e Geobloco fazem um mergulho profundo em inovação de produtos e de processos para ganhar novos mercados. As duas fazem parte do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), fruto de uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), que já atendeu mais de 400 empresas em 17 estados (nas capitais e em polos do interior) e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, 20 empresas já participaram do projeto. O técnico Ari Vasconcelos Dantas Junior, da Gerência de Competitividade Empresarial do Sebrae Mato Grosso, destaca que o propósito do programa é aumentar o nível de desenvolvimento empresarial e a competividade das empresas participantes.

construcao

Ricardo Paro, da Geoblocos, apresenta protótipos de blocos que estão sendo desenvolvidos na empresa (Foto: Sebrae)

No caso da América do Sul Piso Drenante, os empresários Edneia e Alexandre Bosaipo estão focados em inovação da linha de produtos, especialmente no que diz respeito a cores e tamanhos das peças. Gerente de produção, Alexandre informa que estão produzindo novas cores e tamanhos de peças, incluindo revestimento de parede que estão em fase de teste. A empresa produz seis linhas com cinco tamanhos de peças. “Estamos querendo aumentar as linhas para atender novas demandas e fazer placas maiores, que são uma tendência de mercado”, ressalta.

Edneia, que é diretora da empresa e cuida da parte de mercado e relacionamento com clientes, enfatiza que vem fazendo um trabalho muito direcionado para arquitetos e acabam produzindo peças personalizadas para satisfazer o desejo de cada cliente. A estratégia da empresa inclui a participação em feiras como Edificar, Feira do Empreendedor, eventos sociais e exposição agropecuária.

O consultor da ABCP e do Sebrae Nacional, Filipe Honorato, destacou que a empresa está atendendo um público num patamar diferente dos concorrentes. A empresa comercializa os produtos em Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Ceará e São Paulo, onde estão concentradas algumas grandes empresas desse setor.

Segundo Filipe, a América do Sul Piso Drenante tem grande capacidade para exportar especialmente para a América Latina, porque congrega conhecimento técnico e inovação. “A velocidade que eles têm é muito grande comparada com outras empresas, inclusive nacionais. Eles estão criando um método para testar cores, padrões e formas, aditivos, insumos. Estão trabalhando a cadeia como um todo e negociando com fornecedores para comprar produtos de melhor qualidade e continuar inovando”, resume.

No mercado desde 2012, a Geoblocos produz blocos, pisos e canaletas de concreto. A produção diária é de 4.500 blocos e de 350 metros quadrados de piso. O empresário Ricardo Paro, também está buscando inovar. “O trabalho do PDE abre a nossa cabeça para a inovação, para sair do lugar comum e criar produtos novos para melhoria da margem de lucro da empresa e de produtos”. Ele conta que está testando uma linha de revestimento de parede e mostra algumas peças-piloto já produzidas. “Os revestimentos nos possibilitam atingir novos mercados com o mesmo maquinário e com os insumos que já temos”, constata, acrescentando que já enviou algumas amostras para avaliação de arquitetos.

Ricardo adianta sua intenção em adotar uma pegada ecológica com a produção de peças a partir de reaproveitamento de resíduos da sua empresa e também de outras. “Nesse caso, temos que trabalhar com o sistema de remessas, uma vez que as peças variam de acordo com a matéria prima utilizada”, pondera.

Outro ponto que destaca como resultado positivo do PDE, é a gestão do negócio. “Já fazia todos os cálculos, mas o PDE deixou tudo muito mais afinado”, reconhece.

Segundo o consultor Filipe Honorato, o empresário Ricardo Paro tem uma visão sistêmica do negócio, ao contrário da maioria dos empresários que não interligam o negócio à produção. “A gestão na empresa é feita de ponta a ponta e o trabalho de uma forma bastante inovadora”, avalia.

Resultados

Em Mato Grosso, oito empresas estão sendo atendidas pelo programa, com um ano de duração. Entre os principais resultados obtidos entre 2013 e 2015, estão o fomento do desenvolvimento técnico e tecnológico do segmento com as consultorias especializadas; a melhora no nível de gestão das empresas; o aumento da produtividade das empresas, principalmente no que tange aos processos produtivos; a melhora na qualidade dos produtos, acesso a mercados com rodadas de negócios, principalmente no projeto Sebrae 2014 – Indústria e também por meio de missões técnicas nacionais, tais como Concrete Show, em São Paulo, e visitas a fábricas referência no Brasil. Além disso, as empresas estão melhores preparadas para certificação dos produtos, através do Selo ABCP, e apresentam cases de sucesso devido a inovação e gestão.

Fonte: http://revistapegn.globo.com

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×