Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Engenheiro de Estruturas: quem é? O que faz?

Publicado em 15/12/2016

As construções além de cumprirem com sua função primária de abrigar, são símbolos das expressões sociais, culturais, políticas e econômicas de uma sociedade, além de ser um meio de suprir as necessidades materiais do homem, uma vez que sempre demonstraram relação direta com o poder.

São várias as obras remanescentes que comprovam a evolução da Engenharia Civil ao longo de milhares de anos, tais como as pirâmides do Egito, os monumentos da Grécia e Roma, as mesquitas do Oriente Médio, as catedrais da Idade Média, até chegarmos às grandes construções atuais.

O objetivo de um projeto estrutural é permitir que a mesma atenda à sua função básica levando em conta os critérios de segurança, isto é, sem entrar em colapso e sem causar desconfortos ao usuário (deformações e vibrações excessivas, etc.), critérios esses definidos por limites impostos pelas normas técnicas as quais devem sempre ser levadas em consideração.

Dessa forma o Engenheiro de Estruturas é responsável pela concepção, dimensionamento e detalhamento das estruturas, visando sempre a segurança (limites impostos pelas normas conforme supracitado), melhor aplicabilidade dos materiais disponíveis (inclusive no quesito sustentabilidade) e menor custo, tanto de execução como de manutenção da estrutura.

Em suma, as etapas de elaboração de um projeto estrutural consistem:

  • Elaboração do esquema estrutural: consiste na criação de uma representação simplificada da estrutura apresentada no projeto arquitetônico, em softwares de dimensionamento estrutural, contendo os elementos, conexões e apoios presentes na estrutura. Esta etapa requer bastante expertise e habilidade do Engenheiro Estrutural;
  • Definição das cargas atuantes na estrutura: as cargas são todas as forças atuantes na estrutura, ou seja, peso próprio dos materiais constituintes, sobrecarga de elementos suportados, ação de vento, neve e sismos quando aplicáveis, probabilidade de ocorrências de incêndios e explosões, dentre outras. As normas técnicas fornecem recomendações para as cargas mencionadas, cabendo ao Engenheiro de estruturas o conhecimento de seus valores e os casos a serem aplicados;
  • Cálculo dos esforços e deformações: essa etapa é geralmente automatizada tornando ou processo mais rápido e eficaz, ou seja, são utilizados softwares especializados, uma vez que é frequente a necessidade da proposição de diferentes combinações de carga atuantes na estrutura.
  • Dimensionamento dos elementos estruturais: determinados os esforços e deformações o passo seguinte consiste em determinar as dimensões de todos os elementos que irão constituir a estrutura, levando em consideração o material a ser utilizado (aço, madeira, concreto armado, etc.) e suas propriedades.
  • Detalhamento do projeto: essa é a etapa final da elaboração de um projeto estrutural, e como o próprio nome diz, consiste na elaboração de desenhos detalhados de todas as peças necessárias na construção da estrutura, bem como definição das demais informações pertinentes.

É possível perceber que se trata de uma área complexa, que exige uma dose de dedicação extra do profissional, uma vez que requer estudo constante (normas técnicas, softwares, e tecnologias de construção mudam constantemente), não sendo permitidos erros ou negligências. Dessa forma é recorrente que a maioria dos engenheiros não se interessem por esse segmento.

Enfim, diante de tanta responsabilidade, o que se espera de um Engenheiro de estruturas é a atuação responsável através do cumprimento das prescrições das normas técnicas aplicáveis, o domínio e a constante renovação dos conhecimentos necessários, com a finalidade de obter projetos de estruturas que sejam econômicas, duráveis, sustentáveis e acima de tudo seguras.

Sobre o colunista:

Vinicius Gontijo Ferreira, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC, graduado em Engenharia de Produção Civil pela FUMEC. Atuou no setor de medições em obras civis no consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa e Santa Bárbara S.A, em projeto de gestão comercial e industrial pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial – INDG. Atuando no cargo mais recente como Engenheiro Civil Calculista, realizando o cálculo de estruturas autoportantes, de concreto armado e pré-moldado, desenvolvendo projetos de empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, pontes, viadutos e passarelas, fundações de bases e equipamentos, recuperação e reforços estruturais. E-mail para contato: vgf362@hotmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×