Publicado em 29/06/2017
A entrevista de hoje do PMKB é com o Sanderson Levy Naves sobre o tema: “A logística como facilitadora de resultados.’’
1) O que o Planejamento deve sempre lembrar quando contratar Transporte para o Projeto?
Sempre deve ser considerado os riscos de transportes, a observação as normas de transporte vigente, os prazos de transito e os impactos que o transporte podem causar no percurso, bem como toda a viabilidade geométrica e estrutural das vias de circulação e do local de entrega.
2) Na sua experiência, quais foram os maiores problemas que você encontrou para Transporte em Projetos?
O maior problema que encontramos no Brasil são de caráter estruturais, nas cargas que ajudei a executar, sempre encontrávamos obstáculos e problemas com a via de circulação que comprometiam a segurança da carga e muitas vezes elevavam o transit time. Também pontuo como a morosidade em adquirir as licenças necessárias, as regras criadas por concessionarias das vias privatizadas e a baixa capacitação de profissionais envolvidos.
3) O que uma Transportadora deve apresentar para que seja a escolha certa para o Projeto?
No meu ponto de vista, a transportadora mais capacitada para cargas de Projeto, são as que contam com uma equipe capacitada de Engenharia, que tenha bons equipamentos, conservados e em perfeito funcionamento; que tenham um plano de manutenção e comprovem que são aplicados, que tenha um corpo técnico, tanto no planejamento como na operação, que tenham know how e que conheçam sobre as leis de transito, locais que permitam desvios se necessário.
4) O que a Empresa que envia mercadorias deve se preocupar do ponto de vista Legal, Fiscal e Seguros?
Deve se ter preocupação com as normas e licenças adequadas e cobrar a evidencia que estão sendo cumpridas, se preocupar com a distribuição de peso nos eixos para atender a resolução DNIT 001/2016. Fiscalmente, conferir que a sua NF contenha todos os dados como local de destino, valor total da NF, peso bruto e peso liquido, quantidade de volumes descritos na NF condizente com os volumes que estão carregados, o destaque de impostos, se há o CTe (Conhecimento Eletrônico de Transportes) e se os dados estão corretos. Sempre conferir se as apólices de seguros do transportador estão vigentes e se a franquia esta dentro do valor da mercadoria.
5) Por que Logística é muito mais além do que Transporte ? Quais as implicações?
O transporte na verdade é só uma ferramenta aplicada na disciplina de distribuição. A logística com o conceito atual é baseada na satisfação total do cliente, tanto clientes externos como internos e stalkeholders envolvidos. Isso implica na obtenção de resultados, com ganhos produtivos no tempo de execução, na entrega perfeita dos produtos, na movimentação perfeita e segura de mercadorias, no feedback.
A logística por ser parte estratégica das organizações, interage em toda empresa e em todo processo, seja no ato de suprir como no ato de desenvolver soluções fabris e na distribuição.
Clique aqui, para apresentação da palestra do Sanderson Levy Naves, realizada no dia 03/06/17, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.
Palestrante Sanderson Levy Naves e Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação.
Assista a palestra – A logística como facilitadora de resultados:
Sobre o entrevistado: Sanderson Levy Naves, Formado em Logística pela Faculdade Ined, com Pós Graduação em Gerenciamento Estratégico de Negócios (Ined) e Gerenciamento de Projetos (Pitágoras). Tem mais de 20 anos dedicados à Logística, atuando em empresas Nacionais e Multinacionais. Trabalhou em empresas na área de informática e telecomunicações, como a Clone, fabricante de teclados e mouses para computadores, e na Telemar pelo Grupo Elba. Na área de Engenharia e Construção teve passagem solida pela Delp Engenharia Mecânica, Usiminas Mecânica e atualmente na Empresa LM-Came Industria e Comercio, onde desempenha o cargo de Coordenador de Suprimentos, gerindo Suprimentos, Logística e Almoxarifado. E-mail de contato: sanderson.log@gmail.com
Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta