Publicado em 11/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Canvas de Avaliação e Ações em Crise do palestrante Peter Mello, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
1) Quais as principais dicas para a aplicação do Canvas de Avaliação e Ações em Crises? Onde pode ser aplicado? Quais os cuidados necessários?
– Em situações do dia-a-dia de uma empresa, ou na criação de um novo negócio, é comum falarmos do Canvas de Negócio (“Business Model Canvas”) e – dependendo do momento da empresa – pode ser interessante realizar outros canvas, como por exemplo um Canvas de Estratégia para examinar como atingir os objetivos do negócio no médio e longo prazo, ou o Canvas de Projetos para definir que ações precisam ser realizadas para cumprir estes mesmos objetivos.
– O Canvas de Avaliação e Ações em Crise é uma forma de revisitar diversos documentos da empresa, inclusive seu Canvas de Negócio, os planos ou canvas de projetos, a sua estratégia, e assim por diante. Uma vez que detectamos desvios claros entre o que imaginamos orginalmente (em relação ao negócio, estratégia e projetos), podemos então executar uma reunião com equipes de todas as áreas da empresa para realizar uma ampla avaliação do que pode estar acontecendo ou vir acontecer em breve. Assim, a empresa levanta informações de cunho histórico (como outros planos e indicadores atuais) e começa a reavaliar pontos fortes e fracos de seus planos anteriores, bem como avaliar as oportunidades e ameaças que estão próximas de ocorrer por conta da crise que se forma.
– É importante perceber que em um momento de crise como a atual pandemia, o que é um gravíssimo problema para diversas pessoas e empresas, podem na realidade se manifestar como oportunidades para outros.
2) Quais as principais diferenças entre o planejamento tradicional e o planejamento com o uso do Canvas?
– Uma das principais características é a troca do “detalhe” de cada etapa do plano por um processo iterativo e interativo com várias pessoas, podendo envolver cliente, fornecedores, equipes, diretorias e muito mais. Assim, simplificamos o planejamento pois todos estarão “envolvidos” com seus pontos fortes e fracos, ao invés de se manter um longo documento estático que poucas pessoas de fato vão conhecer.
– Com um processo de co-criação e validação com várias pessoas, muitas situações de entendimento dúbio sobre alguma parte de um projeto ou negócio são discutidas em grupo, facilitando a criação de sinergia entre os envolvidos e melhorando a comunicação.
3) Quais os objetivos e benefícios do CAAC? As empresas brasileiras já adotam essa ferramenta para se prepararem para uma possível crise?
– O CAAC é um “método” ou “processo” para apoiar a identificação de soluções de curto, médio e longo prazo para os problemas identificados com a crise; e também serve para apoiar a identificação de oportunidades que precisam se transformar em ações da empresa. Uma crise como a atual pode significar para certas empresas uma real necessidade de não só ajustar seus produtos e serviços para o momento em questão, mas até mesmo para o instante em que as coisas começam a voltar ao normal.
– O CAAC é um de vários modelos de avaliação de riscos e apoio à tomada de decisão; outros modelos podem estar sendo utilizados em seus formatos “papel” ou com ferramentas de terceiros, mas para os usuários do Kanvas Cards, nossa avaliação é que esta ferramenta é pouco utilizada pois muitas empresas nem mesmo tinham estratégias ou planos de negócio formais antes e então estão primeiro aplicando os modelos mais populares de apoio ao planejamento: O Canvas de Negócio, o Diagrama de Estratégia, os Canvas de Projetos.
– O fato de ser pouco utilizada não desfaz a sua importância, mas é um indicativo de que muitas empresas não só estão sofrendo com a crise, mas estão despreparadas para buscar oportunidades neste momento crítico.
4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
– Os modelos de canvas tem se popularizado para todo tipo de negócio. Este modelo reúne noções importantes sobre gestão de pessoas, entendimento sobre o negócio, definição de estratégias e levantamento de riscos. E ao se sair do “momento análise” para a “definição de ações”, este canvas pode ser visto como um “portfólio de projetos em momento de crise”, pois seu principal resultado é a listagem de diversas ações de curto, médio e longo prazo que precisam ser realizadas para garantir a sustentabilidade do negócio. Qual é a melhor forma de se transformar ações em resultados que não a realização de projetos para este fim?
– Outras informações sobre o CAAC estão resumidas na própria página do modelo, em http://kb.kanvas.cards/caac-pt e a melhor forma de aprender é com a criação de sessões ao vivo, reunindo membros de uma empresa ao redor de uma análise crítica e criação de ações de resposta! Isso é Canvas de Análise e Ações em crise.
IMPORTANTE: Este é um modelo longo e relativamente complexo. Para tirar o máximo benefício é necessário prática e experimentação. Neste processo, a empresa poderá inclusive definir melhorias ao Canvas que são peculiares ao seu negócio! Ou seja: não deve-se usar o CAAC como um único modelo restrito e pré-determinado, mas sim transformá-lo para suas necessidades em um ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir).
Sobre o entrevistado:
CEO Dyress Corp. Ganhador do Prêmio do PMI de Excelência em Gestão de Projetos em homenagem ao seu fundador Eric Jenett (2009); Finalista do MIT Bootcamp para Inovação e Empreendedorismo (2018); Startup de Destaque – Sinfor (2018); Suportes do Governo de NYC (Aceleradora 2020 Startup) e AWS (Amazon) e Conselheiro Mr. Russell Archibald (membro fundador do PMI, N#6) – E-mail: peter.mello@dyress.com / Linkedin: http://bit.ly/2RIVrxY
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