Publicado em 30/03/2017
Uma série de entrevista do PMKB é com o Administrador Pedro Guerra que fala sobre o tema: “Os projetos de Engenharia sem papel: é possível? Documentação técnica de engenharia: porque é diferente e como gerenciar reduzindo o consumo de papel.
1) Quais as diferenças e especificidades dos sistemas de controle de documentações voltados para engenharia (EDMS – Engineering Document Mgmt. System)?
Sistemas de controle de documentos voltados para engenharia são sistemas GED em sua essência, portanto não é raro ver empresas vendendo soluções GED como EDMS.
É importante destacar que documentos técnicos exigem tratamento especial devido a alguns fatores:
– Temporalidade associada ao tempo de vida do ativo;
– Tamanho físico dos documentos;
– O documento está sempre sujeito a alterações à medida que projetos e manutenções ocorrem;
– Documentos devem estar disponíveis para manutenção corretiva e operação;
– Custo do documento de engenharia (HH necessário para produzi-lo).
Os sistemas de controle voltados para engenharia devem permitir a visualização de documentos CAD e híbridos, a integração com outros sistemas de engenharia além de oferecer recursos de controle para a área de planejamento.
No Livro “GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos”, Roquemar Baldam et ali diz que “são sistemas de uso mais restrito ao pessoal que trabalha diretamente com documentos técnicos. Normalmente, só eles entendem a extensão e profundidade da real necessidade dos itens anteriormente citados”.
2) Qual a importância e o benefício da ferramenta EDMS para a área de planejamento em projetos de engenharia?
Quando amparados por metadados voltados ao planejamento e controle, estes sistemas se tornam importantes ferramentas de apoio à gestão do projeto, permitindo controlar as entregas e atrasos da engenharia de forma quantitativa, qualitativa e até gráfica.
Implantei soluções que permitiam ao Planejamento extrair curva S de engenharia, ponderada por homem-hora e A1 equivalente. Essa informação era utilizada por todas as áreas do projeto para gestão de contratos, contratação de fornecedores de materiais e equipamentos, planejamento de montagem e reporte executivo.
3) Em que é vantajosa a troca da “documentação 2D” para a evolução de tecnologias de design 3D?
A produção de projetos de engenharia 3D traz inúmeras vantagens, principalmente no que tange a antecipação de interferências de montagem e uma melhor consolidação de listas de materiais de projeto.
Entretanto, apesar da forte presença da engenharia 3D, algumas disciplinas como civil e montagem eletromecânica ainda necessitam de cortes 2D e desenhos isométricos. Outros documentos como memórias de calculo, memoriais descritivos, requisições técnicas, dentre outros, não tendem a ser substituídos pelos avanços do 3D.
4) Com base nos temas discutidos, como você visualiza o futuro do papel em relação à documentação técnica de engenharia em projetos e operações? Por quê?
Existe uma forte tendência de redução do uso de papel em projetos e operações, inclusive com o uso de tablets, mas nem mesmo por isso eu diria que o papel tem seus dias contatos.
Clique aqui, para apresentação da palestra do Pedro Guerra, realizada no dia 14/05/16, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.
O palestrante Pedro Guerra e Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação.
Assiste a palestra:
Sobre o entrevistado:
Pedro Guerra, Gerente de projetos com 17 anos de experiencia profissional em operações, projetos de sistemas e infraestrutura de tecnologia da Informação e projetos de transição em BPO no Brasil e exterior. Atuação fortemente na especificação e implantação de sistemas pra projetos de investimento (CapEx), nas áreas de engenharia, materiais, planejamento, custos (estimativa e controle). saúde e segurança e meio ambiente. Implantei soluções GED em projetos de grande porte da Vale, participando efetivamente da especificação do GED Engenharia.
Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Pedro, boa tarde!
Ótima palestra, gostei muito dos pontos abordados dentro do Universo da Documentação Técnica de Engenharia e também sobre suas experiencias na área.
Um ponto, uma sugestão ou um próximo assunto se for relevante, falar sobre a estrutura dos projetos, pois hoje por experiencia e uma grande dificuldade por parte dos usuários de GED’s e até mesmo Redes internas e nuvens!