Publicado em 02/03/2017
Nossa entrevista desta vez é com o Eng. Leonardo Aleixo fala sobre a importância da Engenharia de Custos e Orçamento.
1- Apresentação
Fale um pouco sobre seu dia-a-dia, com que tipo de projeto trabalha, como a Engenharia de Custos e Orçamento faz parte, o que você tem visto de mais certo e pontos de melhoria.
Trabalho em uma multinacional Finlandesa na área de tecnologia de mineração chamada Outotec. O nosso foco é a utilização sustentável dos recursos naturais através da otimização de processos, aumento de produtividade, eficiência energética, tratamento de água, etc. A Engenharia de Custos e Orçamentos é o meu dia a dia, porque sou responsável pela orçamentação de soluções que incluam varias tecnologias agrupadas (pacotes EPC – Turn Key). Devido ao alto risco de fornecimentos multidisciplinares e experiências negativas em alguns fornecimentos de grande porte, a definição de processos claros e confiáveis na orçamentação hoje é uma prioridade e estamos desenvolvendo constantemente ferramentas que garantam a assertividade desde a fase de vendas.
2- Entrevista
2.1) Muito se fala em Orçar corretamente, às vezes é até feito, mas por que ainda perdemos dinheiro?
No meu ponto de vista, perdemos dinheiro porque menosprezamos a estapa de estimativa deixando alguns “gaps” dentro das especificações e normas aplicáveis, utilizando referências e índices que não são aplicáveis a todos os casos. Outro problema é que quando temos uma estimativa bem feita, dentro de um conceito pré-definido de implementação de projetos, durante a execução seguimos premissas diferentes sem a devida análise de impactos.
2.2) Quais são elementos chave para construir um orçamento realista para projetos de Engenharia e Construção?
– Conhecimento profundo do escopo incluindo todas especificações e normas aplicáveis a RFQ;
– Análise de interfaces;
– Engenharia de orçamentos sólida;
– Precificação com valores unitários atualizados;
– Plano de implementação e estimativas de horas por uma equipe de especialistas com experiência compatível com o grau de dificuldade do projeto;
– Analise Risco, etc.
2.3) Como a Engenharia de Custos atua para garantir cumprimento de qualidade, segurança, custo, escopo e prazo?
É a base do projeto, quando algum custo relevante não é considerado, imediatamente a gerencia de contratos irá tentar otimizar todas as etapas para cobrir este “furo de estimativa”. Estas otimizações podem comprometer diretamente na qualidade do projeto. Em termos de segurança a legislação atual é rigorosa, o que gera custos principalmente com equipes especializada, EPI’s especiais e o fator de produtividade que está por sua vez afetado com os requisitos de trabalho em altura, confinado, etc. Escopo e prazo estão tao intimamente ligados a Estimativa de Custos e Orçamentos que na maioria das literaturas sobre gerenciamento de projetos não são separados os assuntos de planejamento e orçamento porque formam uma disciplina unificada.
2.4) O que podemos prever de novidade para se orçar e controlar custos corretamente os projetos nos próximos anos?
Com o avanço tecnológico é difícil falar sobre futuro. Um futuro que já é presente, é o uso das tecnologias de informação como projetos em 3D que geram as listas de equipamentos e materiais, escanamento 3D de plantas “brownfield” para identificação de interferências, softwares avançados para estimativas, etc.
3- Mensagem final
Com tanta informação disponível, o mercado não suporta mais profissionais que se fecham no seu mundinho de conhecimento especifico em alguma área sem compartilhar e absorver novas informações. Temos que interagir ao máximo com profissionais da área, clusters como faculdades, associações, etc. O profissional da área de Engenharia de Custos e Orçamentos deve ser dinâmico, ter visão holística, raciocínio lógico, possuir experiência nos processos produtivos que trabalha, organizado, gerenciar equipes multidisciplinares e trabalhar sobre pressão.
Sobre o entrevistado:
Leonardo Henrique Aleixo, Profissional com 15 anos de experiência em Orçamentos e Vendas de CAPEX (investimentos) nas áreas de Mineração, Petroquímica, Papel e Celulose, Hidrogeração, etc. Especialista em projetos Turn-Key / EPC. E-mail de contato: lhaleixo@gmail.com
Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.