Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Engenheiro Ali Zeitoun fala sobre custos diretos e indiretos em Montagens Eletromecânicas

Publicado em 22/02/2024

Os custos em montagens eletromecânicas são um aspecto fundamental a ser considerado durante todo o processo de desenvolvimento e produção. Desde a aquisição de componentes até a montagem final, cada etapa envolve custos diretos e indiretos que impactam diretamente o resultado final.

Gerenciar eficientemente esses custos é essencial para garantir a viabilidade econômica do projeto, maximizando a qualidade do produto final e mantendo a competitividade no mercado.

Para explicar mais sobre custos diretos e indiretos em montagens eletromecânicas, confira a seguir a entrevista com o Engenheiro Mecânico Ali Ghassan Zeitoun:

 

1) Qual é um conjunto de custos diretos e indiretos comum em Montagem Eletromecânica que os orçamentistas acabam negligenciando?

Ali: Nestes 20 anos em que trabalho em Montagem Eletromecânica, como Gestor e recentemente na área de Orçamento, identifiquei falhas orçamentarias nos custos diretos e indiretos: em relação a mão de obra, pois, houve negligência no atendimento dos requisitos contratuais solicitados pelo cliente e falta de estudo para contratação, por exemplo, de equipamentos. Muitas vezes a atividade necessitava de um equipamento com maior capacidade de içamento de peças e, contratava-se um equipamento com capacidade inferior. O prazo curto para a entrega de um orçamento que atenda as necessidades do cliente em iniciar uma obra, também contribui para que ocorra falhas na proposta, no entanto, cada dia se faz necessário estudo para entendimento e atendimento, com o mínimo de falhas ou negligência possível, de todos os requisitos contratuais proposto pelo cliente e que estão cada vez mais rigorosos para a execução de um projeto.

 

2) Quais são as dificuldades para levantar custos diretos e indiretos em Montagens Eletromecânicas?

Ali: A comunicação de informações precisas por parte do cliente e a falta de experiência e conhecimento do orçamentista são as dificuldades que, a meu ver, geram mais revisão de proposta de orçamento. A maioria dos orçamentistas não tem em sua vida profissional a oportunidade de acompanhar em campo a execução do projeto orçado por eles, essa vivência de campo ajudaria muito, na realização de orçamentos de projetos futuros. Junte-se a isso, a falta de comunicação e envolvimento dos demais setores necessários para a realização de um orçamento, com demora e falhas na informação dos itens necessários para o projeto, além de atrasos, geram retrabalho e negligencias ao longo do processo. E por fim, a imprecisão das informações constantes na proposta do cliente que faz o orçamentista ter um maior trabalho, como consultar dados de área na planta ou saber qual o diâmetro correto de um eletroduto por onde passarão os circuitos e assim, conseguir maior precisão dos custos necessários para a execução de uma atividade.

 

3) Por que levantar custos diretos e indiretos em Montagens Eletromecânicas é sempre um desafio? Como mitigar esse problema?

Ali: Na maioria das empresas os orçamentistas são especialistas apenas em uma determinada disciplina, por exemplo: orçamentista mecânico. Ao realizar um projeto utiliza seu amplo conhecimento em montagens de equipamentos mecânicos, no entanto, ao se deparar com o orçamento de montagem de itens da disciplina de elétrica, apesar de seu amplo conhecimento, faz uso somente de índices de mão de obra e isso reflete diretamente nos custos indiretos do projeto. Um primeiro passo para a mitigação dessa dificuldade com custos, é a capacitação dos orçamentistas nas áreas em que não têm domínio, para melhorar a assertividade nos custos do projeto.

 

4) Quais são as bases de referência para estimar custos diretos e indiretos em Montagens Eletromecânicas?

Ali: Geralmente, para custos diretos, a maioria das empresas utilizam índices de montagem para cada disciplina, informações sobre acordos sindicais do local onde o projeto será executado, despesas com EPI (Equipamento de Proteção Individual), despesas com alimentação e transporte, despesas com exames médicos admissional e periódico, hospedagem para colaboradores deslocados de outra região e, por fim, custos de folga de campo, dependendo da categoria e da distância da residência destes colaboradores e o projeto.

Em relação aos custos indiretos, existe uma variação entre as empreiteiras, pois algumas estimam estes custos até um limite de 30% sobre o custo direto e outras, por sua vez, baseiam os custos indiretos de acordo com cada disciplina necessária para a execução do projeto.

 

5) O que falta na formação dos orçamentistas para que eles estimem corretamente custos diretos e indiretos em Montagens Eletromecânicas?

Ali: Os Orçamentistas precisam além da formação universitária, que normalmente vem da área de Engenharia, realizar cursos voltados para a área de orçamentação através de pós-graduação, cursos de especialização ou extensão, para que os provoque à busca de conhecimento e melhoria da função executada por eles.

 

Conheça mais sobre a Pós em Engenharia de Orçamentos & BI da PUCMinas: clique aqui.

 

Sobre o Engenheiro Mecânico Ali Ghassan Zeitoun:

Engenharia Mecânica (Centro Universitário de Maringá – Unicesumar)

Engenharia de Produção (Centro Universitário de Maringá – Unicesumar)

Pós-graduação em Avaliação, Perícias de Engenharia e Gestão de Contratos (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC)

Certificação PMP desde dezembro/2020

Experiência de 20 anos e Montagens Eletromecânicas na área de Planejamento, Custos, Orçamentação e Gestão de Contratos

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ali-zeitoun-pmp%C2%AE-836b4396/

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×