Publicado em 06/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Gerenciando projetos nos próximos 20 anos do palestrante João Carlos Boyadjian, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
De forma geral, as empresas brasileiras gerenciam seus projetos com eficiência? O que é preciso para melhorar?
Não é possível afirmar a nível Brasil, mas muitas pessoas foram treinadas e muitas empresas tem PMO’s (escritórios de gerenciamento de projetos) o que vejo é que muitas pessoas e empresas estão um pouco confusas sobre o que utilizar de ferramentas para gerenciarem bem seus projetos. Há muitas ferramentas computadorizadas e vejo que há constantes mudanças delas, o que leva aos funcionários a desmotivação no gerenciamento. Há necessidade de perpetuar a maturidade através de constantes treinamentos e análise de lições aprendidas para mantermos a melhoria contínua e mantermos a eficiência.
As empresas estão preparadas para as possíveis mudanças?
Ninguém está preparado quando riscos desconhecidos surgem. Há de se repensar um novo mundo que está em transformação.
Quais são as maiores tendências para o gerenciamento de projeto para os próximos 20 anos?
Sem dúvida nenhuma estamos caminhando para um processo cada vez maior de automação de ações, mas para isto precisamos de projetos que recriem bancos de dados para se valer da automação. Novas formas de trabalho a distância carecem de melhorias nos processos de comunicação e o compartilhamento de dados.
Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
Penso em contribuir para que os Gestores de Projeto reestudem todos os seus projetos e priorizem suas ações com o mundo em crise econômica. Novas priorizações e análises de como evoluir com os projetos neste ambiente.
Sobre o entrevistado:
Fundador do PMI-SP e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Foi mentor da fundação do PMI-MG – Pantanal e Armênia. Na area de Gerenciamento de Projetos é membro do PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE-PMI (1982) – Divisão Brasil de São Paulo e registrado nos EUA 1987. Certificado como professional PMP – Project Management Professional PMI. Em Gestão da Produção é membro da APICS-EDUCATIONAL SOCIETY FOR RESOURCE MANAGEMENT.
Professor das seguintes instituições acadêmicas: FUA-USP,/ESALQ, FGV, FATEC e UFSCAR. Mestre em Engenharia Naval da 1ª turna de Gerenciamento de Projetos da PoLI_USP. Administrador de Empresas com a especialização em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV.
Autor de diversos títulos na area de Gestão de Projetos e palestrante nacional e internacional. É president do Fundo nacional Armênia e executivo da JCB Management. Email para contato: jcb@jcbmanagement.com.br e Linkedin: https://www.linkedin.com/in/boyadjian/
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta