Publicado em 12/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Gestão de Programas em ambiente VUCA do palestrante Farhad Abdollahyan, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
1) Quais são as principais características presentes no ambiente VUCA?
A sigla VUCA em inglês ou VICA em português é facilmente entendido com exemplos da panorma atual:
Volatilidade – mudanças bruscas das tendências como exemplo podemos falar do mercado de petróleo no qual uma concorrência entre protagonistas (Rússia et Arábia Saudita) fez cair os preços e quando estabilizou, veio a pandemia e torno os preços negativos. Empresas como Petrobras foram duramente impactadas e seus projetos perderam o norte da avaliação de viabilidade econômica.
Incerteza – o planejamento virou algo extremamente difícil, e até inútil, face às incertezas. Fora a pandemia, ponto fora da curva, podemos falar de mudanças climáticas e guerras comerciais que de um dia para outro tornam projetos no portfolio e em fase de implantação inviáveis.
Complexidade – O mundo ficou extremamente complexo e a gestão do engajamento das partes interessadas se tornou muito mais importante que escopo, cronograma ou orçamento dos empreendimentos.
Ambiguidade – As premissas e requisitos de projetos são cada vez mais ambíguos o que torna o desenho das soluções muito mais difícil de acertar.
2) De que forma os gestores podem se preparar para gerenciar seus projetos nesse cenário?
A resposta pode ser a agilidade organizacional, ou seja, escalar e disseminar o modelo mental ágil em toda a organização e não apenas nas áreas orientadas a projetos e programas. A gestão de riscos e incidentes se tornam muito mais importantes que antes.
3) Quais competências as empresas e seus gestores devem possuir para sobreviver e se tornarem competitivas nessa nova era?
Darwinismo vai virar a filosofia dominantes, os gestores que são mais resilientes com grande poder de adaptação serão valorizados.
4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
A Pandemia é um exemplo por excelência do mundo VUCA. Podemos dizer que a história do século 21 será contada em duas eras : antes e depois da pandemia. Certamente temos um mundo muito mais volátil, incerto, complexo e ambíguo com advento do novo Corona vírus. Não sabemos ao certo quando ou se o mundo voltará a “normal”.
Sobre o entrevistado:
Doutorando e Mestre em Administração e Master in Project Management. Possui diversas certificações profissionais. Tem mais de 35 anos de experiência profissional em diferentes indústrias (Agronegócios, varejo, Governo, vestuário e High-Tech) em diversas funções (Marketing, Compras, Finanças e Sistemas, Consultoria, GP e Treinamento). Atua como consultor na Cyrus Associados e assessor de prática de GP na UNOPS. É docente em cursos de MBA (FGV, UFRJ e FIA). É coautor de "Gerenciamento de Custos em Projetos", "Casos Brasileiros …", "PMO- Escritórios de Projetos, Programas e Portfolio na Prática" e “Gower Handbook for Programme Management”. É colunista na revista Mundo PM. Participou na elaboração de OPM3®, Standard for Portfolio Management 3d Edition e atualmente está no Core Team de PMI Practice Guide for Benefit Realization. E-mail: farhadak@me.com e Linkedin: https://www.linkedin.com/in/farhadabdollahyan/
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta