Publicado em 10/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema GP em projetos de capital do palestrante Ítalo Coutinho, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
1) Quais os pontos críticos que um Gerente de Projetos precisa estar atento para administrar um projeto de capital?
Os Projetos de CAPEX envolvem valores consideráveis de investimento e qualquer desvio pode vir a inviabilizar economicamente o empreendimento. É necessário que o Gestor de Projetos crie mecanismos eficientes de controle do orçamento e o desembolso dos recursos financeiros.
2) Qual a principal diferença entre projetos tradicionais e projetos de capital?
Projetos e Capital geralmente têm um ciclo de vida mais extenso e completo, são mais projetos e subprojetos dentro do projeto principal. Enquanto um projeto por si tem início, meio e fim, o projeto de Capital pode ter etapas e portões de decisão que irão dar sequencia ou não nos investimentos.
3) Os projetos de capital estão sujeitos a mais riscos que os projetos tradicionais?
Por ter mais etapas no seu ciclo de vida, o Projeto de Capital tem tendência em ter mais riscos, tanto como ameaças como oportunidades também Por isso é muito importante que o Gerente de Projetos faça o mapeamento correto dos riscos e um correto plano de respostas.
4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
Sabemos que muitas empresas estão paralisando seu plano de investimentos e consequentemente muitos projetos de Capital ficarão aguardando o momento certo para serem implementados. Isso em um primeiro momento traz uma preocupação grande, pois já está gerando diminuição de projetos e negócios, mas em um segundo momento as empresas precisam se preparar para a retomada. Nosso objetivo na palestra é entender a dinâmica dos projetos de expansão ou de Capex, com isso estudar como devemos nos preparar quando tudo se normalizar.
Sobre o entrevistado:
Ítalo Coutinho – Engenheir, PMP. Graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Pós-Graduado em Logística Empresarial. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista sobre Gerenciamento de Projetos, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB – Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME); PMI; AACE e IBAPE-MG. Revisor do “PMBOK Construction Extension 2015” a convite do PMI Global.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta