Publicado em 01/08/2014
A partir de hoje no PMKB, começamos uma série de entrevistas com profissionais da área de Gestão de Projetos.
A primeira entrevista acontece com o Rodrigo Thahira – Leão Alimentos e Bebidas – Coca-Cola. O tema é sobre a importância e boas práticas de Planejamento Estratégico, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas nas indústrias.
1) Qual a relação entre Planejamento Estratégico, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas?
O processo de Planejamento Estratégico, ao definir os objetivos e metas que a organização deseja alcançar, necessita de mecanismos para viabilizar a implantação/execução da estratégia e seu monitoramento e controle.
A Gestão de Portfólio responde a essa necessidade provendo método para selecionar e priorizar as iniciativas versus os recursos disponíveis (pessoas, financeiros, materiais, etc.) com o objetivo de ter o melhor conjunto de iniciativas (projetos, programas e/ou operações) que contribua para a estratégia da organização (fazer o trabalho certo) bem como monitorar e controlar os efeitos dessas iniciativas no plano estratégico.
A Gestão de Programas, ao coordenar uma série de projetos inter-relacionados visando à entrega de resultados e benefícios, também está intimamente relacionada ao planejamento estratégico visto que a gestão eficiente dos programas viabilizará o objetivo estratégico ao qual esteja ligado.
2) Como as indústrias podem tirar proveito da Gestão de Programas e Gestão de Portfólios?
As indústrias podem se beneficiar dessas práticas de gestão ao aperfeiçoar o uso de seus recursos e a priorização das iniciativas que mais irão contribuir para sua estratégia de longo prazo. Ao definir quais são suas iniciativas prioritárias e gerenciá-las de forma coordenada, o processo de tomada de decisão e de comunicação fica muito mais claro para organização em todos os seus níveis.
3) Quais são boas práticas para Gestão de Portfólio para uma indústria?
É uma pergunta difícil de responder, pois cada organização tem um nível de maturidade distinto e por consequência diferentes necessidades. Porém creio que algumas práticas são base para qualquer organização: processos definidos, critérios e regras conhecidas pela organização e um bom processo comunicação.
4) O que o setor público pode aprender com a iniciativa privada em se tratando de Gestão de de Programa?
Hoje temos diversos casos de sucesso no setor público em gestão de programas como Banco Central do Brasil, Governo Estadual do Espírito Santo, Prefeitura de Vila Velha e o Banco de Desenvolvimento de MG como também temos excelente casos na iniciativa privada como Embraer e Samarco.
Devido a esse cenário, creio que não seja justo dizer o que um setor pode aprender com outro, mas prefiro citar alguns pontos que podemos melhorar independente da área de atuação:
– Reforçar o conceito de gestão de programas, que é muito além de um conjunto de projetos gerenciados de forma conjunta, e que engloba principalmente a gestão de benefícios;
– A visão clara de papel e responsabilidade de um gestor de programas dentro de uma estrutura de gestão;
– Entendimento das áreas de negócio em relação à importância da gestão de benefícios e a necessidade de accountability.
Rodrigo estará no PPM Summit, de 12 a 14 de agosto de 2014 no Rio de Janeiro, clique aqui e saiba mais sobre o evento.
Sobre o autor: Rodrigo Thahira é gerente do PMO Corporativo da Leão Alimentos e Bebidas, sendo responsável pela Gestão de Portfólio e pela disseminação da cultura de Gestão de Projetos na organização. Graduado pelo programa PMO MASTER CLASS em 2011, certificado PfMP, PMP, PRINCE2 e HCMBOK, é formado em Engenharia Elétrica pela FEI, possuiu MBA em Gestão Empresarial e PÓS-MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos pela FGV. Com 12 anos de experiência em ambientes de Gestão de Portfólio e de Projetos, atuou em empresas como Avanade, Accenture, Capgemini e Brasilprev.
E-mail de contato: br.linkedin.com/in/rthahira/pt
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta