Publicado em 04/12/2013
Orientação para resultados significa focar a atenção da equipe em objetivos importantes para conseguir resultados otimizados para todas as partes interessadas. O gerente do projeto tem que garantir que os resultados do projeto satisfaçam as partes interessadas relevantes. Isto também se aplica a quaisquer alterações acordadas durante o curso do projeto. Muito embora focando a sua atenção nos resultados, ainda assim o gerente do projeto precisa manter uma conscientização e reagir a quaisquer problemas éticos, legais, ou ambientais que afetem o projeto.
Foco em objetivos importantes
Fonte: arielnobrecoaching.com, 2013
Os resultados do projeto podem ser agrupados em resultados do projeto, resultados do cliente, resultados das pessoas, e resultados aplicáveis a as partes interessadas. Desta maneira, os diferentes resultados exigidos pelas várias partes interessadas podem ser definidos no início do projeto. O gerente do projeto tem que gerenciar estes resultados para entregar soluções satisfatórias.
Esta competência no comportamento do gerenciamento do projeto está intimamente ligada ao sucesso do projeto. O gerente do projeto não é pago pelo fato de trabalhar arduamente, nem pelos planos ou relatórios que ele apresenta, nem pelo fato de que todos trabalham com afinco. Ele é pago para obter os resultados do projeto. Para entregar os resultados exigidos pelas partes interessadas relevantes, o gerente do projeto deve avaliar o que os diferentes participantes do projeto gostariam de receber dele para si próprios. O gerente do projeto tem que gerenciar a mobilização e o desenvolvimento da equipe, levando em consideração as expectativas das partes interessadas.
Ações sugeridas
Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma orientação para resultados maior e mais efetiva. Por exemplo, definir os resultados (objetivos, produtos) do projeto esperados por todas as partes, de uma maneira clara e sem ambiguidades. Outra opção seria agrupar os resultados naqueles para os clientes, para a equipe do projeto, e para as partes interessadas.
Também é possível ser explícito com relação a quais expectativas da parte interessada não farão parte dos objetivos do projeto e quais resultados ou produtos serão entregues bem como determinar o caminho crítico para o projeto, comunicar isto a todas as partes, e obter a sua aceitação.
Outras opções são completar o plano do projeto, prestando atenção aos ganhos rápidos. Comunicar o plano e conseguir a sua aceitação; repetir estes passos durante o projeto para gerenciar os riscos, oportunidades, alterações, e expectativas; esforçar-se para obter aperfeiçoamentos contínuos, fornecendo um feedback sistemático às partes interessadas sobre o desempenho da equipe do projeto; comunicar os bons desempenhos e resultados do projeto às partes interessadas. Prestar uma atenção especial aos ganhos rápidos.
Por fim, comparar o desempenho do projeto e os resultados obtidos com os parâmetros acordados do projeto, além de documentar as lições aprendidas e implementar as alterações em futuros projetos ou fases do projeto.
Tópicos relacionados
Importante salientar que a orientação por resultados possui forte relação com outros tópicos como Aperfeiçoamento contínuo, Comunicação, Delegação, Eficiência, Empreendedorismo, Integração de aspectos sociais, técnicos, e ambientais, Gerenciamento das expectativas das partes interessadas e Gerenciamento dos riscos, alterações, e configurações.
Padrões Comportamentais
A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à orientação para resultados.
Comportamentos adequados | Comportamentos que requerem aperfeiçoamento |
Comporta-se como um empreendedor | Está meramente seguindo ordens |
Demonstra uma capacidade de fazer com que as coisas sejam feitas | Não consegue fazer com que as coisas sejam feitas |
Procura continuamente possíveis aperfeiçoamentos e desafia o status quo | Aceita constantemente as coisas da maneira como são. Não desafia o status quo |
Sempre procura soluções para os problemas, a fim de que o plano não precise ser alterado. | Não é criativo na descoberta de soluções para os problemas. Faz dos problemas uma mudança |
É motivado pelas oportunidades, sem ter aversão aos riscos. | Tem aversão a riscos e ignora as oportunidades |
Mantém um olho aberto a novos desenvolvimentos e oportunidades (por exemplo: novas tecnologias, mercados, concorrentes, e assim por diante) que afetem o projeto, e reage apropriadamente. | Mantém-se dentro dos limites aceitáveis e despreza novos desenvolvimentos e oportunidades relevantes e que afetam o projeto |
Gerencia ativamente as partes interessadas | Negligencia as partes interessadas |
Gerencia as expectativas de maneira aberta e adequada; entrega os produtos de acordo com as expectativas ou as excede. | Não é claro no gerenciamento das expectativas ou coloca as expectativas a um nível demasiadamente alto |
Mantém atenção nos detalhes, mas não à custa da visão global. | Não se atém a detalhes relevantes. Perde a visão maior |
Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à orientação por resultados
Considerações finais
Portanto, é preciso compartilhar informações de projeto com a Equipe de Projeto. As decisões do projeto precisam ser tomadas com base de informações bem entendidas e explicitadas na busca do sucesso do projeto.
Referências Bibliográficas:
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Sobre o Colunista:
Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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