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Estudo das falhas nos caminhões fora-de-estrada para mineração

Publicado em 02/02/2018

Pretende‐se neste artigo abordar aspectos teóricos sobre manutenção de equipamentos fora-de- estrada, principalmente identificar as possíveis falhas recorrentes aos caminhões fora-de- estrada utilizados na mineração, devida a aplicação desses equipamentos em ambientes severos e hostis, com isso definir conceitos de manutenções industriais, elaborar planos de pesquisas, levantar informações técnicas na manutenção destes caminhões fora-de- estrada, realizar visitas técnicas, identificando e estudando possíveis melhorias.

Leia o artigo completo, clique aqui.

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Sobre o Autores:

 Cláudio Neves. E-mail de contato: claudio.unibh@gmail.com 

 Igor Jordan. E-mail de contato: igor_jordan123@hotmail.com

 Marcelo Rezende, Estudante de engenharia mecânica, 23 anos, do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), conhecimentos pacote office, SolidWorks e AutoCad. E-mail de contato: marcelorezende07@hotmail.com

Ricardo Átila. E-mail de contato: ricardoatila_costa@outlook.com

Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBh ao Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Henrique Felippe Assunção disse:

    Concordo com o Giovani do Nascimento, não adianta uma manutenção eficaz respeitando o tempo de manutenção preventiva e preditiva se o operador do equipamento não for capacitado para trabalhar, principalmente na área de mineração.

  2. Pedro Vitor disse:

    O Artigo em foco apresenta, de forma detalhada um dos maiores vilões para as grandes empresas, a gestão da manutenção de seus ativos. No que se refere a mineração, a uma incidência significativa de equipamentos de grande porte, assim como aprofundado no artigo os caminhões fora-de-estrada. Por se tratar de um equipamento de transporte de carga a gestão de seu funcionamento deve ser constante e acompanhada diariamente, a aplicação do (PCM) é justamente uma forma de cercar as falhas e atuar nos pontos importantes. As falhas citadas no artigo são monitoradas através do método de manutenção preventiva, mas muitas delas não são diagnosticadas pelo sistema de monitoramento acoplado no caminhão. Como uma forma de melhoramento e também rastreabilidade, sugere-se a adoção de alguns sensores adicionais ao sistema de monitoramento de vibrações localizadas, mudança de torque, nível de carregamento, pressão dos pneus, temperatura e desgaste de freio e entre outros sensores, que são usados atualmente em veículos de passeio e que podem ser acoplados ao caminhão e acompanhando em tempo real com as informações da rede CAN cedidas ao computador de bordo, que deve ser sempre analisado pelo operador qualificado.

  3. Paulo Cesar disse:

    Concordo com o comentário do Giovani do Nascimento e da colocação do Cristian Simoes, uma vez que uma melhor programação e análise de manutenção infere diretamente em custos e lucro, tornando assim fundamental a manutenção de ativos num determinado segmento de indústria. O Giovani também relevou que parte das falhas nos caminhões de mineração está também relacionados a erros de operação e de produção e a importância do profissional de PCM que influem diretamente no resultado dos equipamentos, prolongando sua vida útil e diminuindo tempos de paradas, resultando em um melhor equilíbrio custo-benefício para a empresa.

  4. Thiago José Bertolim disse:

    Concordo com a abordagem feita pelo Giovanni Nascimento sobre o tema relacionado ao “Estudos das falhas nos caminhões fora de estrada para mineração, uma vez que, hoje em dia uma das principais buscas das empresas é o lucro, e os estudos das falhas que visa um maior e melhor aproveitamento e desempenho desses caminhões faz com que aumente o seu tempo de uso, e reduz a manutenção corretiva, buscando sempre a manutenção preventiva.

  5. Cristian Simoes disse:

    Concordo plenamente com nosso amigo Giovani do Nascimento, quando diz que o artigo aborda de maneira abrangente e eficaz todos os aspectos e importância da realização da manutenção em equipamentos de grande porte. Cada dia que passa o mercado se torna ainda mais competitivo, o que exige ainda mais que máquinas e equipamentos trabalhem com máxima potência e com menores tempos de paradas. O equilíbrio entre manutenção preventiva e corretiva é o responsável para minimizar o custo total das paradas, visto que em uma indústria alguns minutos de parada geram gastos exacerbados. Além disso, completando o comentário dele que o artigo não menciona a importância da qualificação do operador, vale ressaltar também que isso é um papel que vem da própria empresa, em investir em treinamentos, palestras, cursos e principalmente em incentivos, com planos de carreira definidos, para que os colaboradores adquirem cada dia mais um “sentimento de dono” pelo seu equipamento e auxiliem na observação de falhas.

  6. Pedro L disse:

    Concordo com o comentário feito pelo Giovani de nascimento , relacionado ao artigo de Estudo das falhas nos caminhões fora-de-estrada para mineração.Pois com este estudo de falhas mais aprofundado poderão estar aumentando o tempo de trabalho dos caminhões ,reduzindo assim o processo de manutenção corretiva e fazendo apenas manutenções preventivas no mesmo.

  7. _chrismenezes disse:

    d

  8. Giovani do Nascimento disse:

    O presente artigo busca apresentar, de forma abrangente, aspectos de manutenção preventiva e corretiva buscando melhoria e a otimização, através do PCM. Assim, fazendo com que a vida útil do equipamento se prolongue. E o tempo parado para manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, diminua aumentando o seu custo-benefício. No entanto, o mesmo não menciona a importância de um operador bem qualificado e treinado, pois, dessa forma evitaria a quebra do maquinário por erro de operação. Através de outro método de manutenção preventiva, como a análise de óleo e vibração, é possível evitar quebras significativas.

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