Publicado em 10/08/2016
RESUMO
Em 2002 foi introduzido pelo PMI no Exame de Certificação;
O objetivo é “assegurar integridade e profissionalismo, através da adoção de requisitos legais e padrões éticos, no sentido de proteger a comunidade e todos os stakeholders“.
INTRODUÇÃO
A conduta ética do gerente de projeto é muito importante. Os principais pontos são:
- Assegurar Integridade e Profissionalismo;
- Contribuir para o knowledge base do gerenciamento de projetos;
- Incrementar a competência individual;
- Balancear os interesses dos stakeholders;
- Interagir com a equipe e stakeholders com profissionalismo e cooperação.
DESENVOLVIMENTO
O que é Ética?
São normas e regras que orientam a conduta humana, porém estudar ética é estudar os tipos de julgamentos que fazemos sobre o que consideramos o certo ou errado, e esses julgamentos podem ser classificados de acordo com certa linha ética existente, ou seja, a ética é um instrumento que busca uma classificação, uma determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas ou valores adotados historicamente por uma sociedade.
A Questão da Ética – e Você
- Você acha que construir, divulgar um cronograma irreal pode ser considerado anti-ético?
- Vocês acha que começar um projeto sem um project charter ou uma descrição de escopo ou um plano completo pode ser considerado anti-ético?
- E um relatório de performance/status de acordo com o que seu chefe pediu e não com o status real do projeto?
A Questão da Ética – Ética nas Corporações
- As empresas jamais discutiram tanto o tema como nos dias de hoje;
- Responsabilidade social e ambiental, que inclui ética e cidadania, é um dos fatores determinantes do “valor” de uma empresa;
- A conduta ética agrega valores à empresa, na medida em que contribui para a consolidação da sua marca e fidelização de seus clientes.
A Questão da Ética – Responsabilidade Profissional
- A conduta profissional adotada por cada indivíduo no exercício de suas profissões, está intimamente relacionada ao bem-estar e segurança dos envolvidos
- No contexto de profissionalismo, o PMI aborda as responsabilidades de seus membros para com o próprio PMI, para consigo, para com a profissão e para com a empresa onde trabalha
Alguns focos de atenção da atuação profissional podem ser destacados:
- Recursos Humanos – discriminação, respeito a privacidade e informações pessoais;
- Conflitos de Interesse – compromisso de julgamento com objetividade, sem a prática de suborno e informação privilegiada;
- Confiança dos stakeholders – confidencialidade, confiança nas comunicações, produtos seguros;
- Uso dos recursos organizacionais – reputação, recursos financeiros;
Código de Ética e de Conduta Profissional para o PMI
- Entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2007.
- Unifica e substitui todos os códigos anteriores do PMI (Código de Ética e o Código de Conduta Profissional)
- 2004-2006 – Resultado de uma intensa participação de toda a comunidade global de Gerenciamento de projetos por meios de consultas, pesquisas, estudos, discussões de grupos de trabalho, análise de várias regiões do mundo
- Identificação de 4 Valores Fundamentais para guiar as decisões e ações: Responsabilidade, Respeito, Justiça e Honestidade.
Para cada seção do código de ética e conduta profissional inclui-se os padrões – desejáveis e mandatórios.
- Padrões desejáveis (aspirational). Conduta que nos esforçamos para manter como profissionais de gerenciamento de projetos, mas não são “mensuráveis) – não é opcional.
- Padrões mandatórios (mandatory). Estabelecem requisitos firmes, e em alguns casos, limitam ou proíbem certos comportamentos no exercício da profissão.
Responsabilidade.
É o nosso dever de assumir a propriedade pelas decisões que tomamos ou falhamos em tomar, pelas ações que praticamos ou deixamos de praticar e as conseqüências que daí possam resultar.
Respeito.
É nosso dever de mostrar alta consideração por nós mesmos, por outros e pelos recursos que nos são confiados tais como: pessoas, dinheiro, reputação, a segurança de terceiros, e os recursos naturais e ambientais.
Um ambiente de respeito abrange confiança, responsabilidade e a excelência de desempenho, incentivando a cooperação mútua – um ambiente onde a perspectiva e pontos de vista diferentes são encorajados e valorizados.
Justiça
É nosso dever de tomar decisões e agir imparcialmente e objetivamente. Nossa conduta deve ser isenta do envolvimento de interesses pessoais, preconceitos e favoritismo.
Honestidade
Honestidade é nosso dever de entender a verdade e em agir de maneira verdadeira em nossas comunicações e em nossa conduta.
Gerenciamento de Projetos e Ética
- Faça sempre a coisa certa (mesmo);
- Siga os processos estabelecidos;
- Aja sempre com ética e profissionalismo com todos os envolvidos;
- Resolva os conflitos de interesse;
- Reporte as violações;
- Negocie os problemas;
- Coloque sempre o projeto antes de seus interesses;
- Compartilhe as lições aprendidas;
- Aprimore suas competências.
REFERÊNCIAS
- Vázquez, A. S. Ética. 27ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 304p.
- PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMI publica o novo código de Ética: Code of Ethics and Professional Conduct. PMI Internacional, jan. 2007. Disponível em: <http://www.pmi.org.br>. Acesso em jul. 2007.
- SOTILLE, M. Novo Código de Ética do PMI – Português: Tradução Livre. Artigo, Rio Grande do Sul, p. 1-7, jan. 2007. Disponível em: < http://www.pmtech.com.br/artigos.html >. Acesso em: jul. 2007.
- FAGUNDES, E. M. A Ética em Gestão de Projetos. Blog, São Paulo, nov. 2006. Disponível em: <http://www.efagundes.com/blog/A_etica_na_gestao_de_projetos.htm>. Acesso em: jul. 2007.
- MENDES, S. P. A ética responsável do gestor de projetos. Negócios, dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: jul. 2007.
- VILELA, S. Ética e respeito mútuo é desenvolvimento humano. Plugbr – Prazer em fazer Blog e Saúde, nov. 2006. Disponível em:< http://www.plugbr.net/2006/11/27/etica-e-respeito-mutuo-e-desenvolvimento-humano >. Acesso em: jul. 2007.
Sobre o Colunista: Silas Serpa, Profissional com a carreira construída na área de Tecnologia da Informação, sendo mais de 20 anos de experiência atuando com gestão de projetos e portfólio, desenvolvimento de soluções, gestão de tecnologia e gestão de projetos e infraestrutura, para empresas de médio e grande porte, dentro e fora do país, dos segmentos de Varejo, Telecom, Setor Público, Mercado Financeiro, Transportes (rodoviário e metroviário) e Prestação de Serviços. Especialista como Gerente de Projetos e (PMO) Escritório de Projetos, alinhado com a Gestão Estratégica da Companhia (Portfólios), bem como na Implantação e/ou reestruturação de Escritórios de Projetos. Forte atuação como Scrum Master, focado na estruturação, liderança e aplicação/implementação dos métodos Ágeis em times de fábrica de software dentro das organizações. Habilidade de Negociação e Comunicação, Gestão de Conflitos e Gerenciamento de Crise. Palestrante eventual do PMI e docente em universidades, como FGV, (Gerenciamento de Projetos e Institucional PMI).
E-mail de contato: silasserpa@gmail.com
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