Publicado em 26/02/2024
A partir de agora, Rondônia dispõe de uma ferramenta inteligente para analisar, monitorar e fornecer informações sobre direções e possibilidades em apoio ao crescimento econômico e sustentável, oferecendo insights valiosos para os responsáveis pela formulação de políticas e facilitando a criação de um ambiente propício aos negócios. Com esse propósito, a Federação das Indústrias do Estado (FIERO) inaugurou nesta sexta-feira, 23, o Observatório da Indústria, um espaço dedicado ao setor produtivo local.
Segundo o presidente Marcelo Thomé, o Observatório da Indústria de Rondônia é uma ferramenta de auxílio aos empresários industriais do Estado, que irá compilar informações, elaborar relatórios e analisar as tendências de mercado e novas tecnologias. “Apoiar a indústria é uma das principais responsabilidades da FIERO, e esta ferramenta, integrada à rede de observatórios que está sendo estabelecida em todo o Brasil sob a liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI), será fundamental para impulsionar o desenvolvimento industrial do nosso Estado”, afirma.
Thomé reiterou que a FIERO estará disponível para fornecer suporte aos empresários em questões relacionadas ao mercado, investimentos e financiamentos, tanto para novos empreendimentos quanto para operações em curso. “Todos esses assuntos podem ser abordados de maneira estruturada em colaboração com a rede de observatórios. Ou seja, o empresário procura a FIERO, apresenta suas necessidades e nós elaboramos relatórios para auxiliá-lo na tomada de decisões”, acrescentou.
Márcio Guerra, gerente do Observatório Nacional da Indústria (ONI) da CNI, participou virtualmente e destacou as atividades da rede entre o ONI e outras federações, estabelecendo um banco de dados colaborativo. “Em Brasília, temos uma estrutura que funciona como um centro desse processo. Consolidamos todas as bases de dados e fornecemos acesso às federações, contribuindo para o desenvolvimento conjunto de inteligência. Em pouco mais de um ano de operação, o ONI já produziu uma variedade de produtos úteis tanto para as estratégias de nossas instituições (SESI, SENAI) quanto para os empresários”, enfatizou.
Por sua vez, o gerente do Observatório da Indústria do Ceará, Guilherme Muchale, explicou como o observatório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) opera, fornecendo suporte à indústria local há cinco anos. “Auxiliamos na configuração do Observatório de Rondônia, oferecendo orientação e compartilhando experiências para estruturar as informações necessárias de acordo com a realidade local, visando identificar e mitigar os riscos de investimento e otimizar seu impacto na economia regional”, observou.
O espaço físico do Observatório está equipado com tecnologia de ponta, incluindo um painel de LED composto por mais de 150 módulos interconectados, capaz de transmitir até quatro vídeos independentes e/ou simultâneos, além de sistemas de som de alta qualidade e servidores exclusivos para processamento de dados e informações.
FONTE: https://www.tudorondonia.com/noticias/fiero-inaugura-o-observatorio-da-industria,118961.shtml
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta