Publicado em 05/05/2020
Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Ferramentas Técnicas de Gestão de Projetos do palestrante Wladmir Araújo, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:
Como as pequenas e grandes empresas têm se comportado quanto a utilização dessas ferramentas?
Durante a pandemia que estamos passando, vários de meus clientes paralisaram seus projetos. Aproximadamente 20% deles já solicitou um cronograma de recuperação. Três quartos deles, são pequenas e médias empresas, preocupadas com o impacto dos atrasos dos cronogramas nos seus negócios. É necessário realizar o treinamento dos colaboradores? A maioria já sabe usar as ferramentas, no caso, o MS Project, ou o Primavera P6. O que tenho visto com frequência é a falta de um plano de risco, e de visão sobre um ponto de partida. A maior parte das empresas ainda trabalha um cronograma como uma simples lista de tarefas. E por causa disto, estão solicitando treinamentos em técnicas de recuperação, e tenho orientado a busca por melhores práticas e padrões, como as da AACE ou PMI.
Quais os principais resultados esperados pelos gestores, ao utilizarem essas ferramentas?
A maioria não tinha sequer uma visão do que poderia ocorrer no “pós pandemia”. Eles esperam conseguir manter prazos, e principalmente custos na retomada dos projetos.
Quais sãos a ferramentas técnicas mais usuais, elas são eficientes?
Tenho utilizado com sucesso, as melhores práticas, principalmente da AACE, a 29R-03 para analisar o cronograma atual, a 31R-03 para revisar e validar os custos, a 43R-08 par analisar riscos e determinar contingências, a 52R-06 para analisar o impacto nos prazos, e finalmente a 54R-07 para elaborar um cronograma de recuperação. As técnicas independem de software, mas a utilização (correta) de um, ajuda muito.
Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?
Como a maioria das empresas foi pega de surpresa, seus projetos foram duramente impactados, trazendo com as paralizações muita preocupação sobre a retomada deles, da manutenção dos prazos, custos, e principalmente para não serem novamente pegas de surpresa. As técnicas tem ajudado a vislumbrarem novos cenários, e possíveis soluções de contorno para evitar problemas no futuro.
Sobre o entrevistado:
Wladmir Araújo – Profissional experiente em projetos, e gestão. Atuação em vários setores da economia, com destaque para engenharia e tecnologia. Grande vivência com projetos ligados à TI, telecom, engenharia (industrial, mecânica, construção), mineração e óleo & gás. Email: wladmir_araujo@hotmail.com Linkedin: http://bit.ly/2CuWZkr
Editor Midias
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta