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Garantia da Qualidade diminui desperdícios

Publicado em 29/09/2013

Aristóteles já dizia a 350 a.c que excelência não é um ato, mas um hábito. Esse pensamento continua válido nos dias atuais, pois a qualidade é um processo que se inicia porém não tem mais fim e a excelência é um objetivo que deveria ser perseguido por todas as organizações, no entanto, quando se alcança uma meta devemos ter o objetivo de melhora-la ainda mais, pois quem para no tempo será apenas mais um na multidão.

Falar sobre qualidade nos empreendimentos ou em qualquer outro segmento mercadológico parece uma coisa óbvia, quem em sã consciência iniciaria suas atividades diárias pensando em fazer algo errado. Todo mundo quer acertar da primeira, acontece que na prática não é isso que acontece, na prática, nós erramos demais e porque isso acontece?

Isso acontece porque não criamos padrões de trabalho, principalmente nós latino-americanos, temos o hábito de fazer primeiro e depois ver se vai dar certo. Acontece que quando agimos assim aparece uma coisa terrível chamada “retrabalho”, infelizmente, no Brasil somos campeões nisso, retrabalhamos automóveis fabricados incorretamente, retrabalhamos edificações construídas com defeito, retrabalhamos estradas construídas fora de padrões, retrabalhamos serviços prestados de forma incorreta, resumindo retrabalhamos tudo o que você possa imaginar.

Então o que fazermos para reverter essa situação? Não existe mágica, o que precisamos é adotarmos padrões que garantam a qualidade dos resultados para os nossos clientes envolvendo todos os departamentos da empresa, todos são responsáveis pela qualidade dos resultados, somente assim atingiremos a excelência.

Outro conceito que devemos ter é o da melhoria continua, pois, tudo que é bom pode ser melhorado, esse conceito esta incorporado na norma NBR ISO 9001:2008, norma esta utilizada mundialmente como referencia em padronização de processos. Tenho vistos muitas empresas virarem o jogo da má qualidade após implantarem essa norma e obterem a certificação internacional.

Investir em qualidade é fundamental para a obtenção de sucesso nos negócios temos como referencia mundial o Japão, país que em menos de 60 anos se tornou uma potencia tecnológica, servindo como referencia mundial em qualidade, quem de nós não gostaria de ter um automóvel japonês, por exemplo?

Para se realizar um bom programa de qualidade é fundamental utilizar os chamados indicadores de desempenho, já dizia Lewis Carrol no livro “Alice no país das maravilhas”, “quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”.

Quando definimos metas para nosso negócio geramos uma motivação interna contra o desperdício, algo que é tão comum nas organizações. Metas bem definidas nos tiram da zona de conforto e nos “incomodam” de maneira positiva a alcançar os objetivos definidos pela organização. Transparência gera credibilidade.

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Os indicadores são indispensáveis para sabermos:

  • Em que ponto do caminho nós estamos.
  • Aonde queremos chegar.
  • Como podemos melhorar.
  • Como estão os resultados dos nossos esforços.
  • O que deve ser feito para atingirmos nossos objetivos.
  • Quanto falta para alcançarmos nossas metas.

Portanto para se obter um serviço de qualidade, diminuindo os desperdícios, é necessário que os integrantes da organização tenham uma grande preocupação com o atendimento aos clientes, saberem o que ele deseja ou necessita, todo o foco das organizações deve estar atrelado ao cliente. Isso tem que ser um esforço permanente das organizações, procurar superar expectativas, não tem mágica, temos que nos esforçar para atingir o máximo da satisfação de nossos clientes.

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Pense nisso, somente adotando práticas de garantia de qualidade é que vamos obter sucesso em tudo que fizermos tanto no mundo corporativo, quanto em nossa vida pessoal.

Sobre o Colunista:

Mário Lucio F. Paiva, é consultor especialista em gestão empresarial, com mais d 15 anos de experiência, Auditor Líder nas normas ISO 9001 e ISO 14001, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão da Excelência nas Organizações pelas faculdades Pedro Leopoldo. Professor nas Faculdades UNI-BH, UNA e Pitágoras. Consultor credenciado junto a FIEMG e Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Diretor da TNQ CONSULTORIA (www.tnq.com.br).

E-mail de contato: contato@tnq.com.br

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